Trump diz que sua estratégia está dando certo e a era de ouro chegou
Tasso Franco , Salvador |
11/04/2025 às 18:02
Delegações da China e da Espanha reunidos
Foto: Xinhua/Li Xiang
Beijing, 11 abr (Xinhua) -- Não há vencedor em uma guerra tarifária, e ir contra o mundo só resultará em autoisolamento, disse o presidente chinês, Xi Jinping, ao se reunir com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, em Beijing na sexta-feira.
Xi disse que, nos últimos mais de 70 anos, a China alcançou o desenvolvimento através de autossuficiência e luta árdua, nunca dependendo da misericórdia dos outros e ainda menos temendo qualquer repressão irracional.
Ele acrescentou que, não importa como o mundo externo mude, a China permanecerá confiante e concentrada em fazer bem seus próprios assuntos.
Observando que tanto a China quanto a União Europeia (UE) são as principais economias do mundo e firmes defensores da globalização econômica e do livre comércio, Xi disse que os dois lados formaram uma estreita relação de simbiose econômica, com sua produção econômica combinada excedendo um terço do total mundial.
Ele pediu que a China e a UE cumpram suas responsabilidades internacionais, trabalhem juntas para proteger a globalização econômica e o ambiente de comércio internacional e resistam juntos ao bullying unilateral.
Isso não apenas salvaguarda os direitos e interesses legítimos da China e UE, mas também serve para manter a equidade e a justiça dentro da comunidade internacional, ao mesmo tempo que defende as regras e a ordem internacionais, disse Xi.
Sánchez disse que a China é uma parceira importante da UE e que a Espanha sempre apoiou o desenvolvimento estável das relações UE-China.
Observando que a UE está comprometida com o comércio aberto e livre, defende o multilateralismo e se opõe a aumentos unilaterais de tarifas, Sánchez disse que não há vencedor em uma guerra comercial.
Diante da situação internacional complexa e desafiadora, a Espanha e a UE estão dispostas a fortalecer a comunicação e a coordenação com a China para manter a ordem comercial internacional, enfrentar os desafios, incluindo as mudanças climáticas e a pobreza, e salvaguardar os interesses comuns da comunid
THE GUARDIAN
Donald Trump insistiu que sua guerra comercial com grande parte do mundo estava "indo muito bem", apesar dos crescentes temores de recessão e com Pequim reagindo e novamente elevando as tarifas sobre as exportações dos EUA para a China.
Enquanto o presidente dos EUA afirmava que sua estratégia tarifária agressiva estava "avançando rapidamente", uma pesquisa econômica acompanhada de perto revelou que as expectativas do consumidor americano para o crescimento dos preços atingiram o maior nível em quatro décadas.
A Casa Branca afirma, no entanto, que a economia dos EUA está à beira de uma "era de ouro" e que dezenas de países – agora enfrentando uma tarifa americana de 10% depois que Trump arquivou os planos de impor taxas mais altas até julho – estão se esforçando para fechar acordos.
"Os telefones não param de tocar para fechar acordos", disse a secretária de imprensa, Karoline Leavitt, a repórteres na sexta-feira.
O governo chinês elevou as tarifas chinesas sobre produtos americanos para 125% na sexta-feira – o mais recente golpe em sua crescente disputa comercial com Washington – e acusou Trump de "intimidação e coerção unilaterais".
"Mesmo que os EUA continuem a impor tarifas ainda mais altas, isso não terá mais significado econômico e entrará para a história da economia mundial como uma piada", afirmou o Ministério das Finanças chinês.
Um operador observa seus monitores
O que são títulos e por que eles assustaram Donald Trump?
Leia mais
Poucos investidores estavam rindo. Os títulos do governo americano – normalmente vistos como um dos ativos financeiros mais seguros do mundo – continuaram a ser vendidos e estavam a caminho de sua maior perda semanal desde 2019. O dólar também caiu em relação a uma cesta de moedas e em relação ao euro e à libra.
Os principais índices de ações pararam para respirar na sexta-feira, após dias de negociações tórridas. O FTSE 100 subiu 0,6% em Londres. O S&P 500 subiu 1,8% e o índice industrial Dow Jones avançou 1,6% em Nova York.
O S&P 500 encerrou uma semana extraordinariamente volátil para os mercados, com alta de 5,7%, seu maior ganho semanal desde novembro de 2023.
"Estamos indo muito bem com nossa POLÍTICA TARIFÁRIA", escreveu Trump em sua plataforma Truth Social. "Muito empolgante para os Estados Unidos e para o mundo!!! Está avançando rapidamente. DJT."