Esporte

BAHIA QUEBRA TABU CONTRA PALMEIRAS 0X1; VITÓRIA EMPATA COM GRÊMIO 1X1

Um resultado espetacular para o Bahia quebrando um tabu e vencendo o Palmeiras no Alianza, em SP
ZedeJesusBarreto ,  Salvador | 27/04/2025 às 22:22
Palmeiras 0x1 Bahia
Foto: Rafael Rodrigues


  O Bahia conseguiu um triunfo significativo (1 x 0) em cima do então líder Palmeiras, no Alianz Arena, a casa do verdão paulista, com um gol de Kayky, em bela jogada coletiva, nos últimos minutos. Merecido. O Tricolor fez uma grande partida, equilibrada, impondo seu jogo coletivo, suportando bem a pressão na defesa, trocando passes no meio campo e insinuante na ofensiva. Jamais recuou, e foi feliz com as substituições e a estratégia de jogo de Rogério Ceni.

Um triunfo para comemorar, até porque, com os três pontos ganhos, o Tricolor chegou ao 7º lugar, com 9 pontos ganhos. E um tabu de não vencer o Palmeira quebrado, na casa deles. Com a derrota, o Palmeiras cai pra segundo lugar, o Flamengo assumiu a liderança depois da goleada que aplicou no Corínthians (4 x 0).

*

 No Barradão, no mesmo horário, numa partida tecnicamente fraca mas muito corrida, o Vitória saiu perdendo no primeiro tempo para o brioso time do Grêmio mas conseguiu chegar ao empate na segunda etapa (1 x 1 no final). Empate justo. Dois gols em bolas alçadas e cabeçadas. Em casa, era obrigação vencer, mas faltou futebol. Com o resultado, o Rubro-negro chegou a 6 pontos e dorme na 16ª colocação. Precisa melhorar e muito.   

**

Na Arena do Verdão/SP

Rodada 6, o Palmeiras líder da competição com 13 pontos, há 7 jogos invicto, jogando em casa, gramado sintético; o Bahia em 16º lugar, com três empates e apenas um triunfo na competição, precisando de pontos para fugir da zona de baixo da tabela. Quase 30 mil nas arquibancadas. E deu Bahia!

*

  Com bola rolando...

- Começo equilibrado. Aos 5’, Jean Lucas chutou por cima, assustando Weverton. Aos 7’, Maurício bateu de frente, livre, errou o alvo por pouco. Aberto, ofensivo, parelho. Aos 14’, após uma bola alçada na área paulista, cabeçada de David Duarte, bola desviou claramente no braço de Piquerez, a turma tricolor pediu pênalti e o árbitro ignorou.

- Aos 18’, Marcos Felipe saiu mal, errou o chute, quase entrega. Aos 23’, Pulga ganhou da zaga na velocidade, ficou de cara mas Wéverton saiu bem e abafou nos pés do atacante. Aos 28’, finalização de primeira, já na área baiana, de Flaco Lopez, passou perto, com perigo. Aos 38’, Ademir fez ótima jogada pela direita e rolou pro meio, William José furou na finalização, pressionado pela zaga.

 

 O Bahia fez um bom primeiro tempo, de igual pra igual, controlando bem as ações no meio campo. Bola no chão, troca de passes, sem muitas faltas. Destaque pra Pulga, Everton, Caio, Jean lucas... O Palmeiras é uma grande equipe, conhece bem o piso, jogadores de alto nível e um banco de meter inveja.  Aberto.  

 

Segundo tempo – O treinador Abel Ferreira trocou dois na ofensiva, em busca do gol: o garoto Estevão e o centroavante Vitor Roque em campo, saíram Facundo e Felipe Anderson. O Bahia encarando bem, chegando, tramando. Aos 10’, após boa trama, William José bateu forte da entrada da área, Weverton voou, espalmou, evitando o gol, e a bola ainda triscou no travessão.

 - Aos 17’, bela jogada de Estevão; limpou na direita e bateu de canhota, Marcos Felipe deu rebote, Flaco completou pra fora. No Palmeiras, entrou também Paulinho, saiu Maurício.  No Bahia, entraram Erick, Cauly e Lucho, saíram Everton, Pulga e William.

- Aos 18’, uma cabeçada de Flaco Lopez, a bola raspou o rodapé de Marcos Felipe. O Palmeiras então com mais volume de jogo, as linhas avançadas. Ceni reagiu com as substituições, pra não perder o controle. Então, saiu Ademir, entrou Kayky. O time paulista melhor, atacando mais. Aos 38’, saiu Caio Alexandre, entrou Acevedo, no meio campo do Tricolor. Assédio dos paulistas, o Tricolor suportando bem. Aos 39’, Cauly tentou cruzado, rasteiro, Weverton salvou com uma mão, salvando outra.

 Aquela pressão final do time da casa, assédio total, bolas alçadas. O Bahia postado pro contragolpe. Seis minutos de acréscimos.  

- Gol! 1 x 0 Bahia, aos 47min, Kayky. Trama coletiva, Kayky tabelou com Cauly pela esquerda, encarou e bateu na saída do goleiro.   

 - Deu Bahia, ótimo resultado.    

 

  Destaques – David Duarte, Mingo, Juba na linha defensiva; Caio, Jean Lucas, Everton e Cauly no meio de campo; Pulga, William, Kayky pelo golaço!   Rogério Ceni!!!

 

*

Ficha técnica

- O Palmeiras, do treinador Abel Ferreira, luso: Wéverton, Giay, Benedetti, Gustavo Gómez e Piquerez; Anibal Moreno, Richard Ríos e Felipe Anderson; Maurício, Flaco López e Facundo Torres. (Martinez, Aravena, Lucas Evangelista)   

- O Bahia do técnico Rogério Ceni: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro; Ademir, William José e Pulga.  

 - No apito, o goiano Wilton Pereira Sampaio. Apitou bem.

*

 - De São Paulo o Bahia viaja a Belém do Pará, onde encara o Paysandu pela Copa do Brasil, quarta-feira (dia 30). Desgastante.

*

 No Barradão  

- Depois da inesperada derrota (1 x 0) em casa, diante do Cerro Largo do Uruguai, pela Copa Sul-Americana, o Vitória entrou em campo, diante da apaixonada torcida, na obrigação de vencer o Grêmio, pela 6ª rodada do Brasileirão. Com apenas um triunfo, dois empates e duas derrotas, o rubro-negro na 16ª colocação, com 5 pontos. Mais de 18 mil presentes nas arquibancadas.

- Na tabela de classificação, o Grêmio, com apenas 4 pontos, ocupando o 19° lugar, na vice-lanterna, mas de técnico novo, o manjado Mano Menezes, gauchão rodado, durão, com fama de recuperar times em baixa.

 

*

Com Bola rolando ... 

 - O Leão começou bem, fustigando. Jogo pegado, muita marcação no meio-campo.

- Gol! Grêmio 1 x 0, aos 20’, Grêmio. Escanteio, bola alta, cabeçada de Wagner Leonardo, Jamerson completou, também de cabeça, abrindo o placar. Um gol do jeito que o Vitória conhece bem.  

  O Vitória acelerou o ritmo, foi pra cima, a torcida empurrando. Os gaúchos no contragolpe. Um Vitória nervoso, ansioso, errando passes, sem conseguir penetrar. O time sentiu o gol, perdeu-se em campo. Só Mateuzinho tentando por a bola no chão.

Com o placar, o tricolor gaúcho na manha, sem pressa, marcando e saindo nos contragolpes.

 O Leão até começou bem, mas levou o gol e se perdeu em campo, não jogou bem, não mostrou futebol, muita correria à toa e pouco ameaçou na frente. Nível técnico baixo no primeiro tempo.

 

 Segundo tempo – Carpini trocou na frente; em campo o velocista Fabri e o centroavante Carlinhos, saíram Mosquito e Erick. Ao ataque, pois. Mas o Grêmio não recuou e o jogo ficou bem mais franco, mais intenso, corrido. Aberto. O torcedor inflamando.

Antes dos 13’, entrou Baralhas, saiu Pepê. O Leão na pressão total.

- Gol! 1 x 1, Carlinhos, de cabeça, empatou, depois de uma bola alçada por Jamerson e a saída errada do goleiro Volpi; o avante carioca aproveitou bem, testou e empatou, no estilo costumeiro. Aos 21min.

 O Leão faminto, querendo mais. O Grêmio sentindo o golpe, Mano Menezes pôs Natan e Monsalve em campo, tentando reequilibrar as ações. Depois, pôs Cuellar e André. No Vitória, entrou Lucas Braga, saiu Janderson. O Grêmio voltou pro jogo

Aos 43’, Lucas Arcanjo evitou o gol, bela defesa, depois de uma ratada de Zé Marcos.    

 Ufa!  Deu empate no Barradão.

*

Ficha Técnica 

- O Vitória, de Carpini: Lucas Arcanjo; Claudinho, Lucas Halter, Zé Marcos e Jamerson; Pepê, Ronald e Matheuzinho; Erick, Gustavo Mosquito e Janderson.  

 

- O Grêmio, de Mano Menezes: Tiago Volpi; Igor, Jemerson, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi, Villasanti, Cristaldo e Edenilson; Cristian Oliveira, e Braithwaite.  

 

- No apito, o mineiro Felipe Fernandes de Lima. Fraco, enrolado.

*

- No próximo sábado, o Vitória encara o Ceará, às 18h30, no Castelão/Fortaleza, pela 7ª rodada do Brasileirão.

- Depois, volta a campo pela Copa Sul-Americana, contra o Defensa y Justicia, da Argentina, terça-feira (dia 6 de maio), às 19h, no Barradão, pela 4ª rodada da fase de grupos. 

 **

 Outros jogos da rodada 6:

- Internacional 3 x 1 Juventude; Mirassol 2 x 2 Atlético Mineiro; Ceará 1 x 1 São Paulo

  Sport 0 x 0 Fortaleza; Botafogo 2 x 0 Fluminense; Flamengo 4 x 0 Corínthians;

  Cruzeiro 1 x 0 Vasco da Gama.    Às 20h30 – Santos x RB Bragantino.