Com informações do Calila Noticias
Da Redação , Salvador |
22/04/2025 às 11:15
A família Nenenzinho
Foto: Raimundoo Mascarenhas
O município de Valente, localizado no território do sisal, celebrou na última segunda-feira, 21 de abril, o centenário de vida de João José de Oliveira, carinhosamente conhecido como “Nenenzinho”, figura marcante na história política, econômica e social da cidade.
As comemorações começaram pela manhã com uma missa em ação de graças na Igreja Matriz, reunindo familiares, amigos, autoridades e membros da comunidade local. A cerimônia religiosa foi marcada por emoção, gratidão pela vida de Nenenzinho e pesar pela morte do líder maior da Igreja Católica, o Papa Francisco.
A celebração foi presidida pelo padre Gugu e a igreja ficou completamente lotada por familiares e amigos de Valente e de cidades vizinhas. Nenenzinho permaneceu em local de destaque ao lado de sua inseparável esposa, Dona Mariá Cedraz de Oliveira, com quem compartilha uma longa história de amor e companheirismo. Na primeira fila estavam seus filhos: Aroldo Cedraz de Oliveira, Zenóbio, Gildo, Eduardo, Maria José e Zélia.
Aroldo, filho mais velho do casal, é Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e bastante conhecido por sua trajetória como deputado federal por vários mandatos, além de ex-secretário da Indústria e Comércio do Estado da Bahia. Em seu discurso, Aroldo expressou a alegria pela celebração dos 100 anos de seu pai, mas também lamentou, em nome da comunidade católica valentense, a perda do Papa Francisco.
“Lembramos do trabalho realizado pelo pontífice em favor dos cristãos de todo o mundo. Em um mundo cheio de guerras, ele deixa um legado de humildade e compromisso com a paz. Deus saberá cuidar de forma muito especial da sua alma e do seu legado”, afirmou Cedraz.
Emocionado, Aroldo também falou sobre a trajetória de seu pai, nascido em Valente, onde viveu de forma simples, enfrentando momentos de fome, desnutrição e falta de assistência. Mesmo assim, nunca se deixou abater. “A cada receita manipulada, a cada gesto solidário, ele refletia o amor de Cristo pelos doentes. Sua capacidade de sonhar foi decisiva para abrir novos horizontes que impulsionaram o desenvolvimento de Valente. Fundou a primeira farmácia, implantou postos de combustíveis, comércio de peças e eletrodomésticos, investiu na agricultura do sisal, na gestão de recursos hídricos e na criação de animais de elite, sendo reconhecido nacionalmente”, completou.
Zenóbio Cedraz também usou o microfone para agradecer a presença de todos na celebração. Destacou que seu pai é um homem diferenciado, “enviado por Deus há um século”. Com visão estratégica nos negócios, sempre manteve padrão de qualidade em tudo o que fez. Fez questão de ler uma longa lista com realizações de Nenenzinho: cantor, escritor, poeta, seresteiro e oficial de farmácia. Embora tenha exercido dois mandatos como prefeito de Valente e atuado como vereador no então distrito representado na Câmara de Conceição do Coité, Zenóbio pontuou que a carreira política foi apenas uma entre as diversas funções exercidas com excelência.