Vitória deixa a parte de baixo da tabela e vai enfrentar o Fluminense no Maracanã
ZedeJesusBarreto , Salvador |
16/04/2025 às 23:39
Vitória 2x1 Fortaleza
Foto: Vicotr Ferreira
Deu o Leão baiano, 2 x 1. O rubro-negro voltou a vencer, depois de sete jogos, fez seus primeiros três pontos no Brasileirão e, melhor ainda, jogou bem, voltou a se impor no Barradão diante de sua torcida. Quer mais? Faz tempo que o Vitória não sabe o que é perder para o Fortaleza, nem lá nem cá, uma freguesia. E, pra loucura do torcedor fanático, com quatro pontos ganhos ultrapassa o rival Bahia na tabela de classificação – o Tricolor joga ainda na rodada contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte, mas está dormindo na zona de rebaixamento, com três pontos em três empates.
**
No Barradão
- Noite alta de quarta-feira da Semana Santa, sem chuvas, arquibancadas com público meeiro mas vibrante. Duelo de leões nordestinos pela 4ª rodada; o rubro-negro baiano em busca de seu primeiro triunfo na competição, o ‘lions’ tricolor cearense querendo quebrar um tabu de não vencer no Barradão.
- O Vitória com seu uniforme 2, todo de branco, com detalhes em vermelho&preto; o Fortaleza com sua camiseta tri-colorida em listras horizontais, calções azuis.
*
Com bola rolando ...
- A primeira boa chegada foi do Fortaleza, aos 11 min: Mancuso cruzou da linha de fundo, lado direito de ataque e Lucero testou na pequena área para primeira boa defesa de Lucas Arcanjo, no reflexo. O Rubro-negro respondeu dois minutos depois com dois chutes de Mosquito, já na área inimiga, travados pela defesa cearense.
- O Fortaleza evoluindo mais na troca de passes, bola no chão, cadenciando, e o Vitória com bolas mais esticadas, tentando explorar a velocidade dos atacantes. Bem equilibrado.
- Aos 29’, bom chute de Mateuzinho, de longa distância, João Ricardo rebateu de ‘manchete’ (jogada de vôlei). Aos 31’, o Lions entrou tramando pelo meio e Martinez bateu firme, buscando o ângulo, grande defesa de Lucas Arcanjo, voando e espalmando a escanteio.
- Gol! 1 x 0 Vitória, Janderson, de cabeça, escorando na linha da pequena área, pela esquerda, um cruzamento largo de Erick, da direita. A useira bola alçada, bem ensaiada.
- Aos 45’, boa cabeçada de David Luiz, numa bola levantada da direita, pra fora.
Uma primeira etapa parelha. O tricolor cearense com mais posse de bola, trocando passes curtos, em ritmo lento de bolero, e o Leão baiano marcando forte, na correria ofensiva; achou o gol, mais uma vez na jogada ensaiada de escanteio, bola levantada, o grandalhão Janderson subiu sem marcação e testou firme, 1 x 0. Boa vantagem. Permite que o Vitória jogue na segunda etapa como mais gosta, com todos atrás da linha da bola, pegando duro, sem dar espaços e explorando os contragolpes em velocidade.
Segunda etapa – Deyverson no lugar de Marinho, a mudança no time cearense.
- Gol! 1 x 1 Fortaleza, logo aos 3 minutos. Troca de passes e cruzamento lardo da direita, D Barbosa pegou livre nas costas de Claudinho, entrou de cara e não perdoou, empatando a partida no recomeço.
- Aos 6’, após um escanteio ensaiado, Claudinho bateu cruzado, da direita, a bola cruzou a pequena área cearense, com perigo. Aos 8’, após bom passe de Mateuzinho, Mosquito finalizou... nas mãos do goleiro. Aos 12’, Claudinho arriscou, novamente J Ricardo.
- Olhe o VAR! Aos 14, Deyverson acerta a trave de Lucas Arcanjo e na volta, Lucero manda para as redes, mas... o bandeira deu impedimento. O VAR anulou o gol cearense, posição irregular do atacante.
- O técnico Carpini faz duas substituições e o Leão baiano foi pra cima empurrado pela galera. Aos 17’, em boa trama pelo miolo, Mateuzinho ficou de cara mas perdeu o gol, prevaleceu o bom goleiro J Ricardo. A torcida inflama. Aos 19’, Mancuso tentou pela direita, chutou fora do alvo.
- Um jogo bem mais aberto, franco e com mais intensidade na segunda etapa, lá e cá. Aos 23’, após uma falta de Baralhas, bola cruzada da esquerda, cabeçada, paasou na pequena área baiana, com perigo.
- Gol! 2 x 1 Vitória, Mateuzinho, aos 28’. Cruzamento da esquerda, a defesa cearense plantada, o baixinho pegou de canhota, de prima e acertou o canto, por baixo, desempatando. A torcida foi à loucura!
- O Vitória fechou-se inteiro, correndo muito, marcando, disputando cada bola, na garra, fazendo falta, travando, defendendo-se aos chutões, ganhando tempo. O Fortaleza adiantou as linhas, mas naquele totó lento, facilitando a marcação do adversário. Aos 39’, defesaça de Lucas Arcanjo, evitando gol na cabeçada de Deyverson.
*
Destaques
- Como sempre, o goleiro Lucas Arcanjo, uma garantia atrás, grandes defesas. A garra de Baralhas e Janderson, o autor do gol. A velocidade de Jamerson. A boa técnica de Mateuzinho, voltando à sua boa forma, comandando as ações ofensivas da equipe.
Um Fortaleza lento, parecendo desmotivado, sem ganas, sem aquele futebol vistoso de um, dois anos atrás;
*
Ficha técnica
- O Vitória escalado por Carpini: Lucas Arcanjo, Claudinho, Halter, Ze Marcos e Jamerson; Ryller, Baralhas e Mateuzinho; Mosquito, Janderson e Érick. (Fabri, Pepê, Ronald, Osvaldo, Edu)
- O Fortaleza de Vodjvoda: João Ricardo, Huscevic, David Luiz, Mancha; Mancuso, Rosetto, Pol (Calebe), Martinez, Diogo Barbosa; Marinho (Deyverson), Lucero. (Pikachu,, Zé Welisson, Kelvin)
- No apito, Raphael Claus/ SP-FIFA.
*
Pela rodada 5, o Vitória enfrenta o Fluminense, no Rio.
*
Outros jogos de quarta-feira
- Botafogo 2 x 2 São Paulo; Mirassol 4 x 1 Grêmio; Sport Recife 0 x 1 RB Bragantino;
Corínthians 0 x 2 Fluminense; Internacional 0 x 1 Palmeiras; Flamengo 6 x 0 Juventude
Santos 2 x 0 Atlético Mineiro.
- Na noite de quinta-feira, dia 17, às 21h30, Cruzeiro x Bahia, no Mineirão. O Tricolor baiano com dois desfalques significativos: o atacante Lucho Rodrigues (cansaço muscular) e o zagueiro Kanu, com lesão grave na panturrilha e tendão de Aquiles.
**
Champions League
- Com os resultados de quarta-feira (Real Madrid 1 x 2 Arsenal; Internazionale de Milão
2 x 2 Bayern Munique) estão definidas as semifinais, briga de cachorro grande:
Barcelona x Inter de Milão; PSG/Paris Saint Germain x Arsenal da Inglaterra.