Uma tradição da cultura popular da Bahia
IB , Salvador |
26/08/2025 às 10:17
Batizado
Foto: Ana Paula Santos
Respeito à tradição e valorização cultural marcaram o batizado de capoeira do Centro de Treinamento de Campeões na Arena Fonte Nova. O evento foi realizado no último sábado (23), com a participação de 200 pessoas, entre alunos e mestres de capoeira do CT, familiares, o grupo Educart e a presença do Mestre Gajé, cantador e compositor, referência da capoeira no Mercado Modelo.
O batizado simbolizou um importante momento na trajetória dos alunos e contou com a cerimônia de troca de cordas, rodas de capoeira, samba e a tradicional baiana de acarajé. Para a gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Arena Fonte Nova, Thaise Muniz, o batizado traduz a essência do que é desenvolvido pelo Centro de Treinamento de Campeões.
“Todo o trabalho do CT incentiva a prática esportiva e contribui para a formação em outras áreas. Reconhecemos a capoeira como patrimônio histórico e valorizamos seu potencial para o crescimento dos nossos alunos. É um projeto que desperta a consciência sobre as tradições e a riqueza da nossa cultura”, afirma.
O Centro de Treinamento de Campeões é um projeto da Arena Fonte Nova, em parceria com o Instituto Terra Firme. O CT oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu, capoeira, boxe e ballet, para crianças e adolescentes com idades entre 5 e 16 anos, e uma turma de boxe e defesa pessoal, que atende mulheres acima de 16 anos. Atualmente conta com cerca de 240 alunos e 12 turmas.