O espaço reúne documentos, fotos e materiais históricos que resgatam a importância de Maria Odília não apenas como médica
Da Redação , Salvador |
28/07/2025 às 12:03
Memorial Maria Odilia
Foto: SMS
A Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS) abriu suas portas no último domingo (27), das 9h às 17h, para visitação ao Memorial Maria Odília Teixeira, em uma ação que integrou a programação do Circuito das Mulheres Negras em Movimento, promovido pela Prefeitura de Salvador.
O memorial, instalado na sede da ESPS, homenageia a trajetória da médica baiana Maria Odília Teixeira, a primeira mulher negra a se formar em medicina no Brasil, cuja atuação se destacou pelo compromisso com a saúde pública e os direitos das populações mais vulneráveis. O espaço reúne documentos, fotos e materiais históricos que resgatam a importância de Maria Odília não apenas como médica, mas como símbolo de resistência e inspiração na luta antirracista e na valorização da mulher negra na saúde.
A iniciativa reforça o compromisso da instituição com o fortalecimento da memória, da história e da identidade das mulheres negras na construção do SUS e das políticas públicas de saúde em Salvador. “É uma honra abrir a Escola de Saúde Pública para ações que ampliam o acesso à história e ao legado de figuras como Maria Odília. O memorial é um espaço de aprendizado, pertencimento e reconhecimento da potência das mulheres negras na saúde. A iniciativa de integrar o Circuito das Mulheres Negras em Movimento reafirma nosso papel enquanto espaço formador e transformador”, destacou Diêgo Edington, gerente executivo da ESPS.
A visitação ao Memorial Maria Odília permanece disponível de terça a sexta-feira,das 10h às 17h, para estudantes, pesquisadores e o público em geral, através no site https://esps.saude.salvador.ba.gov.br/marcar-horario/. Para visitas em grupo, é necessário agendar pelo e-mail
[email protected], indicando instituição, data, horário e número de pessoas.