Política

O QUE É MAIS IMPORTANTE: A VICE-PRESIDENTE DA ALBA OU VIAGEM A CHINA?

Ao que se diz, Junior Muniz entende que é ir a China, de Xi Jinping é melhor do que a vice da ALBA e vai permitir a eleição de Fátima Nunes
Tasso Franco ,  Salvador | 08/04/2025 às 19:45
Fátima Nunes deverá ser eleita primeira vice-presidente da ALBA
Foto: BJÁ
      MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A eleição para a 1ª vice-presidente da Assembleia Legislativa que aconteceria nesta terça-feira, 8, foi adiada para a próxima terça, dia 15, para que seja pavimentada goela abaixo o nome da deputada Fátima Nunes (PT) ao posto uma vez que seu corrente, Júnior Muniz, também do PT, fará uma viagem a China para conhecer a BYD. 

  2. Ora, o que é mais importante : a vice-prsidência da ALBA ou a viagem a uma fábrica de veiculos?

   3. Imagina-se que seja a Assembleia. Os comentários nos bastidores da Casa é de que o deputado decidiu pela China, obviamente, a pedidos, uma vez que o governador Jerônimo Rodrigues, a presidente Ivana Bastos (PSD) e parte da bancada do PT querem Fátima.
 
   4. Uma outra questão é como ficará a credibilidade de Júnior Muniz com outros deputados que apoiavam seu nome, do PSD, PSB, PCdoB e da oposição, uma vez que estava com a eleição ganha e isso é real na medida em que a presidente Ivana vendo sua iminente vitória adiou o pleito. A novela chegou a Páscoa, no quarto mês do ano.

   5. Muitas conversas aconteceam e Júnior Muniz, a principio, dizia que iria manter seu nome até o fim - ele é aliado do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, nome forte no PT e que deseja mais espaços politicos na legenda inclusive já pré-lançou um nome para a presidência do Diretório, porém, convenceram-no da desistência. E própria Fátima admitiu que conversou com seu adversário.

   6. Bem, com a viagem nas asas da BYD, o caminho de Fátima parece livre para a sua eleição uma vez que não há movimento (pelo menos visivel) de que uma outro deputado venha concorrer com ela. 
  
   7. O infeliz Muniz declarou hokje, à imprensa: "Fui vencido pelo cansaço de não ter a votação. Não é o meu pensamento desistir. Estou conversando com os colegas da Casa. Mas se ficar mesmo para a próxima semana não vou estar presente, infelizmente. Vou conhecer as instalações da BYD na China”, declarou.
                                                                        *****
   8.  Em mais uma votação conduzida pela presidente Ivana Bastos, a Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (8.04), cinco proposições de autoria de parlamentares. Foram três Projetos de Resolução e dois Projetos de Lei, que cumprem uma determinação da deputada, quando assumiu a Presidência da ALBA, de votar semanalmente iniciativas de deputadas e deputados. Um acordo dos líderes do governo e da oposição, respectivamente Rosemberg Pinto (PT) e Tiago Correia (PSDB), dispensou as formalidades para votação.

  9. “Conforme eu disse na primeira reunião da Mesa Diretora sob a minha presidência, no dia 10 de março passado, uma das obrigações dos integrantes do Parlamento é justamente propor e atualizar Leis”, rememorou a chefe do Legislativo estadual. Na mesma reunião ficou decidida a intensificação e valorização do trabalho das Comissões temáticas da ALBA e que haveria uma sessão semanal exclusivamente para discutir e submeter à aprovação do Plenário proposições de iniciativa parlamentar. “Estamos cumprindo o que foi acertado”, afirmou a presidente Ivana Bastos.

  10. Foram aprovados os Projetos de Lei 21.707/2015, do deputado Alex da Piatã (PSD), que obriga a colocação, em local visível, de placas informando a lotação máxima de pessoas em recintos fechados, relatado pela deputada Claudia Oliveira (PSD); e o 24.714/2023;

  11. Do deputado licenciado Ângelo Almeida (PSB), que assegura às mulheres o direito de acompanhante de sua livre escolha, nas consultas e exames nos estabelecimentos públicos e privados de saúde, sendo obrigatório nos casos que envolvam sedação ou anestesia que induzam a inconsciência da paciente ou durante exames sensíveis. O relator foi o deputado Vitor Bonfim (PV).

  12. Os Projetos de Resolução aprovados foram o 3.259/2025, da Mesa Diretora e relatado pelo deputado Marcone Amaral (PSD), concedendo a comenda 2 de Julho ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso; 3.243/2025, do deputado Patrick Lopes (Avante) e relatado pelo deputado Vítor Azevedo (PL), concedendo a mesma comenda ao deputado federal Antônio Brito (PSD-BA); e o 3256/2025, do deputado Adolfo Menezes (PSD), relatado pelo deputado Rosemberg Pinto, que concede o título de Cidadão Baiano ao delegado federal Leandro Almada da Costa.

  13. O prefeito de Salvador, Bruno Reis, tomou posse como vice-presidente de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres da nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (7), durante a 87ª Reunião Geral da FNP, em Brasília.

  14. “Muitos prefeitos têm sofrido com as mudanças climáticas. É um fato; uma constatação. Cada vez mais temos observado eventos climáticos extremos. Chuvas como nunca vistas em nenhum outro momento da nossa existência. E temperaturas que aumentam a cada ano”, afirmou Bruno Reis. Ele citou, por exemplo, as fortes chuvas recentes em municípios como São José dos Campos (SP) e Angra dos Reis (RJ).

   15. O chefe do Executivo soteropolitano, que antes ocupava o cargo de vice-presidente de Concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs) da entidade, agora vai comandar uma área em que a capital baiana tem se destacado como referência nacional, pelo trabalho efetuado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). No final do ano passado, inclusive, Salvador sediou a Semana Nacional de Redução de Desastres, com a participação de representantes das Defesas Civis de cidades da Bahia e do Brasil.

   16. Nos últimos 12 anos, a Prefeitura de Salvador tem investido expressivamente em obras de proteção de áreas de risco para deslizamentos de terra. Neste período, foram R$280 milhões investidos para proteger 550 pontos, entre contenções de encostas e aplicação de geomantas.

   17. O Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec) atua desde 2016 no monitoramento meteorológico da cidade, sendo um dos equipamentos de referência no país nesta área. Também foi criado o Centro de Estudos e Pesquisas da Defesa Civil (Cepedec), para contribuir na formulação de políticas públicas que promovam maior segurança da população soteropolitana.

   18. A Codesal também tem feito a capacitação de jovens nas escolas e moradores das áreas de risco, com o intuito de formar pessoas aptas a colaborarem em momentos críticos causados pela chuva. 

   19. Entre as ações realizadas pela Defesa Civil de Salvador para promover a percepção e prevenção de riscos nas comunidades, estão os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), o Nupdec Mirim, o Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE), o Mobiliza Defesa Civil e os simulados de evacuação de área.

   20. Durante a 87ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos, Bruno Reis ainda agradeceu o trabalho e dedicação do antigo presidente da entidade, o ex-prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira, e parabenizou o novo presidente, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes