Acontece em toda a Bahia a celebração de Ramos
Tasso Franco , Salvador |
13/04/2025 às 12:49
A celebração em Conquista
Foto: Blog do Anderson
A igreja Católica abriu, nesse domingo, 13, com o “Domingo de Ramos e da Paixão”, a Semana Santa – momento tradicional do calendário católico que antecede a Páscoa. A data marca a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. Neste ano, a celebração segue a narrativa da Paixão segundo o Evangelho de São Lucas (Lc 23, 1-49), conforme informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Os ramos levados pelos fiéis significam um reconhecimento de “Jesus como o Messias de Israel, prometido por Deus”. A igreja também orienta os fiés guardar o ramo levado na procissão deste domingo, num lugar visível durante todo o ano, para recordar o compromisso de seguir o Cristo num caminho de humildade e despojamento.
A celebração também é reconhecida por outras denominações cristãs. De acordo com a tradição católica, o Domingo de Ramos, também chamado de Domingo da Paixão do Senhor, é celebrado desde o século IV em Jerusalém.
A data relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando foi recebido com mantos e ramos espalhados pelo caminho, gesto de acolhimento e reverência.
VÁRRIAS CIDADES
No centro de Salvador, a praça do Campo Grande foi o ponto de encontro iéis, que se reuniram a partir das 7h para rezar o Terço e se preparar para a bênção de Ramos.
O cardeal Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, realizou, às 7h30, a cerimônia de bênção, que marca o início das celebrações do dia. Logo após, o público seguirá para a tradicional procissão que atravessa a cidade, levando os fiéis da praça do Campo Grande até a Praça Municipal. Durante o trajeto, os participantes, com ramos nas mãos, serão acompanhados por carros de som que animarão o percurso.
A procissão do Domingo de Ramos não é apenas um momento de fé, mas também de forte expressão de religiosidade e cultura, reunindo pessoas de diferentes idades e origens para um momento de união. A chegada à Praça Municipal, onde será celebrada a missa campal, encerra as cerimônias com uma celebração religiosa com grande público. O evento atrai, todos os anos, um público expressivo, e espera-se que, novamente, Salvador receba milhares de pessoas de várias partes da cidade e até de outros estados.
Além das celebrações religiosas, o Domingo de Ramos em Salvador também é marcado por uma ação social: a Coleta Nacional da Solidariedade. Realizada anualmente, a iniciativa tem como objetivo estimular a prática da caridade e do amor ao próximo, com foco na fraternidade e na promoção da dignidade humana.
A ação faz parte da Campanha da Fraternidade (CF) e busca arrecadar fundos para ações de solidariedade e projetos de apoio aos mais necessitados. Todo o dinheiro arrecadado na Coleta Nacional será fruto das renúncias pessoais dos fiéis ao longo da Quaresma, período de reflexão e penitência. De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a iniciativa é uma maneira de vivenciar o processo de conversão e de apoio concreto a quem precisa.
A arrecadação será dividida entre dois fundos: 60% dos recursos ficarão na própria diocese e serão geridos pelo Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), para apoiar projetos locais. Os outros 40% serão destinados ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que financia iniciativas em todo o Brasil, com foco no combate à pobreza e na promoção da justiça social. A CNBB destaca que esses recursos têm um impacto direto na melhoria das condições de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade social.
CONQUISTA
Em Vitória da Conquista, a celebração teve início com a procissão e a Bênção dos Ramos na Praça Barão do Rio Branco, seguida da Santa Missa presidida pelo arcebispo metropolitano dom Vítor Agnaldo de Menezes na Catedral Nossa Senhora das Vitórias.
Ao meio-dia acontece nova celebração eucarística, e às 18h30min será realizada a Bênção dos Ramos na Alameda Dom Celso José, seguida de procissão até a Catedral, encerrando a programação deste dia de fé e devoção.
COITÉ
Em Conceição do Coité, a comunidade católica se reuniu às 07h na Praça da Bibilia, bairro Rua Nova, onde aconteceu a benção dos ramos pelo padre Oldack Filho, em seguida saiu em procissão até o Ginásio de Esportes, onde aconteceu a celebração da missa. Nova celebração irá acontecer logo mais a noite, 19h30 na Igreja Matriz.
Em Salvador, o tempo chuvoso não atrapaljou as manifestações dos fieis.