Esporte

LIBERTADORES: BAHIA EMPATA COM BOSTON RIVER E DECIDE VAGA NA FONTE

ZedeJesusBarrêto comenta que foi um bom resultado no Uruguai jogando no Estádio Centenário
ZedeJesusBarreto , Salvador | 06/03/2025 às 23:50
Boston River 0x0 bahia
Foto: BR

  Como resultado, nada mal o empate sem gols em Montevideu, pois basta ao Bahia vencer na Fonte Nova, no jogo de volta, mas... que joguinho infame no péssimo gramado do histórico estádio Centenário! Chutões, trombadas, passes errados, raros lances de área, zero de criatividade. O Bahia teve mais a bola, jogou mais no campo adversário mas pouco chutou; o Boston só tentou dificultar, defendeu-se com bravura e também pouco atacou. Um baba, ruim de ver, atuação opaca do Tricolor.  

**

Em Montevideu

- Estádio Centenário, palco histórico da primeira Copa do Mundo, em 1930, relvado enxuto, arquibancadas quase vazias, público bem abaixo da capacidade total (de 50 mil). Primeiro confronto entre as equipes, que decide vaga na fase seguinte, de grupos, da Libertadores. O jogo de volta, na Fonte Nova, na próxima quinta.

- O time uruguaio de camisetas nas cores vermelho e verde; O Bahia com seu uniforme um, camisas, calções e meiões brancos.  

*
Com bola rolando ...

- Um começo nervoso, a bola queimando nos pés dos atletas, muitos chutões e trombadas. Aos poucos o Tricolor foi aquietando, pondo a bola no chão, embora parecesse estranhar o piso, meio mastigado, irregular. Até os 15 min nada aconteceu.

Os uruguaios só marcavam, mal ultrapassaram a linha do meio de campo. Um Bahia meio burocrático, tímido, cauteloso em demasia, sem explorar as laterais, sem velocidade.

- Primeira boa chegada numa boa arrancada e o chute de Jean Lucas, aos 26’, boa defesa de Antuñez. Aos 43’, primeira chegada do Boston, Juba evitou a finalização. Uma primeira etapa murrinha.

O Bahia teve a bola, volume de jogo e um domínio estéril; atuação sem brilho, sem ousadia, pouca objetividade. Os jogadores estranharam o gramado, erraram muitos passes, com dificuldades até no domínio de bola. Uma atuação bem abaixo do que se esperava. O time da casa, limitado, só se defendeu. Joguinho ruim de ver.

 Segunda etapa - Os uruguaios retornaram com suas linhas mais avançadas, animados, arriscando. Aos 50’, o Boston fez um gol, numa bola alçada, o goleiro Marcos Felipe saiu muito mal, ainda bem que o VAR flagrou um impedimento, aos 7 minutos. O Bahia parece que não voltou a campo, apagado.

- Aos 15’, Ceni decidiu mexer, lançando Gilberto e William Xavie, saíram Gabriel Xavier e Pulga. Aos 20’, o treinador Jadson Vieira trocou os dois atacantes altos, querendo mais. O Bahia tinha a bola, mas sem conseguir penetrar.  Aos 28’, Everton Ribeiro alçou uma falta, Lucho testou pra fora.  Aos 30’, Ceni trocou Everton e Juba por Cauly e Borduchi. Aos 35, saiu Ademir, entrou M Araújo.

  O tempo passava e nada acontecia de diferente, um baba. Aos 43’, Cauly levantou uma falta da intermediária, Lucho pegou a sobra e girou chutando, por cima. Pobre futebol.  

  Nenhum destaque individual e, muito menos, coletivo.

*

Ficha técnica

- O Boston River do treinador brasileiro Jadson Vieira: Antuñez, Fredy Martinez, Gomez, Bortegarray e Acosta; Vera, Barcia, Chiappini e Lopez; Adamo e Amado (Anello, Gonzales, Silva, Perez) .

- O Bahia do técnico Rogério Ceni : M Felipe, Gabriel Xavier (Gilberto), Kanu, Ramos Mingo, Juba (Borduchi); Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro (Cauly); Ademir (Michel Araujo), Lucho Rodriquez e Pulga (William José).

- Arbitragem de Juan Gabriel Benitez, paraguaio.

*

Baianão

 

- O Bahia volta a jogar no domingo, definindo uma das semifinais do Baianão, contra o Jacuipense, no Joia da Princesa, em Feira de Santana. O Jacupa venceu (2 x 1) na Fonte Nova. O Tricolor, se quiser ir para a final, decidir o título, precisa vencer com dois gols de diferença.

 A outra semifinal, que define o confronto que decide o título, acontece no sábado, no Barradão: Vitória x Atlético Alagoinhas. O leão goleou (4x 0) no primeiro embate e praticamente está na final. Briga pelo bicampeonato.

 

**

Seleção convocada

 

- Dorival Jr divulgou os 23 jogadores que vestirão a camisa amarelinha da seleção nos  jogos pelas Eliminatórias da Copa 2026, contra a Colômbia e Argentina, as duas melhores equipes da América do Sul no momento.

A grande novidade é a volta de Neymar, hoje no Santos, aos 32 anos, já recuperado das lesões que o deixaram de fora da seleção por mais de um ano. Eis a relação:

 

- Goleiros: Alisson, Ederson e Bento

- Laterais: Danilo, Wesley, Arana e Vanderson

- Zagueiros: Marquinhos, Murillo, Gabriel Magalhães e Ortiz

- Meio-campistas: André, Bruno Guimarães, Joelinton, Gerson, Mateus Cunha, Neymar - Atacantes: Rodrygo, Raphinha, Vini Jr, Estevão, Savinho e João Pedro.

 

Muito do mesmo.

 

**

Outros jogos pelo Nordestão:

 Ceará 1 x 0 América Natal; Sampaio Corrêa 0 x 1 Náutico; Juazeirense 2 x 2 CSA.