vide
Secom , Salvador |
09/07/2015 às 00:40
Encenação teatral
Foto: DIV
O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), deu início hoje (8), ao Julho Azul, série de atividades voltadas ao esclarecimento e combate ao tráfico humano na Bahia. Parte da campanha internacional Coração Azul, iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o lançamento contou com a presença do padrinho da campanha na Bahia, o cantor Tatau, do secretário da SJDHDS, Geraldo Reis, além de representantes de outras secretarias de estado, como a SPM, SETRE, SEPROMI e SERIN.
Também participaram do evento, o Ministério Público, o Ministério Público do Trabalho, o Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Polícia Militar, o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente da Bahia (Cedeca), as comissões da Assembléia Legislativa de Direitos Humanos, de Promoção da Igualdade e de Direitos da Mulher, além dos agentes comunitários de direitos humanos.
“O coração azul simboliza o engajamento das autoridades, dos artistas, das entidades não governamentais e de toda a sociedade contra o tráfico de pessoas, que está muitas vezes associado à exploração sexual, ao trabalho análogo ao escravo, à adoção ilegal e ao tráfico de órgãos. Não é um crime qualquer. Em pleno século XXI, nós ainda não conseguimos abolir os reflexos da escravidão, ainda convivemos com essa prática bárbara. A sociedade civil tem que se manifestar à altura”, disse o secretário de Justiça, conclamando
todos a participarem das atividades da campanha neste mês. A programação pode ser acessada por meio da fanpage da secretaria no Facebook: Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. Na rede, o usuário pode, ainda, “vestir” o seu avatar com o coração azul.
Dois artistas baianos apadrinham a campanha, sendo Ivete Sangalo a madrinha nacional e Tatau o padrinho da mobilização estadual. “Com muito prazer, com muito orgulho, abraço mais uma vez essa campanha. Na verdade, eu represento um pouco de cada artista. Aqui temos a figura de Tatau e de Ivete, mas pode ter certeza que tem um pouco de Carlinhos Brow, de Durval, de Bel, do Saulo e de tantos outros grandes artistas dessa Bahia. Eu acho que é o momento de abraçar, denunciar e esclarecer à sociedade sobre tudo isso que acontece”, disse Tatau na abertura do evento, na sede do Ministério Público do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.