Wagner Moura é baiano de Salvador onde começou a carreira como jornalista e depois ator (Com Globo.com e Golden Globs)
Tasso Franco , Salvador |
12/01/2026 às 09:11
Wagner Moura premiado como melhor ator
Foto: Golden Globes
"O Agente Secreto" levou dois dos três prêmios a que foi indicado na cerimônia do Globo de Ouro 2026, deste domingo (11). Esta é a primeira vez na história que o Brasil vence dois prêmios em uma mesma edição do Globo de Ouro.
Em 1999, quando "Central do Brasil" foi indicado às categorias de melhor filme em língua não-inglesa e melhor atriz em filme dramático (Fernanda Montenegro), levou somente a primeira.
Já em 2025, "Ainda Estou Aqui" foi indicado a duas categorias, mas venceu só em melhor atriz em filme dramático (Fernanda Torres).
Neste ano, "O Agente Secreto" chegou ao Globo de Ouro com três indicações e venceu melhor ator (Wagner Moura) e melhor filme em língua não-inglesa. Já na categoria de melhor filme dramático, perdeu para "Hamnet: A vida antes de Hamlet".
Ambientado nos anos 1970, "O Agente Secreto" conta a história de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que volta para o Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar.
No discurso, o brasileiro agradeceu especialmente ao diretor Kleber Mendonça Filho e falou sobre a mensagem de "O Agente Secreto".
Wagner concorria com Joel Edgerton ("Sonhos de trem"), Oscar Isaac ("Frankenstein"), Dwayne Johnson ("Coração de lutador: The Smashing Machine"), Michael B. Jordan ("Pecadores") e Jeremy Allen White ("Springsteen: Salve-me do desconhecido").
"É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis", disse.
"O agente secreto é um filme sobre memória, a falta dela e o trauma geracional. Eu acho que, se traumas podem ser passados por gerações, valores também podem", disse Wagner Moura no discurso de vitória do prêmio. O ator finalizou o agradecimento em português: "Para todo mundo no Brasil, assistindo isso agora, viva a cultura brasileira!".
O Globo de Ouro é considerado um dos termômetros para o Oscar. O evento costuma ditar tendências quanto a possíveis indicados e vencedores da temporada. No ano passado, a atriz Fernanda Torres recebeu o prêmio de Melhor Atriz pelo papel em Ainda Estou Aqui, longa que foi indicado como Melhor Filme em Língua Estrangeira.
Após o filme O agente secreto ganhar o Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa na noite deste domingo (11/1) no Globo de Ouro 2026, o diretor Kleber Mendonça subiu ao palco do evento para agradecer. A mensagem do cineasta falou sobre o futuro do cinema e o "momento" vivido pelo Brasil e pelos Estados Unidos.
"Eu dedico esse filme a jovens cineastas. Esse é um momento histórico muito importante para se fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Jovens cineastas americanos, façam filmes!", declarou. Mendonça também agradeceu a diversos nomes envolvidos na produção do longa metragem.
A trajetória internacional de O Agente Secreto começou em maio de 2025, quando o longa conquistou dois prêmios, melhor ator para Wagner Moura e melhor direção para Kleber Mendonça Filho. Desde então, o filme tem ganhado mais reconhecimento e integra a lista de melhores filmes do ano entre críticos de veículos consagrados como a revista The New Yorker e Hollywood Reporter.