Vide
Os mais de 104 mil eleitores de Jequié já contam com seu próprio Fórum Eleitoral, o que significa maior comodidade e melhores condições de trabalho para os funcionários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) que atuam no município.
Às vésperas de encerrar seu biênio como vice-presidente do TRE, o desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra aproveitou a inauguração para proferir algumas palavras de despedida. "Estou deixando a casa no próximo dia 24 e tenho a sensação de ter cumprido o meu dever. Sinto que passei pela Justiça Eleitoral e deixei uma marca, uma vez que as inaugurações continuarão até que todo o interior da Bahia possa contar com um Fórum Eleitoral", afirmou.
Para o procurador regional eleitoral, Cláudio Gusmão, o vice - presidente realizou um trabalho louvável. "Sabemos como é difícil a arrecadação de recursos para construção de prédios públicos, o que só é possível com muito esforço e determinação, qualidades que não faltaram ao desembargador, à desembargadora Lícia de Castro Laranjeira Carvalho, presidente do Tribunal e a toda equipe que administra a casa", ressaltou.
Os esforços também foram reconhecidos pelo juiz federal Evandro Reimão dos Reis. "Sinto-me muito tranqüilo em saber que a Justiça Eleitoral ocupa acomodações de qualidade, despojadas de qualquer luxo, pois assim deve ser a casa da cidadania: simples e confortável", disse.
TODA A BAHIA
O diretor-geral do TRE, Raimundo Campos Vieira, aproveitou a cerimônia para reiterar a importância da construção de Fóruns Eleitorais em todas as cidades de grande porte do estado. "Se depender da administração da Justiça Eleitoral e do nosso empenho, muito em breve toda a Bahia receberá construções como esta, que fazem com que o processo eleitoral transcorra com mais celeridade", declarou.
Se a satisfação é grande para o TRE da Bahia, o mesmo vale para os representantes locais. Na opinião da juíza eleitoral da 22ª Zona, Gelzi Maria Souza Matos, a iniciativa apresenta um avanço considerável para a Justiça Eleitoral e para a sociedade como um todo. Idéia compartilhada pela juíza eleitoral da 23ª Zona, Maria Lúcia Cardoso, que, bastante emocionada, considera a instalação de fóruns no interior fundamental para o fortalecimento da democracia. "São mais subsídios da Justiça Eleitoral para garantir o cumprimento das leis e avaliar a lisura do processo eleitoral", concorda.
O prefeito da cidade, Ronaldo Pereira, agradeceu e elogiou. "Antes de vir para cá, tive o trabalho de colocar uma gotinha de mel na boca, para que eu só proferisse palavras doces em relação aos feitos da Justiça Eleitoral. Se todos pensassem desta forma, a vida seria mais fácil, e a educação e cordialidade fariam parte do dia-a-dia de todos", finalizou, emocionado.
Jequié é a sétima cidade do interior baiano contemplada com um fórum exclusivamente voltado para as atividades da Justiça Eleitoral. O prédio, dotado de amplas e confortáveis instalações, possui 23 ambientes, tem mais de 773 metros quadrados de área construída e está situado na Avenida Perimetral, nº 3, no bairro de Jequiezinho.