A Feira Artística Feminista honra o cuidado e afeto entre as diversas maternidades nos dias 3 e 4 de maio, no Goethe-Institut Salvador
Tasso Franco , Salvador |
25/04/2025 às 14:46
Goethe Institut no Corredor da Vitória
Foto:
Com o tema “Uma mãe leva a outra”, o BaZá RoZê mais uma vez levanta a necessidade de olharmos com atenção para a diversidade existente entre as mães e de como as diferenças entre elas podem ser acolhidas pelo sentimento de cuidado e sororidade presente entre as mulheres. Essa campanha que celebra o Dia das Mães faz parte do Maio RoZê, no Goethe-Institut Salvador (Corredor da Vitória), nos dias 3 e 4.05, das 14h às 20h, com entrada gratuita e traz a participação de expositoras/es de moda, artes visuais, literatura, acessórios e biojoias artesanais, brinquedos educativos, gastronomia a bate-papo literário e sobre saúde mental materna, além de oficinas: tecnologia, inovação, reciclagem e criatividade-, e atividades de yoga, circo, flash tattoo, feira de adoção de gatinhos e música com os shows das cantoras Juliana Ribeiro (sáb/18h) e Ana Paula Albuquerque e Maria Albuquerque (dom, 18h).
Para Brenda Medeiros, jornalista, produtora cultural e idealizadora do projeto RoZê, a ideia de uma mãe levar a outra vai além de um convite para ir em algum lugar. "Uma mãe levar outra mãe” significa, segundo ela, seguir juntas com coragem, liberdade e sonhos para ocupar a vida que vai além do maternar... “é levar pra ser quem ela quiser ser podendo ouvi-la com seus desejos, é poder ajudar a pensar em levar pra seguir em frente com suas ideias sejas novas ou antigas, é levar pra poder acolher, descansar e tentar buscar a sanidade diante de tantas tarefas que a rotina impõe”.
Ao longo de quase 7 anos de RoZê, muitas histórias vêm sendo tecidas entre diferentes mulheres de várias idades, desde 20 a mais de 60 anos. O espaço que funciona além de feira, é uma rede, uma espécie de coletivo com mulheres sendo mães umas das outras, independente de terem parido filhos e filhas. Nessa convivência conjunta que faz o RoZê acontecer ficou muito evidente que tanto irmãs, amigas, primas, tias, dindas, avós e vizinhas são mães, pois tem o potencial de cuidar e serem cuidadas umas pelas outras gerando maior autonomia, transformação pessoal, troca de saberes e vivências sobre o universo feminino.
Um dos objetivos do ROZÊ é atrair a população de Salvador para conhecer melhor a cidade, descobrindo espaços históricos para se divertir e aprender mais sobre o lugar onde se mora ao lado de toda a família e amigos/as. Aliado a esses motivos também existe a preocupação em oferecer lugares seguros, confortáveis e acessíveis para os visitantes da feira, ao mesmo tempo, que proporciona geração de renda e lazer aos diversos artesãs/ãos, sem esquecer a força do empoderamento e o protagonismo feminino do projeto, possibilitando a oportunidade de ocupação literária, gastronômica, cultural e afetiva.
A programação cultural do Maio RoZê foi pensada para atrair um público diverso de todas as idades. No sábado, as atrações estão divididas entre a Oficina de Brinquedos de Circo" com a Palhaça Kuia, (14h às 17h); Feira de Adoção de Gatinhos (14h às 18h); Flash Tattoo (14h às 20h); Projeto Portas Abertas do Goethe (14h às 18h) e o bate-papo com vivência corporal sobre saúde mental materna e autocuidado mediada pela psicóloga Yunna Bamberg (15h30). O fechamento fica por conta do show da cantora Juliana Ribeiro com a participação dos músicos Estevam Dantas, Codó Lima e Thiago Ramalho (18h). Já no domingo, quem abre as atividades são as oficinas do Projeto Portas Abertas do Goethe (14h) e a Flash Tattoo (14h às 20h); Em seguida inicia a roda de conversa sobre literatura com mediação da jornalista e escritora Fernanda Carvalho; Para crianças de todas as idades acontece a apresentação do excêntrico palhaço Milo Peligro (16h). O evento encerra com a apresentação das cantoras Ana Paula Albuquerque e Maria numa homenagem à Elis Regina (18h).
ROZÊ COM PORTAS ABERTAS DO GOETHE- INSTITUT
O BaZá RoZê está de volta ao Goethe Institut - SSA, com o Projeto Portas Abertas que oferece Oficinas de Realidade Virtual e Jogos Tecnológicos. O Goethe é considerado um equipamento cultural que promove o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo, com uma rede de 151 unidades em 98 países de todos os continentes. Na capital baiana, o instituto funciona, desde 1962, e também se destina ao aprendizado da cidadania com colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, inovação e tecnologia, fortalecendo interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério sul a partir da presença de artistas de todo o mundo.
HISTÓRICO ROZÊ
Fundado na Casa Rosada dos Barris (2018), o RoZê já realizou ocupações em museus e instituições culturais - Palacete das Artes, MAC - BA (Museu de Arte Contemporânea da Bahia), MAM - BA (Museu de Arte Moderna da Bahia), Aliança Francesa de Salvador, Goethe-Institut SSA, Biblioteca Central da Bahia. Participou também do Verão da OSBA - Orquestra Sinfônica da Bahia, Casa Ninja Bahia,Virada Sustentável SSA e dos Festivais: Sangue Novo, Radioca, Novíssimos Labs, além de ter promovido festivais próprios na Casa Rosa e na Casa Pia de São Joaquim.
PROGRAMAÇÃO 03 e 04 de maio/ 14H ÀS 20H/ GOETHE – SSA/ ENTRADA GRATUITA
SÁBADO
- OFICINA DE BRINQUEDOS DE CIRCO COM PALHAÇA KUIA/ 14H ÀS 17H
- OFICINAS GOETHE – PORTAS ABERTAS/ 14H ÀS 18H
- OFICINA: RECICLAGEM COM PRODUTOS PET/ 15H
- FLASH TATTO/ 14H ÀS 20H
- FEIRA DE ADOÇÃO DE GATINHOS/14H ÀS 18H
- BATE-PAPO SOBRE SAÚDE MENTAL MATERNA/15H30
- SHOW JULIANA RIBEIRO E BANDA/ 18H
DOMINGO
- OFICINAS GOETHE – PORTAS ABERTAS/ 14H ÀS 18H
- FLASH TATTO/ 14H ÀS 20H
- OFICINA: RECICLAGEM COM PRODUTOS PET/ 15H
- BATE-PAPO SOBRE LITERATURA FEMININA/15H30
- CIRCO COM PALHAÇO MILO PELIGRO/16H
- SHOW ANA PAULA E MARIA ALBUQUERQUE/ 18H