Nova decisão do juiz diz que não ha riscos e pode ser utilizada
Tasso Franco , Salvador |
28/02/2025 às 13:20
Passarela já pode ser utilizada
Foto: BJÁ
A noticia foi divulgada pela TV Bahia agorinha: a Justiça decide reconsiderar a proibição e libera a passarela entre o Morro Ipitanga e o camarote Glamou no Circuito Barra-Ondina, altura do Centro Espanhol.
A estrutura havia sido interditada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia (IAB-BA), que alegava a ausência de licenciamento adequado e riscos estruturais. A Salvador Produções Artísticas e Entretenimentos, responsável pelo camarote, apresentou documentos atualizados, incluindo laudos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), do Corpo de Bombeiros e um alvará emitido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), atestando a segurança da estrutura.
Na nova decisão, o juiz Adriano Augusto Gomes Borges considerou que os documentos anexados comprovam a regularidade da passarela, afastando os argumentos do IAB-BA. Ele destacou que a manutenção da interdição causaria um prejuízo desproporcional ao evento, que já está em andamento.
Durante a vistoria de ontem, os engenheiros do MPBA avaliaram em uma inspeção visual que não há problemas graves de segurança apresentados. Entretanto, o Ministério Público se manifestará baseado nos pareceres que serão emitidos pela Sedur, o Crea e o Corpo de Bombeiros que deverão encaminhar ao MPBA, toda a documentação técnica necessária sobre a estrutura da passarela.
Um dos principais pontos discutidos foi a circulação de pessoas na passarela de acesso ao camarote. Para evitar riscos estruturais e garantir a fluidez do trânsito no local, a Sedur se comprometeu a monitorar o cumprimento do limite de 100 pessoas simultaneamente na passarela. Além disso, a fiscalização visa evitar aglomerações ou permanência de pessoas paradas na estrutura.