Esporte

COM SHOW DE PULGA NA CHUVA BAHIA VENCE O BOTAFOGO 1X0 E SOBE NA TABELA

Bahia está com time bem estruturado e bem treinado por Ceni e busca a terceira estrela
ZedeJesusBarreto ,  Salvador | 03/05/2025 às 23:36
Bahia 1x0 Botafogo
Foto: Vitor Silva

  Com uma boa atuação perante a sua devotada torcida, debaixo de muita chuva, o Bahia venceu o Botafogo/RJ por 1 x 0, um golaço de Cauly em jogada brilhante de Pulga, e subiu na tabela de classificação do Brasileirão – 12 pontos ganhos e um quinto lugar, mas a rodada segue. O time de Ceni faz uma sequência de cinco triunfos seguidos, mais uma partida sem levar gols, mantendo em campo um futebol de qualidade, competitivo e de ritmo intenso. O torcedor aplaudiu, sob chuva e vento frio.

  Foi um jogo bom de ver, bem disputado, leal, com bola no chão, lances bem trabalhados e emoção até o final. O Bahia mereceu o triunfo porque teve mais controle das ações, atacou mais, criou mais chances de gol, mas o Botafogo correu e exigiu muito. Jogão.    

 

**

Na Fonte Nova

- Noite de sábado, dias e noites de chuva em Salvador, vento frio, gramado liso, escorregadio, de bola rápida. Arquibancadas com bom público apesar do tempo instável.

- As duas equipes disputando espaço no meio da tabela de classificação, jogadores, treinadores e atletas de ambos os lados se conhecem bem: o gajo Renato Paiva foi o técnico que antecedeu Ceni no Bahia, e é a primeira vez que se reencontra com a equipe tricolor e a enfrenta na Fonte Nova.

- Uniformes:  O Bahia com seu padrão um, camisas brancas e calções azuis; o Botafogo com uma vistosa camiseta em p&b, calções brancos.

*

Com bola rolando ...

- Um começo bem movimentado, bola no chão, as duas equipes buscando o ataque.

Aos 8 min, cruzamento da Éverton Ribeiro, da direita, cabeçada de raspão de Lucho, ótima defesa de John. O Tricolor com as iniciativas, atuando mais no campo carioca, chegando. O Botafogo marcando muito, fechadinho, apostando numa retomada de bola e no contragolpe rápido. Boas estratégias, bem jogado. Por volta dos 30min a chuva voltou a cair forte.

- Aos 33’ o Botafogo chegou bem pela direita, Artur bateu cruzado com perigo.

  - Gol! 1 x 0 Bahia! Cauly, completando na pequena área uma jogada de cinema de Pulga, driblando três pela esquerda e cruzando forte. A jogada começou com um belo banho de cuia de Caio Alexandre em Patrick no meio de campo, na sequência ... Belo gol tricolor, aos 38min.

  Tudo sob controle até o intervalo, a hora da merenda. Uma primeira etapa boa de ver, as duas equipes empenhadas em apenas jogar bola. O Tricolor teve mais volume, tomou as iniciativas, teve mais a bola nos pés e fez 1 x 0 num belíssimo gol, pela jogada coletiva e também pela jogada vistosa de Pulga pela esquerda, Cauly completou. Nada definido, o Botafogo é um bom time, bem treinado, perigoso.      

 

- Segundo ato: E a chuva continuava. Com inferioridade no placar, o time carioca saiu de trás, retornou pressionando, as linhas avançadas e valorizando mais a posse de bola.

- Olha o VAR!  Gol! 2 x 0 Bahia, Lucho, aos 9 min. Outra jogada pela canhota, Juba foi ao fundo e cruzou; no bate-rebate na pequena área, a bola bate no ombro de Lucho e entra. O lance foi pra revisão do VAR e... inventaram um impedimento, o gol foi anulado. O torcedor não conseguiu entender, mas... 

  O Tricolor voltou a retomar o controle das ações.

Depois dos 15, Ceni trocou três. Lançou Ademir, William José e Acevedo em campo; Saíram Everton (jogou bem e cansou), Lucho (lutou muito e ainda não goleou) e Caio Alexandre (com cartão amarelo). Mudava o jeito de jogar da equipe.

- Aos 18’, uma falta batida direta, da intermediária, Marcos Felipe deu rebote, a defesa resolveu. Aos 23’, num contragolpe rápido, 3 contra 2, Artur entrou de cara, Marcos Felipe saiu bem, abafou e salvou. A partida ganha outro panorama: mais franca, aberta, muito igual, lá e cá. Ritmo intenso.

 Michel Araujo em campo, saiu Cauly, o autor do gol, aos 35’. Aos 38’, saiu Pulga (jogou demais), entrou Gabriel Xavier. Agora, o Tricolor com três zagueiros de área. O time mais postado atrás, já sem as pontadas pela esquerda, só Ademir de velocidade na frente. O time carioca se limitando a levantar bolas na área baiana. A defensiva baiana resolvendo bem.

- Aos 46’, William José perde um gol incrível, recebeu de Jean Lucas, ele e as redes, o goleiro já vencido, jogou fora.  Aos 47’, a chance foi do outro lado, bate e rebate, Jeffinho bateu na rede, por fora. Emoção até o fim. Aos 49’, Marcos Felipe salvou o empate nos pés de Igor Jesus. Aos 50’, num contragolpe, Jean Lucas tentou encobri o goleiro John, que meteu a mão na bola, fora da grande área, o árbitro expulsou o goleiro e marcou a falta. O VAR chamou e ele voltou atrás (ninguém entendeu a decisão final de não expulsar o goleiro, a bola ia pro gol) .

- Falrta na meia lua, William José chutou, o goleiro triscou e a bola bateu na trave.

O árbitro acabou.

 

Destaques  

- Boa atuação de Marcos Felipe, duas grandes defesas; muito seguros os dois zagueiros de área David Duarte e Mingo, e a regularidade de Juba, sempre; Caio, Erick, Jean Lucas, Cauly jogaram muito.. mas o melhor em campo, disparado foi o menino Pulga, arrebentou.      

 

*

Ficha técnica

- O Bahia escalado por Rogério Ceni: Marcos Felipe, Erick, David Duarte, Ramos Mingo e Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Lucho e Pulga.

- O Botafogo de Renato Paiva: John; Vitinho, Jair, David Ricardo, Cuiabano; Newton   Marlon Freitas, Patrick de Paula; Artur, Igor Jesus, Mastriani. (Alex Teles, Mateo Ponte, Nathan, Rwan, Jeffinho)

- No apito, o paulista Flávio Rodrigues de Souza (andou se enrolando à toa).  

*

Sequência de jogos do Bahia em maio:

- Dia 7, Bahia x Nacional/URU (Libertadores); dia 10, Flamengo x Bahia (Brasileiro);

  dia 14, Atlético Nacional/COL x Bahia (Libertadores); dia 18, Bahia x Vitória, pelo  Brasileirão;  dia 21, Bahia x Paissandu (Copa do Brasil); dia 25 Grêmio x Bahia

(Brasileiro); dia 28, Internacional x Bahia (Libertadores); e dia 31, Bahia x São Paulo  (Brasileiro).  

 

*

Jogos da rodada 7/Brasileirão  

- São Paulo 0 x 0 Fortaleza, na sexta.

  No Sábado:  - Fluminense 2 x 1 Sport; Corínthians 4 x 2 Internacional;

   Ceará 1 x 0 Vitória.  

  No Domingo: - Vasco x Palmeiras; Grêmio x Santos; Cruzeiro x Flamengo;

  RB Bragantino x Mirasol; Juventude x Atlético Mineiro.