Esporte

VITÓRIA ESTACIONA NA ZONA DA DEGOLA COM DERROTA PARA O GRÊMIO POR 3X1

Vitória está com longa estadia na zona da degola e a luta do novo treinador é sair dessa posição incômoda
ZedeJesusBarreto , Salvador | 28/09/2025 às 13:19
Grêmio 3x1 Vitória
Foto: Lucas Uebel GSC

 Na estreia do treinador Jair Ventura, o Leão baiano até jogou bem, competiu, foi superior nalguns momentos do jogo, mas a zaga cometeu vacilos que custaram a derrota (3 x 1) para o Grêmio, em Porto Alegre, e, como consequência, uma estadia mais prolongada da equipe baiana na zona de rebaixamento. O time fez uma primeira etapa bem equilibrada, mas na segunda etapa, quando teve de sair pro jogo, entrou água atrás e o Grêmio definiu.

  A luta agora, claramente, é para evitar um rebaixamento, tarefa árdua para o novo treinador que tem de remendar o sistema defensivo. O time corre, corre, bate, catimba, entrega, mas lá atrás não se garante. Leva gols em lances bizarros. Muito trabalho pela frente.  O Grêmio, mesmo que aos trompaços, está subindo na tabela,  afastando-se da zona da confusão.

**

 Arena do Grêmio/Porto Alegre

- Jogo válido pela 25ª rodada, domingo às 11 da manhã. Tempo limpo na capital gaúcha, gramado bem cuidado, arquibancadas com o azul da casa predominando, mais de 40 mil presentes.      
- O Grêmio do treinador ‘cintura dura’ Mano Menezes na 11ª colocação, com 29 pontos ganhos.  O Vitória do treinador estreante (o 4º do ano) Jair Ventura, 17º colocado, com 22pts, ainda sem vencer fora de casa.

- Os trajes: O Grêmio inteiro de azul forte; o Rubro-negro baiano de branco, com detalhes em vermelho&preto.  

*

Com bola rolando ...

- Fechadinho atrás, com três zagueiros, o Leão encarou, desde o início, marcando forte, alto, como se estivesse na sua Toca, o Barradão. O tricolor gaúcho, com um meio-campo rodado (Artur, Edenílson, William), de qualidade, na troca de passes, bola no chão. Aos 5’, primeiro chute em gol, de Kayzer, Grando rebateu. Início corrido, intenso.

- Aos 15’, ótima chance de gol criada por Kayzer, na direita; cruzou e Aitor, de cara, chutou pra fora. O Leão muito bem na partida, brigando muito, marcando duro e bem objetivo na frente. Por volta dos 20’, saiu o veterano William, machucado, depois de levar um chute por trás de Cáceres, no tornozelo: entrou o garoto Ályson.

- O jogo caiu, na sequência, por conta de algumas entradas duras, simulações, antijogo. Ficou mais brigado que jogado. Clauss pressionado. Aos 33’, primeira defesa de Lucas Arcanjo, chute de André. Aos37’, falta da entrada da área, Artur bateu por cima, assustando Arcanjo. Aos 42’, tentativa de longe de Artur, Lucas Arcanjo defendeu, no rodapé. Aos 45’, bola alçada de falta na área gaúcha, ninguém resolveu, Ze Marcos chutou a sobra, de frente, para uma defesaça de Brendo. Na sequência...
- Gol! 1 x 0 Grêmio, aos 46’. André Henrique, pegando rebote de Lucas Arcanjo, que fez grande defesa numa cabeçada a queima-roupa, após bola levantada da esquerda. O atacante estava livre na frente da pequena área.

  Uma primeira etapa bem equilibrada. Muito corpo-a-corpo, muito chutão, marcação implacável, faltas, catimbas... O Vitória, até pela aplicação, pelo que fez, nem merecia, mas sofreu um gol de bola alçada; Arcanjo fez milagre defendendo a testada, e no rebote saiu o gol, a defesa não resolveu. Assim, o Grêmio desceu pra merenda com a vantagem, 1 x 0.      

 

Segundo ato – Mais correria no recomeço. Em desvantagem, numa situação difícil na tabela de classificação, o Rubro-negro precisava sair de trás, buscar o gol a todo custo. Um Grêmio reativo, como gosta o técnico Mano Menezes. Outro panorama.

- Gol! 1 x 1, Vitória. Aitor, o espanhol. Escorando na pequena área, num vacilo da zaga gaúcha, após cruzamento lardo da esquerda. Aos 5min. O Leão muito vivo, aceso, faminto, em busca de uma virada, parecia mais inteiro.

- Gol! 2 x 1 Grêmio, aos 22 min. Desmarcado, nas costas de Cáceres, Amuzu recebeu de Cristaldo (ambos tinham acabado de entrar), já na área, ficou de cara e bateu por baixo das pernas de Lucas Arcanjo, desempatando. Que cochilo do lado direito da zaga baiana!

 Jair Ventura tira um zagueiro, sai do esquema defensivo, lança Mateuzinho, em busca do triunfo. Ao ataque, era o único caminho. Mano Menezes faz todas as substituições, vai ficar na moita, apostando num contragolpe, o Virória já mais aberto. Aos 28’, pancada de longe do veterano Osvaldo, Grando espalmou. Pressão total do rubro-negro, linhas avançadas, com mais posse de bola. Porém... a defesa exposta.
- Aos 33’, Lucas Arcanjo salvou, em chute frontal e forte de Aravena.  Jair Ventura troca mais dois, ofensivo, ao tudo ou nada. Beira os 40’ Hora de alçar bolas na área inimiga. O relógio não para. Daí...

- Gol! 3 x 1 Grêmio, aos 45’. Aravena, de cara, depois de cruzamento de Amuzu, da esquerda (passou como quis por Cáceres), no chão, e ratada do miolo de zaga. Definiu.    

 

Destaques

- A luta, aplicação na marcação, a vontade de Kayzer... e os vacilos da zaga. Caceres foi uma avenida.  No Grêmio, o bom futebol de Artur, de volta.

 

*

Ficha Técnica

- O Grêmio de Mano: Grando, Marcos Rocha, Gustavo, Kannemann e Marlon; Artur, Noriega, Edenílson, Pavón e William (Ályson); André Henrique. (Amuzu, Cristaldo, Dodi, Aravena).  

- O Vitória de Jair Ventura: Lucas Arcanjo, Cáceres, Halter, Camutanga (Mateuzinho), Zé Marcos e Ramon; Baralhas (Romarinho), Ronald (Lucas Braga) e Aitor; Érick (Osvaldo) e Kayzer (Renzo Lopez).

- No apito, Raphael Clauss/SP.

*

O próximo jogo do Leão baiano, pela 26ª rodada, é contra o Ceará, na quinta-feira, dia 2 de outubro, 19h, no Barradão.  

*

Outros jogos da rodada

- Fortaleza 1 x 0 Sport; Vasco 2 x 0 Cruzeiro; Juventude 1 x 1 Internacional;

  Atlético Mineiro 1 x 0 Mirassol.

  A rodada segue ainda no domingo e fecha segunda-feira à noite.