Esporte

MUNDIAL DOS CLUBES DA FIFA:FLU CHEGA A SEMI FINAL AO DERROTAR AL HILAL

Tricolor espera o vencedor de Palmeiras x Chelsea, na noite da mesma sexta, na Filadélfia.
ZedeJesusBarreto ,  Salvador | 04/07/2025 às 18:37
Vibração de Xavier e Hérculos no segundo gol do FLU
Foto: FIFA


 Num jogo de final emocionante o Fluminense venceu o Al Hilal (2 x 1), em Orlando, classificando-se para a fase semifinal da Primeira Copa do Mundo de Clubes, com o Tricolor carioca surpreendendo, fazendo história. Depois de um primeiro tempo morno, as duas equipes fizeram um duelo disputado na segunda etapa e eletrizante no final.

  O time de Renato Gaucho abriu o placar no final da primeira etapa, os árabes voltaram à toda e empataram, mas o garoto Hercules desempatou para o Flu, aos 26. Daí por diante foi uma loucura, aquele final de tirar o fôlego, os brasileiros brigando, resistindo, até festejaram com o apito final. Afinal, quem imaginava que dos times cariocas fosse o Fluminense o mais competitivo? Louve-se o trabalho de equipe e estratégico do treinador Renato.

Primeira equipe classificada para os confrontos semifinais, o Tricolor espera o vencedor de Palmeiras x Chelsea, na noite da mesma sexta, na Filadélfia.   

**

Em Orlando

- Tarde de sexta, temperatura acima dos 30 graus, céu cinzento, bom piso, arquibancadas com bom público, em disputa a classificação pra semifinais... o ‘jogo do ano’ para brasileiros e sauditas, duas boas surpresas na competição. O primeiro confronto entre as equipes.  O time árabe inteiro de branco, o Fluminense com seu uniforme tri-colorido. Arbitragem holandesa.

- Homenagens ao jovem jogador português Diogo Jota, que atuava na Inglaterra e morreu nesta semana num acidente com o automóvel que dirigia. Cancelo e Rubem Neves, compatriotas em campo, emocionados.   

*

Com bola rolando

- O Al Hilal do treinador italiano Insaghi começou dando as cartas, postura ofensiva. Três brasileiros no time árabe: o baiano Marcos Leonardo, o meia Malcon e o lateral Raul Lodi. O Fluminense de Renato Gaúcho, com três zagueiros de área (um deles, Ignácio, ex-Bahia), mais cauteloso. Ações pelas intermediárias, sem lances de área.

- Aos 17’, primeiro chute a gol, do Fluminense. Bola roubada no meio de campo, Nonato lançado em velocidade, pela esquerda, nas costas da zaga: o tiro saiu forte, por cima.  Jogo morno, amarrado, com muita marcação e pouca criação. Os goleiros sem trabalho. Aos 30’, parada técnica, reidratação.

- O Tricolor já mais à vontade em campo, o jogo retomado com mais velocidade, daí...

- Gol! 1 x 0 Fluminense, aos 41min. Bola mal afastada pela zaga árabe, Cano pegou a sobra e rolou para Martinelli que ajeitou e meteu a canhota, com vontade, um balaço cruzado e pelo alto, balançando as redes.

- Aos 44’, falta levantada da direita, Kuiabaly subiu livre e testou no canto para uma defesa espetacular do veterano Fábio, espalmando.

Olhe o VAR!  Depois da cobrança do escanteio, bola levantada, Samuel Xavier atropelou (sem querer) Marcos Leonardo na área, o árbitro marcou pênalti. O VAR chamou, o árbitro foi ver as imagens e voltou atrás, não deu a penalidade...

 

  Uma boa vantagem conseguida pelo Tricolor, num primeiro tempo de muita cautela e pouca ousadia. Nada definido. Destaques para atuações de Ignácio, Bernal, Martinelli (que fez o gol e minutos depois, numa falta, recebeu cartão amarelo, está fora do próximo jogo, caso o Flu vença).  Árias muito bem marcado. O Al Hilal limitou-se a uma cabeçada de Kuiabaly para defesaça de Fábio. A segunda etapa prometia.

*

  Para a segunda etapa, Renato pôs Hercules, tirou Martinelli (com cartão amarelo). Pressão inicial dos árabes, com bolas levantadas, escanteios...

- Gol! 1 x 1, Marcos Leonardo, aos 6min. Escanteio levantado da direita, Kuiabaly subiu mais que a zaga, testou pra baixo, a bola ficou boiando na pequena área, o baiano Marcos Leonardo bicou pra dentro, empatando.

 Aos 9’, depois de um erro infantil da zaga árabe, Cano entrou livre, tentou driblar o goleiro, Bono saiu no chão deu um tapa na bola, ficou com ela. Grande defesa.

Outro panorama: jogo aberto, lá e cá, emoções. O Al Hilal melhor, mais solto. Aos 18’, em novo escanteio, Fabio socou pelo alto, o becão Kenno pegou de fora, por cima.

 Por volta dos 20’, Renato pôs Everaldo e Lima, saíram Cano e Nonato.

- Gol! 2 x 1 Fluminense, aos 26’.  Hércules!  Roubou a bola, disparou, a bola bateu na zaga e subiu, Samuel Xavier testou e o garoto Hercules penetrando pela direita bateu seco, cruzado, desempatando.

 O treinador Insaghi fez substituições, passou a atuar com dois centroavantes. Parada técnica, um sol tímido apareceu. Retão final. Aos 33’, na retomada, Sameuel Xavier disparou de fora Bono espalmou. O Flu não recuou, mas passou trvar o ritmo, administrar, ganhar tempo.  Insaghi põe mais um brasileiro em campo Kaio Jorge. No Flu, saiu Samuel Xavier, entrou Guga.

 Já no desespero, assédio total dos áreabes. Saiu Bernal, já sem pernas, entrou Tiago Santos, mais um defensor. Nuvens pesadas, alguns trovões...prenúncio de tempestade por lá. Muito nervosismo em campo, o árbitro acrescentou 7 minutos aos 45’ normais. Escanteios seguidos contra o Flu. Fábio e defesa resistindo, salvando... Deu Fluminense!

*

Na sexta à noite, às 22h, outro confronto com brasileiros – Palmeiras x Chelsea, da Inglaterra, na Filadélfia.  Sai mais um classificado para as semifinais, o time que vai enfrentar Fluminense.

**

No sábado

- Às 13h, PSG x Bayern Munique.

- Às 17h, Real Madrid x Borússia.