Esporte

FIFA DÁ RECADO DO BRASIL E A COPA 2014: QUEREMOS ATOS E NÃO LERO-LERO

vide
| 30/03/2012 às 12:19
Joseph Blatter, presidente da Fifa diz que é hora do Brasil agir
Foto: Tolga Bozoglu - Folha Press
  ZURIQUE- O presidente da Fifa, Joseph Blatter, foi duro com o Brasil na manhã desta sexta-feira ao afirmar que é hora do Brasil agir para preparar-se para a Copa-2014. Sua fala está no contexto da irritação da entidade com os atrasos nas obras de estádios, aeroportos e infraestrutura no Mundial. 

   "Convidamos o Brasil a continuar o desenvolvimento do que eles começaram [Copa]. Pelo menos votaram a lei no Congresso. A bola está no campo deles agora para jogar. Queremos atos e não mais só palavras", afirmou o dirigente.


  Sua resposta foi após uma pergunta ao secretário-geral Jérôme Valcke sobre suas declarações de que o país deveria levar "um chute no traseiro" para acelerar as obras. Blatter não permitiu que ele respondesse e falou sobre o assunto.


   Ele afirmou que Valcke já pediu desculpas pela declaração e entende que este caso está encerrado com as autoridades brasileiras. "Situação encerrada", disse ele, que confirmou que Valcke continua a ser o encarregado da Fifa para o Mundial. 

  GOVERNADOR EM ZURIQUE

O governador Jaques Wagner viaja na noite desta sexta-feira (30) para Zurique, na Suíça, retornando na quarta-feira (4) pela manhã. Wagner se reunirá, acompanhado do secretário de Comunicação Social do Estado, Robinson Almeida, com os dirigentes da Fifa na próxima segunda e terça-feira para tratar de assuntos ligados à Copa do Mundo de 2014 e à Copa das Confederações de 2013. A expectativa do governo baiano é que o ritmo avançado da construção da Arena Fonte Nova confirme a inclusão da Bahia na Copa das Confederações, que será realizada em junho do próximo ano.

As obras da Arena Fonte Nova estão sendo realizadas dentro do cronograma previsto e o conjunto físico do estádio será concluído até dezembro deste ano. O avanço físico da obra segue em torno dos 55%. Na fase atual, estão sendo executados os serviços de montagem da superestrutura da arena (pré-moldada e moldada), com a colocação de pilares, vigas e lajes, com 85% do concreto armado pronto.

Em maio, está prevista a instalação da estrutura metálica da cobertura, e em julho será iniciada a fase de acabamento. A partir de outubro, será a vez da instalação dos assentos e a instalação do campo de futebol.