Bahia

MARAGOGIPINHO CELEBRA A FORÇA DO ARTESANATO FEMININO

De 14 a 16 de novembro, o evento destaca a importância das mulheres artesãs na preservação da tradição ceramista do Recôncavo Baiano
Mariany Jesus , Salvador | 07/11/2025 às 18:38
Maragogipinho celebra a Força do Artesanato Feminino no III Festival da Cerâmica
Foto: Divulgação

O distrito de Maragogipinho, localizado em Aratuípe (BA), será palco da terceira edição do Festival da Cerâmica, que este ano traz o tema ”A Força da Mulher no Artesanato de Maragogipinho”. De 14 a 16 de novembro, o evento celebra a rica tradição ceramista da região, com ênfase no papel fundamental das mulheres artesãs na preservação e inovação desta arte secular, considerada um dos maiores patrimônios culturais do Recôncavo Baiano.

O destaque do festival será a Baiana, uma peça emblemática que une a cultura afro-brasileira às técnicas tradicionais de cerâmica. Inspirada nas formas das baianas e nas técnicas ancestrais de modelagem, a Baiana simboliza a resistência, a criatividade e a força das mulheres artesãs de Maragogipinho.

Os visitantes poderão explorar quatro circuitos culturais que percorrem as principais localidades de Maragogipinho, proporcionando uma imersão nas olarias centenárias e nas histórias dos mestres e mestras ceramistas. Entre as referências locais, destaca-se Dona Dadá, uma das pioneiras da cerâmica na região, cuja trajetória inspira novas gerações de artesãs. Esses circuitos oferecem uma experiência única, conectando os visitantes às raízes culturais e à história viva do artesanato local.

”O Festival da Cerâmica de Maragogipinho é muito mais que um evento cultural: é a valorização do trabalho, da criatividade e da tradição das mulheres artesãs do Recôncavo Baiano. Cada peça produzida aqui carrega a história de gerações e a identidade de um povo que faz da cerâmica um verdadeiro patrimônio vivo. Apoiar e fortalecer esse artesanato é reconhecer a importância econômica, social e cultural dessas comunidades,” afirmou o secretário da Setre, Augusto Vasconcelos.

O coordenador de fomento ao Artesanato da Bahia, Weslen Moreira, reforça a relevância do evento:

”O terceiro Festival da Cerâmica de Maragogipinho se consolida como um dos mais importantes do Estado, fortalecendo toda a cadeia produtiva do artesanato local. Maragogipinho é reconhecido como o maior centro ceramista da América Latina e mantém viva, há quase 300 anos, uma tradição que atravessa gerações. O festival é uma oportunidade única para o público conhecer esse território criativo e adquirir peças originais, produzidas por mestres e mestras do barro. Esse saber-fazer ancestral, que hoje está em processo de reconhecimento como patrimônio cultural, representa a força e a identidade do Recôncavo Baiano.”

Além do distrito, que abriga aproximadamente 150 olarias, muitas abertas à visitação do público, o festival contará com uma programação diversificada. Haverá a Feira do Artesanato da Bahia, com 40 estandes de exposição e venda de peças artesanais, desde utilitários a obras de arte decorativas, oferecendo ótimas oportunidades para adquirir produtos originais. A programação inclui ainda atrações musicais e uma feira gastronômica com pratos típicos da culinária baiana.

O Festival da Cerâmica é realizado pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), em parceria com a prefeitura de Aratuípe e o Turismo da Bahia. Com execução do  Instituto Convida, Instituto Curupira e o Instituto Brasileiro do Desenvolvimento do Esporte e Cultura (IBDE).

Programação: 

Dia 14/11 (sexta-feira)

  • 10h às 20h – Feira de Artesanato
  • 14h às 16h – Abertura oficial e entrega de certificados
  • 14h às 00h – Feira Gastronômica
  • 17h às 20h – Apresentações culturais
  • 20h às 00hOlodum

Dia 15/11 (sábado)

  • 10h às 20h – Feira de Artesanato
  • 10h30 às 11h / 15h às 15h30 – Visita guiada e experiência imersiva nas olarias
  • 14h às 00h – Feira Gastronômica
  • 16h30 – Desfile cultural
  • 17h às 20h – Apresentações culturais
  • 20h às 00h – Atração musical (a ser divulgada)

Dia 16/11 (domingo)

  • 10h às 18h – Feira de Artesanato
  • 10h30 às 11h / 15h às 15h30 – Visita guiada e experiência imersiva nas olarias
  • 14h às 00h – Feira Gastronômica
  • 16h às 22hJorge Vercillo

Observação: A programação está sujeita a alterações.