Direito

OAB QUER CELERIDADE DA SSP PARA APURAR ASSASSINATO DA DRA GAL, IPIAU

Com Giro Ipiau e OAB seccional Bahia
Da Redação ,  Salvador | 24/02/2025 às 14:51
Gal Barbosa, advogada criminalista foi assassinada a tiros em Ipiaú
Foto: Redes Sociais
   Foi morta a tiros na madrugada desta segunda-feira (24), a advogada criminalista Maria das Graças Barbosa, conhecida como Dra Gal. Por volta das 02h40, vizinhos da residência da vítima na Rua Francisco José de Souza, bairro Aparecida, ouviram disparos de arma de fogo e muitos latidos de cães, cuidados pela advogada.

Conforme as informações preliminares apuradas pelo GIRO no local, a casa da Dra Gal foi invadida, ela chegou a sair do imóvel na tentativa de fugir, mas foi alcançada e executada ao lado de um carro numa residência vizinha. A advogada não resistiu e morreu no local. Próximo ao corpo foram encontradas capsulas de pistola .380 e de fuzil calibre 7,62. A Polícia Militar foi acionada e isolou a área do crime até a chegada do Departamento de Polícia Técnica. A Polícia Civil iniciou a investigação para apurar a autoria e motivação da execução.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Bahia lamentou o caso e disse que solicitará à Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) celeridade na apuração do crime, assim como designará um representante para acompanhar as investigações.

NOTAS DA OAB BAHIA E IPIAU

OAB-BA e OAB Ipiaú lamentam morte da advogada Maria das Graças Barbosa e cobram apuração do crime
Seccional pedirá celeridade à SSP-BA nas investigações do assassinato e nomeará representante para acompanhar caso

A OAB Bahia manifesta profundo pesar e indignação pela morte da advogada Maria das Graças Barbosa, conhecida como Dra. Gal, brutalmente assassinada na madrugada desta segunda-feira (24), no município de Ipiaú. 

Segundo informações veiculadas pela imprensa, criminosos invadiram a residência da advogada, localizada na Rua Francisco José de Souza, no bairro Aparecida. Na tentativa de escapar, ela saiu do imóvel, mas foi alcançada e executada ao lado de um carro, na casa de um vizinho. 

O caso está sendo acompanhado pelo presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-BA, Victor Gurgel, que já o encaminhou à Procuradoria Jurídica e de Prerrogativas da Seccional para as devidas providências.

A OAB Bahia solicitará à Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) celeridade na apuração do crime e designará um representante para acompanhar as investigações. O presidente da OAB Ipiaú, Paulo César Júnior, também está acompanhando o caso desde cedo.

“Lamentamos a morte da nossa colega e repudiamos este crime bárbaro contra a advocacia. A OAB Bahia cobrará uma apuração profunda e rápida deste assassinato, para que seja feita justiça, e os responsáveis sejam punidos na forma da lei. A Ordem acompanhará diligentemente as investigações", destacou a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges.