Lançada coleção do Bicentenário do 2 de Julho
Tasso Franco , Salvador |
22/11/2023 às 20:20
Presidente Adolfo Menezes em pronunciamento no IGHB
Foto: BJÁ
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes, destacou hoje no lançamento da coleção Bicentenário do 2 de Julho em solenidade no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) a importância e o valor inestimável do IGHB para a cultura baiana. Já o presidente da entidade, Joaci Goes, disse que a Assembleia com Adolfo Menezes tem sido um valoroso esteio para a instituição com seu apoio incondicional.
A Coleção Bicentenário do 2 de Julho reúne, nos sete volumes, uma série de artigos, documentos, biografias, conferências e pesquisas – alguns raros e inéditos em livros – e que de mais relevante e expressivo tem sido publicado a respeito da guerra travada na Bahia para assegurar a Independência, conforme explica o texto de apresentação do projeto, assinado pelo deputado Adolfo Menezes e Joaci Fonseca de Góes, presidentes da ALBA e do IGHB, respectivamente.
“Enfeixamos, nas sete publicações que compõem esta coleção, trabalhos que apresentam colaborações diversas, feitas em épocas distintas por grandes nomes de nossa historiografia”, observam os presidentes das duas instituições. Com algumas exceções, os autores desses textos estiveram ligados de alguma forma ao IGHB em seus 129 anos de existência.
Segundo o jornalista Sérgio Mattos, diretor de publicações do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o conteúdo reunido na coleção “preserva a memória histórica e coletiva e nos transmite o verdadeiro sentido de identidade de nosso povo, mantendo vivas as nossas tradições”.
Integram a coleção os livros “Cartas de Dom Pedro (Príncipe Regente do Brasil) a Seu Pai D. João VI (1821-1822)”, “A Obra da Bahia na Independência Nacional”, “A Batalha de Pirajá”, “A Bahia nas Cortes de Lisboa”, “Recordações Patrióticas”, “As Façanhas de João de Botas”, “Aspectos do 2 de Julho”, “Ensaio Histórico Sobre a Independência” e “Casa da Bahia”.