Com informações do Le Monde, Paris
Tasso Franco , Salvador |
19/11/2023 às 11:22
O porta-helicópteros francês “Dixmude” é esperado no Egito nos próximos dias
Foto: LAURENT GRANDGUILLOT/REA
A conclusão de um acordo sobre a libertação de reféns sequestrados pelo movimento islâmico palestino Hamas durante o ataque de 7 de outubro a Israel depende agora de questões práticas “menores”, disse no domingo o primeiro-ministro do Catar, sem fornecer um cronograma.
Ministros de países árabes e muçulmanos visitarão a China para tentar acabar com a guerra em Gaza
A cimeira conjunta de países árabes e islâmicos realizada este mês em Riade emitiu uma resolução instruindo os ministros dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita, Jordânia, Egipto, Qatar, Turquia, Indonésia, Nigéria e da Palestina a lançarem uma acção internacional imediata destinada a pôr fim à guerra em Gaza em nome de todos os estados membros da Organização para a Cooperação Islâmica e da Liga Árabe.
Cerca de trinta bebês prematuros do hospital Al-Shifa foram evacuados para o Egito
O Crescente Vermelho Palestiniano confirmou a sua evacuação para o Egipto, em coordenação com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA).
Militares israelenses abrem ‘corredor de evacuação’ seguro em nova ‘pausa tática’
AJUDA HUMANITÁRIA
A Força Aérea Israelense anunciou que atacou e destruiu alvos do Hezbollah no Líbano, acrescentando que morteiros foram disparados contra Israel do outro lado da fronteira.
O Rei Abdullah II da Jordânia recebeu a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. No final da reunião, ele emitiu uma declaração na qual dizia que a comunidade internacional deveria pressionar por um cessar-fogo imediato em Gaza para impedir uma catástrofe humanitária.
O porta-helicópteros francês “Dixmude” é esperado no Egito nos próximos dias
O porta-helicópteros anfíbio Dixmude, configurado para apoio hospitalar, chegará ao Egito nos próximos dias, informou o Eliseu no domingo. O envio deste navio foi anunciado no início de Novembro pelo Ministro das Forças Armadas, Sébastien Lecornu, no âmbito da ajuda humanitária à população da Faixa de Gaza.
Durante uma entrevista telefónica no sábado com o presidente egípcio Abdel Fattah Al-Sissi, Emmanuel Macron também anunciou “um novo fretamento de um avião transportando mais de 10 toneladas de carga médica para o início da semana”. A França também contribuirá para o esforço europeu com equipamento médico a bordo dos voos europeus nos dias 23 e 30 de novembro, acrescentou o Eliseu.
A França, que já enviou para o Médio Oriente o seu porta-helicópteros Tonnerre, equipado com cerca de sessenta camas e duas salas de operações, está também a mobilizar recursos aéreos médicos para ajudar a evacuar crianças da Faixa de Gaza para os seus hospitais, feridas ou doentes, afirmou o Eliseu.