Ela cantou vários carnavais na Varande Elétrica de Gil
Tasso Franco , Salvador |
21/07/2025 às 09:01
Preta no Carnaval de Salvador
Foto: Jefferson Peixoto
A cantora Preta Gil viveu os últimos momentos na Bahia, antes de viajar para os Estados Unidos, como quem se despedia do lugar que a abraçou desde a infância. Nascida no Rio de Janeiro, a artista, que morreu neste domingo (20), tinha uma forte ligação com o estado – terra natal de seu pai, Gilberto Gil.
Filho de Ituaçu, na Chapada Diamantina, Gil foi adotado pelos soteropolitanos, que estenderam o carinho a todos os filhos dele, principalmente Preta, que sempre falou sobre a importância da Bahia na formação dela, em todos os aspectos da vida.
Entre os momentos que marcaram a despedida de Preta Gil e a primeira capital do país, está o banho de mar que ela finalmente pôde tomar, com autorização médica, após meses longe da praia, uma das paixões da cantora
Quatro meses depois, ela morreu em Nova York, nos Estados Unidos, onde fazia um tratamento experimental contra o câncer. Preta Gil estava prestes a retornar ao Brasil, mas passou mal e não resistiu.
A informação foi compartilhada em um comunicado divulgado por Gilberto Gil, que afirmou ainda que a família está organizado a repatriação do corpo da filha. Ainda não há previsão para a chegada no país.
Foliã apaixonada pelo Carnaval, Preta Gil não escondeu a emoção ao voltar a curtir a festa em Salvador. Em uma postagem feita nas redes sociais, ela se declarou para a festa e para os foliões, que foram até a varanda do camarote Expresso 2222, em frente ao Farol da Barra, para prestar homenagens à artista.
Além dos fãs, a cantora recebeu carinho de outros artistas, como Ivete Sangalo, Ludmilla e Márcio Victor, da banda Psirico. Eles fizeram questão de exaltar o carinho por Preta na passagem pelo espaço que pertence à família Gil.
"Só Deus sabe como sonhei e lutei pra estar aqui!!! Carnaval de Salvador, com todo seu axé, magia e poder!!! Tô aqui pra receber minha dose de cura que vem de vocês!", escreveu em uma rede social.
Sempre vaidosa, Preta chamou atenção também pelos looks usados. Um vestido vermelho, uma roupa branca em homenagem ao bloco Cortejo Afro e um vestido de oncinha, bem decotado, que exibia a cicatriz de uma das cirurgias que ela fez em meio ao tratamento.
Após curtir o Carnaval, na Quarta-feira de Cinzas, a cantora emocionou o país ao compartilhar com seguidores nas redes sociais que tomou banho na Baía de Todos-os-Santos.
Em tratamento contra o câncer, Preta revelou que teve liberação médica para ir à praia e dar um mergulho rápido, após meses distante do mar, devido aos cuidados com a saúde.
Com um maiô estampado e a bolsa de colostomia presa na perna esquerda, Preta estava na companhia de amigos, da neta, Sol de Maria, e da irmã, Bela Gil, que também celebrou o momento nas redes sociais.