Bahia segue em quarto lugar na tabela
ZedeJesusBarreto , Salvador |
16/08/2025 às 23:46
Ronaldo pegou tudo no segundo tempo e depois orou
Foto: Letícia Martins ECB
Não foi aquele Bahia dominante, de futebol bonito, mas um time de garra que conquistou um triunfo importante (2 x 1) contra o Corínthians, na casa do adversário, mantendo uma invencibilidade de 7 jogos, chegando a 33 pontos e garantindo espaço entre os quatro de cima da tabela. Uma boa campanha até aqui, e o time tem ainda dois jogos a menos, a cumprir. Foi um jogo duro, difícil, sob muita pressão, dentro e fora de campo, casa cheia.
Vimos uma primeira etapa louca, com três gols, pênaltis, gol anulado, ritmo alucinante. O Timão paulista pressionou mais, jogou mais tempo próximo da área baiana, mas o Tricolor soube suportar bem, foi cirúrgico, fustigou, contragolpeou com inteligência e, sobretudo, lutou no limite, competiu. Muita entrega. Merecido triunfo. Podemos comemorar.
**
Arena Corinthians/SP
- Noite limpa, sem chuvas, galera tomando arquibancadas, barulhando forte, gramado tapete.
- O Bahia com 30pts, em 4º lugar, há seis jogos sem perder, há três sem vencer; o Corínthians em 13º lugar com 22pts, há um mês sem vencer. Times de massa, histórico de bons duelos. E um clima tenso de demandas entre as ‘diretorias’, por conta da contratação, pelo Bahia, de um garoto-revelação da base corintiana, o atacante Kauã, 16 anos. Os corintianos acusam o Grupo City de aliciamento do atleta, os tricolores dizem que apenas cumpriram a lei. A ver.
- Em campo, que é o que interessa, desfalques significativos dos dois lados. No time paulista, dois atacantes: Memphis Depay e Yuri Alberto. No Bahia, o meia Everton Ribeiro, cérebro do meio-campo e capitão da equipe.
- Trajes: O Corínthians com sua tradicional camiseta branca, calções pretos; o Bahia com sua camisa listrada/verticais azul e vermelho, calções brancos.
*
Com bola rolando...
Mal começou...
- Gol! 1 x 0 Bahia, no primeiro minuto de jogo. Michel Araujo! Conduziu pelo meio, abriu espaço e bateu cruzado, de canhota, por baixo acertando o canto. Golaço!
Olhe o VAR!
- Gol do Corínthians? Alta velocidade dos paulistas. Garro, aos 4 minutos, aproveita uma sobra de um bate-rebate na meia lua, a bola desviou mão de Kayke, e o meia argentino bateu seco, de direita, a bola passou por baixo de Ronaldo, o torcedor vibrou, mas... O VAR chamou e o árbitro foi constatar o toque de mão do atacante, anulando o gol. Ufa.
Pressão dos corintianos. Aos 7’, bomba de Bidón, de fora da área, a bola passou triscando a trave de Ronaldo. Os tricolores tentando amaciar o jogo, os paulistas pondo correria. Intensidade pura, pegada forte, sem tempo de respirar. Disputa equilibrada no meio de campo. O Corínthians atuando mais no campo tricolor.
- Aos 25’, boa trama tricolor, Ademir abriu espaço e bateu rasteiro, Hugo catou no chão.
- Aos 30 minutos, após escanteios seguidos, num deles, levantado da direita, Ronaldo saiu mal e rebateu pra dentro da pequena área, o atacante Bidón virou de puxeta e marcou o gol. O VAR chamou - teria havido impedimento? Sete minutos depois, haja checagem... o árbitro foi ver o vídeo e...
- Gol! 1 x 1 Corínthians. Chorado, confuso... gol de Bidón marcado. Aos 38min.
- Na sequencia ... Kayky invade pela esquerda e é derrubado por Mateuzinho, o árbitro marcou pênalti.
- Gol! 2 x 1 Bahia, William José, deslocando o goleiro, desempatando. Aos 43min.
Jogo maluco, elétrico, cheio de nuances, surpresas. O Bahia tenta trocar passes, por a bola no chão, e o Corínthians a esticar bolas, aos chutões pra frente, alçando na área, na correria, no corpo-a-corpo; um jogo muito físico. O árbitro acrescentou 14 minutos aos 45 normais. Os donos da casa em cima apertando o cerco. Aos 58’, Kayke, o paulista, levou a marcação e disparou forte, pelo alto, assustando Ronaldo, passou perto.
Uma primeira etapa muito intensa, quase que aloprada, brigada, alta voltagem. O Corínthians teve mais volume de jogo, finalizou mais, porém o Bahia foi mais eficiente quando atacou, fez 2 x 1. Nada definido. O Bahia não jogou o que sabe, teve lampejos. O goleiro Ronaldo não passou confiança; nervoso, aceitou uma bola por baixo, errou nas saídas pelo alto, socando mal. Everton Ribeiro faz falta, a despeito da luta e do gol de Michel Araujo. Uma segunda etapa aberta, imprevisível.
Segundo ato – O time da casa impondo força e velocidade, todo à frente, e o Bahia tentando trocar passes, com dificuldades. Aos 3 minutos, Gilberto sentiu o mpúculo da coxa, foi substituído pelo colombiano SantiÁrias. Até os 10’, só o Corínthians jogou, teve a bola. O Bahia se defendia, apenas. Aos 11’, cabeçada de Gustavo Henrique, boa defesa de Ronaldo, no chão, sem rebotes.
- Por volta dos 15’, Ceni acionou Cauly e Acevedo; saíram Caio Alexandre e William José. Só depois dos 20 minutos o Bahia chegou ao ataque, com Ademir e um chute pra fora de Juba. Aos 23’, Ademir leva a marcação e bate forte, de fora da área, defesa de Hugo. Na resposta, Ronaldo trabalhando bem, no chão. Aos 24’, Jean Lucas tentou bater colocado, Hugo defendeu. Um bom momento de lá e cá. Animado, equilibrado.
- Tiago e Lucho em campo; saem Ademir e Kayky – no Bahia. O relógio andando, 30 minutos. Aos 35’, cabeçada de André Ramalho, fora. Dorival tira André Ramalho, um zagueiro, e lança mais um atacante, vai pro tudo ou nada. Aos 37’, ótima defesa de Ronaldo, numa cabeçada de Talles que desviou no caminho. Aos 39’, ótimo contragolpe do Bahia, só faltou a finalização de Jean Lucas e Lucho, indecisos na área adversária..
- Michel Araújo caiu em campo sentindo a coxa, mas permanece no sacrifício, pois Ceni já tinha feito as cinco substituições. O Corínthians praticamente com um a mais em campo. Aos 40’. O time paulista acelerando, ainda. O Bahia travando, tocando, brigando, marcando, suportando. O time paulista inteiro no campo defensivo baiano.
A arbitragem acrescentou 6 minutos. Aos 46’, cabeçada de Ranielli, Ronaldo espalmou, na segurança. Haja bola alçada, aquela pressão final. Deu Bahia!
Destaques:
Que partidaça de Jean Lucas, Mingo, Juba, David Duarte pelo alto. Michel Araújo pelo gol, Ademir e Kayky pela disposição tática... Ronaldo fez duas ou três ótimas defesas na segunda etapa. A entrega de toda a equipe, foi um jogo pesado, exigiu muito.
No Corínthians, Garro, um diferenciado; André Ramalho, Bidu ... A luta, a correria.
*
Ficha Técnica
- O Corínthians do treinador Dorival Jr : Hugo, Mateuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Bidu; Martinez, Ranielli, Bidón e Garro; Kayke e Gui Negão. (Vitinho, Talles Magno, Luis Gustavo, Ryan, Pedrinho)
- O Bahia escalado por Rogério Ceni: Ronaldo, Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas, Michel Araúno; Ademir (Lucho), William José (Cauly) e Kayky (Tiago).
- No apito, o mineiro Paulo Cesar Zanovelli.
*
- O próximo compromisso do Tricolor baiano é na quarta-feira, dia 20, às 21h30, na Fonte Nova, jogo único de semifinal da Copa do Nordeste: Bahia x Ceará. Clássico nordestino.
- Já pela rodada 21 do Brasileirão, Bahia x Santos, domingo /24, às 16h, na Fonte Nova.
**
Outros jogos da 20ª rodada /sábado:
- Vitória 2 x 2 Juventude; Sport 2 x 2 São Paulo; Ceará 1 x 0 RB Bragantino;
Fluminense 1 x 0 Fortaleza.
A rodada segue no domingo.
**
Notas:
- Bahia anunciou esta semana a saída do goleiro Marcos Felipe, emprestado para o futebol turco, e a chegada, também por empréstimo, até junho de 2026, do goleiro João Paulo, 30 anos, 1m89, vindo do Santos.
**