Cultura

O FOGO DE DEUS QUE ENCANTA SERRINHA NA CAMINHADA DE CRISTO PARA MORTE

Procissão do Fogaréu a mais importante do Estado na semana santa numa cidade que poderia ser a Nova Jerusalém da Bahia (Dados básicos do Calila Noticias)
Tasso Franco ,  Salvador | 18/04/2025 às 20:17
A Procissão do Fogaréu
Foto: Raimundo Mascarenhas
  A noite da última quinta-feira Santa, dia 17, foi marcada por emoção e fé em Serrinha, na região sisaleira da Bahia. A Paróquia da Catedral de Senhora Sant'ana promoveu a missa do Lava Pés, que teve início às 19h, seguida da quase centenária Procissão do Fogaréu, reunindo milhares de pessoas.

   A celebração litúrgica, presidida pelo bispo Dom Helio Pereira, relembra o gesto de humildade de Jesus ao lavar os pés de seus discípulos, lotou a catedral e suas imediações. O governador do estado da Bahia Jerônimo Rodrigues chegou ainda cedo na igreja, acompanhado do secretário de turismo Maurício Bacellar, de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso que é serrinhense, prefeito de Serrinha Cyro Novais (MDB), ex-prefeito Adriano Lima, deputados estaduais Marcinho Oliveira (União Brasil) e Laerte do Vando (PSC), além de outras autoridades políticas.

Logo após a missa, a multidão se reuniu em frente a catedral onde assistiu a primeira parte da encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo, apresentada por um grupo teatral, em seguida deu início a procissão pelas ruas: Emiliano Santiago, Manoel Chileno, Joaquim Hortélio, Mariano Ribeiro, Praça Luiz Nogueira, Rua Antônio Rodrigues Nogueira, Rodovia BA 411 sentido Barrocas até o acesso à Colina de Santana, trajeto de aproximadamente 4km.

durante este percurso aconteceu encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo Com tochas acesas e cânticos que evocam o momento da prisão de Cristo, os fiéis caminharam em silêncio e oração, revivendo simbolicamente o percurso dos soldados romanos. A Procissão tem maior destaque quando entra na parte sem iluminação após deixar a BA no sentido Colina de Santana.

O local, que oferece uma vista panorâmica da cidade, foi tomado por uma multidão que se reuniu para o momento final da cerimônia, marcado por reflexões, orações e a representação simbólica da prisão de Jesus em nova encenação que aconteceu no palco montado na Colina. A atmosfera de fé e reverência emocionou os participantes.

A organização da paróquia avaliou positivamente a participação da comunidade e ressaltou o esforço coletivo para garantir a segurança e o bom andamento de toda a programação. A tradição da Procissão do Fogaréu em Serrinha continua viva, atraindo fiéis de todas as idades e reafirmando sua relevância histórica e espiritual no cenário baiano, já que o ato penitencial é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia desde 2019.