ZédeJesusBarrêto comenta que foi jogo de um time só, mas o Bahia não conseguiu vencer
ZedeJesusBarreto , Salvador |
16/07/2025 às 10:18
Bahia 0x0 América de Cali
Foto: ECB
Jogo de um time só. O Bahia dominou, assediou o tempo todo, não sofreu na defensiva, meteu uma bola na trave, desperdiçou chances, errou muito nas finalizações, e o gol não saiu. 0 x 0, contra o América de Cali, o time que mais empatou na competição, retranqueiro. Melhor pra eles, claro, que vão decidir a vaga em casa, em Cali, com o apoio da torcida. Pior pro Bahia, até porque vai jogar lá sem o seu principal jogador, o meia criador e capitão da equipe Everton Ribeiro, expulso no final da partida após lambança com um zagueiro catimbeiro adversário.
Ficou mais difícil, óbvio, mas a decisão continua em aberto, até porque a equipe do Bahia é bem melhor do que a do América, que nada mostrou na Fonte Nova além de força física, muita marcação e aplicação defensiva. Praticamente, os colombianos não chutaram uma bola perigosa sequer no arco de Marcos Felipe, um expectador. Mal passaram do meio de campo, o jogo inteiro. O torcedor é que saiu meio frustrado com o resultado.
*
Na Fonte Nova
- Noite fria de julho, inverno, tempo instável, relvado com alguns espaços bem mastigados, torcida comparecendo em bom número, primeiro dos confrontos (o segundo, pra semana, na Colômbia) que decidem vaga na etapa seguinte/oitavas da competição.
- O Tricolor com uma equipe mesclada, por conta dos compromissos seguidos. O América é uma equipe de tradição, tem uma defesa forte, pouco vazada. É o terceiro maior campeão colombiano.
- O Bahia com seu uniforme um, camisetas brancas, calções azuis; o América de vermelho por inteiro.
*
Com bola rolando ...
- Começo corrido, brigado. Aos 4min, numa disputa entre Juba e a zaga colombiana a bola bateu no braço do defensor do Cali e o VAR chamou a atenção, o árbitro uruguaio foi ver o vídeo e não deu a penalidade, apontou apenas o escanteio. Aos poucos, o Bahia trabalhando a bola, com as iniciativas e o América postado em seu campo, fechadinho, marcando forte, jogando pelo contragolpe.
- Aos 12’, chute cruzado de Nestor, o goleiro Sotto catou no chão. O Tricolor apertando o cerco. Um ferrolho vermelho, compacto. Aos 20’, outra tentativa de Nestor, nas mãos do goleiro. Os colombianos se defendem em bloco, com todos atrás da linha da bola, mas com a bola tentam sair com quatro, em velocidade, ao ataque. Não são bobos.
- Aos 29’, Acevedo tentou de longe, pelo alto, errou o alvo. Aos 35’, Pulga, por cima. Aos 40’, cruzamento de Arias, ponte do goleiro Sotto. Aos 42’, Nestor de frente, na meia lua, pegou muito mal na bola, nas alturas.
O primeiro tempo de um time querendo jogo, dono da bola, assediando e o outro se defendendo, travando, correndo muito e sem pressa. O Bahia chegou mas finalizou pouco e mal. O América nem chutou no gol de Marcos Felipe.
Segundo ato –
No Bahia, Kayky em campo, saiu Nestor – Cauly mais pelo meio, Kayky aberto na direita. No América, saiu Castillo, machucado, entrou Bocanegra. Aos 3’, Pulga foi lançado em profundidade, na hora do chute foi travado pela zaga, escanteio. Na cobrança, cabeçada de Gabriel Xavier, fraca, nas mãos do goleiro. A mesma postura e pegada forte dos colombianos. O Tricolor na pressão, em cima, tentando vencer a muralha vermelha.
- Aos 6’, Pulga se livra do marcador e chuta, fora do alvo. Antes dos 15’, Ceni pôs Ademir, Everton e Caio, três titulares em campo. Em busca do triunfo. Aos 17’, o tricolor entrou trançando, o chute de Ademir, de frente, defesa de Sotto. Era um ataque contra defesa. Aos 18’, Everton finaliza, o goleiro deu rebote, o mesmo Éverton tentou completar, bola fora.
- O torcedor empolgado, o gol não saía. Aos 23’, Pulga faz grande jogada, Kayky completou na pequena área, livre, a bola bateu na trave. Incrível! Aos 28’, Michel Araújo, de frente, mais uma boa defesa de Sotto. Só um time atacava, intenso, mas... Os colombianos já no cai-cai, fazendo cera, travando o ritmo. O relógio girando...
- E os colombianos foram pra catimba, no final, criando confusão, e o VAR chamou pra checar uma cotovelada de Everton no marcador, na área adversária – O meia tricolor foi expulso e dois colombianos levaram cartão amarelo, na confusão. O restante da partida ficou complicado e o Bahia perdeu Everton para o jogo em Cali.
- Já nos acréscimos, aos 47’, Bocanegra bateu falta e Marcos Felipe encaixou – foi sua única defesa até então na segunda etapa. O árbitro acrescentou 8 minutos. Aos 50’, Cavadia foi expulso, após falta violenta em Tiago. Aquela pressão total do Tricolor, no final. Mas nada de gol. Futebol. Focar em decidir a vaga na Colômbia.
*
Ficha técnica:
- O Bahia escalado por Rogério Ceni: Marcos Felipe, Árias, Gabriel Xavier, Mingo e Juba; Acevêdo (Caio Alexandre), Nestor (Kayky), Cauly (Ademir), Michel Araújo; Lucho (Everton Ribeiro) e Pulga (Tiago).
- O América de Cali do treinador Gabriel Raimondo: Sotto, Castillo (Bocanegra), Tovar, Pestaña e Mina; Gonzalez, Escobar e Navarro; Romero, Luis Ramos e Barrios. (Borrero, Cavadia, Holgado, Paz)
- Andrés Matonte, uruguaio, no apito.
*
- O Tricolor volta a campo no sábado, pelo Brasileirão. Enfrenta o Fortaleza, na capital cearense.
- Na terça, daqui a uma semana, encara o América, em Cali/estádio Pascual Guerrero, decidindo a vaga nas oitavas da Sula. Quem passar pega pela frente o Fluminense/RJ.
- Pela Copa do Brasil o Bahia vai enfrentar o Retrô/PE (dois jogos, o primeiro na Fonte Nova, o segundo em Recife); pelo Nordestão pega o Ceará, em jogo único, na Fonte.
**
O Leão
O Vitória joga amanhã, quarta-feira, dia 16, às 21h30, pelo Brasileirão, contra o Botafogo, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. É vencer ou vencer, o time está com apenas 11 pontos, em 18º lugar.
Domingo, às 16h, o Leão recebe o RB Bragantino, no Barradão.