Bahia

CANSANÇÃO HOMENAGEIA O VAQUEIRO COM MONUMENTO DE IOLANDA DRESCHERS

Estátua em praça pública do personagem mais importante do Sertão
Tasso Franco ,  Salvador | 07/04/2025 às 17:53
Uma belissima obra em Cansanção
Foto: DIV
    A cidade de Cansanção no sertão da Bahia instalou em praça pública da Boate uma estátua monumento em hopmenagem ao vaqueiro dentro do projeto Espaço Cultural Iolanda Damascenop Dreschers, criação de sua arte como artistica plástica, gestão da Prefeita Vilma Rosa de Oliveira Gomes e vice prefeito Rodrigo Ferreira.

   Iolanda (Iola), uma incansável abnegada de Cansação - os ipês que existem na praça ela que plantou (no total foram 6.000 mudas plantadas na cidade - manifestou gratidão a Suiteberg, Deca e Bolinha e aos servidores da Prefeitura.  Também disse ser grata "a Deus que me dá mãos que constroem, plantam e regram, coração que ama a terra em que nasceu e não se deixa abater pela adversidade".

   E corretissima está Iolanda pois se existe uma personagem representativo do sertão da Bahia e do Nordeste do Brasil é o vaqueiro e seu companheiro de desbravamento, o boi. Ambos, um tocando o outro, um cantando o outro, um convivendo com o outro, cortou as estradas das boiadas, abriu rancharias e povoados e que hoje são cidades como Cansanção, Eudlcies da Cunha, Tucano, Serrinha.

   E se na atualidade, Cansanção é o que, com suas palmeiras e o amor da Iolanda, com sua pujança e sendo administrada por uma mulher, tudo isso se deve ao boi e ao vaqueiro. Depois é que vieram os outros - os ferreiros, alfaiates, carpinas, pedreiros, professores, médicos, etc, construindo casa a casa, muro a muro, porteiras que vão se expandndo e estão repletas de velhos e jovens, no ciclo da vida que não para. (TF)