Evento marcou a abertura oficial do Salvador Capital Afro e transformou o Pelourinho em uma grande passarela de beleza, música e ancestralidade
DUO , Salvador |
02/11/2025 às 11:09
Desfile foi realizado no Terreiro de Jesus
Foto: Leo Braga
O Pelourinho viveu um sábado de celebração do Afro Fashion Day 2025, no último sábado (1º). A iniciativa reuniu cerca de 4 mil pessoas na Praça Terreiro de Jesus. Em sua 11ª edição, o evento — considerado o maior de moda negra do Brasil — celebrou a diversidade e a criatividade da moda baiana com uma programação gratuita que marcou a abertura oficial do Salvador Capital Afro, iniciativa que abre as comemorações do Mês da Consciência Negra na cidade.
Com o tema “Beleza”, o desfile começou às 19h e levou à passarela 78 modelos e 45 marcas de moda da Bahia. Foram três blocos temáticos: Raiz, Expressão e Espelho. A curadoria de moda foi assinada por Fagner Bispo, com direção de beleza de Dino Neto e Roma Aragão e trilha sonora do DJ Telefunksoul, presente no evento desde sua primeira edição. O público vibrou a cada entrada, transformando o Terreiro de Jesus em um grande palco de celebração à estética afro-brasileira.
A abertura do desfile foi marcada pelo Ilê Aiyê, em parceria com a Neoenergia Coelba, levou para a passarela de 75 metros cinco Deusas do Ébano, além de seus percussionistas. No segundo bloco, o cantor Felupz fez uma performance inédita, unindo música, dança e moda — e arrancando gritos do público.
O encerramento foi apoteótico, com a apresentação de Rachel Reis, que interpretou faixas do novo disco Divina Casca. A artista baiana foi convidada pela Avon, marca de beleza oficial do evento. “Estou aqui como cantora, mas também como espectadora. Estou muito feliz”, declarou a artista antes de subir na passarela.
Durante todo o dia, o público também pôde visitar a Feira da Sé, que reuniu 24 marcas e projetos de afroempreendedorismo em barracas com moda, acessórios, artesanato, gastronomia e beleza. Nomes como NegraLu, Ziê, OMI + Marargila, Rua dos Orixás, Um Rabisco à Toa, Vistosa, Candances Moda Afro, Mirinha Leal Criações, Uka Acessórios e Tá Bom Pra Você integraram o espaço, que também contou com ações do Ilê Aiyê e o bazar beneficente Juntos pelo Bem.
A programação foi complementada por oficinas gratuitas de croqui de moda, amarração de turbante e tranças afro, que atraíram participantes de todas as idades. “Mais do que um desfile, o Afro Fashion Day é uma celebração de identidade, pertencimento e poder criativo, que transforma a moda em um instrumento de transformação social”, destacou Luciana Gomes, gerente Comercial e de Marketing do CORREIO, idealizador do projeto.
Criado em 2015, o Afro Fashion Day já reuniu mais de 100 mil participantes e 2 mil profissionais em suas edições, consolidando-se como uma plataforma de valorização da cultura afro-brasileira e de fomento à economia criativa.
O Afro Fashion Day 2025 é uma realização do jornal Correio com patrocínio da Avon, Bracell e da Neonergia Coelba, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e Sebrae e apoio da Claro, Salvador Bahia Airport, Shopping Barra, Sotero Ambiental e Wilson Sons e parceria com a Melissa.