Direito

DESEMBARGADOR PAULO FURTADO DEIXA STJ E RETORNA PARA ATUAR NO TJ-BA

veja
| 17/08/2010 às 18:27
Desembargador Paulo Furtado de volta ao TJ/BA
Foto:
 O desembargador Paulo Furtado participou pela última vez, na terça-feira (10), da sessão de julgamento da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Com a posse dos ministros Paulo de Tarso Sanseverino e Maria Isabel Galloti, que escolheram integrar a Segunda Seção, o desembargador teria que ser transferido para a Terceira Seção, referente à análise de matérias penais.

"Sou processualista, então resolvi retornar às minhas atividades de origem e continuar atuando nesta área, no Tribunal de Justiça da Bahia", disse o desembargador Paulo Furtado que, desde 30 de janeiro de 2009, atuava como ministro convocado do STJ.

Elogiado pelos seus pares, Paulo Furtado foi o quarto desembargador a ser convocado para atuar no STJ - nas vagas que ficam em aberto, nos períodos entre a aposentadoria dos ministros e a indicação de novos nomes para o Tribunal.

Desde que começou a atuar como ministro, no julgamento de recursos especiais e agravos de instrumento, até o último dia 10, o desembargador foi responsável por 25.479 feitos distribuídos e 19.781 julgados no Tribunal.

Paulo Roberto Bastos Furtado diplomou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Católica do Salvador (Ucsal) em 1968; fez pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior e Mestrado em Direito. Ingressou na magistratura como desembargador, em 1982, na vaga reservada ao quinto constitucional destinado aos advogados.
Texto: Redação - Foto: Nei Pinto/Ascom-TJBA