Esporte

SALVADOR É A 1ª CIDADE DO BRASIL A SEDIAR UM MUNDIAL DE PÓLO AQUÁTICO

De acordo com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), pelo menos 600 pessoas desembarcaram em Salvador, das mais diversas origens, para acompanhar ou competir no evento
Ana Virginia ,  Salvador | 13/08/2025 às 19:50
Pólo Aruático sub-20
Foto: Bruno Concha
Pr

A beleza de Salvador, o clima tropical e as águas mornas da piscina da Arena Aquática, localizada na Pituba e às margens da Orla, têm encantado atletas de delegações estrangeiras que participam da 16ª edição do Mundial Sub-20 Feminino de Polo Aquático. O equipamento esportivo administrado pela Prefeitura oferece estrutura para profissionais de 16 países dos cinco continentes, como China, Estados Unidos, Austrália, Espanha, Hungria, México, Israel e África do Sul. Salvador é a primeira cidade do Brasil a sediar a competição, que segue com disputas até o próximo sábado (16).

De acordo com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), pelo menos 600 pessoas desembarcaram em Salvador, das mais diversas origens, para acompanhar ou competir no evento. As atletas são consideradas as maiores promessas do Polo Aquático mundial, e boa parte delas estarão nos próximos Jogos Olímpicos, em Los Angeles, em 2028. Pela primeira vez na capital baiana, a treinadora da seleção da África do Sul, Christina Mogale, afirma se sentir muito à vontade na cidade.

“O clima é um pouco similar ao nosso. Sabemos o que é calor e nos adaptamos muito bem. Estamos muito encantadas com essa vista maravilhosa que podemos apreciar durante os jogos”, afirmou. Encantada, Mogale elogiou a beleza da capital baiana. “É linda, muito diferente de nossas cidades. Salvador é monumental, tem um monte de estruturas que são historicamente construídas, então é realmente fascinante. As fotos eram realmente bonitinhas na internet, mas a realidade foi muito mais além da nossa expectativa”, disse a estrangeira.

Durante os sete dias do torneio, atletas, comissões técnicas e equipes de apoio de todas as partes do mundo permanecem na cidade, movimentando a rede hoteleira, o comércio e o setor de serviços. Além disso, o evento projeta Salvador no cenário esportivo internacional e reforça a vocação da Arena Aquática como espaço para competições de alto nível. Os jogos acontecem o dia inteiro, de manhã até a noite, com entrada gratuita. Não há interrupção entre as partidas.

Pai de uma das atletas da seleção da África do Sul, Geoff Van Den Bosch pontuou algumas semelhanças entre Salvador e as cidades do seu país de origem. “Algumas pessoas dizem que a África do Sul e Salvador são irmãs. É uma cidade interessante, é muito parecida com Maputo, em Moçambique. Vi algumas coisas interessantes, a vibe da cidade é diferenciada”, disse. Segundo ele, a Arena Aquática é um espaço bastante privilegiado. “Estrutura muito boa e muito bem localizada. Já percorri vários espaços no mundo todo e esse aqui é maravilhoso”, afirmou o pai que acompanha os jogos da filha há 10 anos.

As atletas argentinas Faustina Escola e Juana Masini, de 17 e 20 anos respectivamente, não conheciam Salvador. Elas contam que ficaram muito felizes quando souberam que o mundial seria na capital baiana. “Na verdade, estou muito contente de vir, sonhava em conhecer essa terra. É um lugar muito lindo e charmoso. Tem sido uma experiência inesquecível. Nossa equipe está radiante”, contou Escola.

A amiga e colega de time, Juana Masini, além de enaltecer as belezas da cidade, elogiou a qualidade da água da piscina onde as disputas estão sendo realizadas. “Muito boa mesmo, o cloro não arde os olhos. Ganhamos hoje e já estamos na expectativa dos próximos jogos”, revelou a jovem esportista.

Disputas – Na parte da manhã, na disputa do 13º ao 16º lugar, a Argentina venceu a África do Sul por 15x10 e o Canadá venceu o México por 19x8. Já na fase de crossover, na qual oito equipes classificadas disputam quatro vagas nas quartas de final, se enfrentam na tarde desta quarta Israel x Croácia (13h30), Hungria x Austrália (16h), Itália x China (17h30) e Brasil x Nova Zelândia (19h).

Classificadas antecipadamente para as quartas de final, por terem feito as melhores campanhas nos grupos A e B da primeira fase, as seleções de Estados Unidos, Espanha, Holanda e Grécia descansam nesta quarta-feira e aguardam as suas adversárias para a disputa por uma vaga na semifinal.