Política

ASSEMBLEIA HOMENAGEIA JOAQUIM NETO E STELA SOUZA NA PRÓXIMA SEMANA

Duas homenagens na Assembleia Legislativa após a semana santa
Tasso Franco , da redação em Salvador | 18/04/2025 às 21:03
Joaquim Neto é médico e ex-prefeito de Alagoinhas
Foto: Aluisio Neto
  Na semana pós-feriado, a Assembleia Legislativa realizará duas sessões especiais para homenagear personalidades com relevantes serviços prestados à saúde pública na Bahia. Na quinta-feira (24), às 10h, o médico e ex-prefeito Joaquim Neto receberá a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pelo parlamento baiano. No mesmo dia, às 15h, será a vez da presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), Stela dos Santos Souza, que receberá o Título de Cidadã Baiana.

A homenagem a Joaquim Neto foi proposta pelo deputado estadual Alex da Piatã (PSD), como forma de reconhecer “os relevantes serviços” prestados pelo médico e político aos municípios de Alagoinhas e Sátiro Dias, no território do Litoral Norte e Agreste Baiano, onde exerceu mandatos como prefeito. “Trata-se de uma liderança cuja trajetória orgulha não apenas Alagoinhas, mas toda a região”, afirmou.

Segundo o deputado, Joaquim Neto tem trajetória marcada pela dedicação à saúde pública e à administração municipal. Foi diretor da Maternidade de Alagoinhas, da 3ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) e do Hospital Regional Dantas Bião. Na vida política, comandou o município de Sátiro Dias por três mandatos e foi prefeito de Alagoinhas por dois períodos consecutivos. Também atuou como médico voluntário nos times Alagoinhas Atlético Clube e Catuense Futebol.

Já à tarde, a ALBA homenageia a fluminense Stela Souza, presidente do Cosems-BA desde 2015, “por sua contribuição decisiva à saúde pública baiana, especialmente durante a pandemia da Covid-19”. A proposta foi apresentada pelo deputado Hassan (PP), que atuou como vice-presidente do conselho ao lado dela entre 2017 e 2018.

“Com dedicação, competência e integridade, Stela Souza se tornou uma referência na saúde pública da Bahia. Esteve na linha de frente durante a pandemia, coordenando ações entre os municípios e articulando com os governos estadual e federal em busca de recursos, equipamentos, testes e vacinas”, justificou Hassan ao propor a outorga do título.

Ex-secretária de Saúde de Jequié, Stela também atuou em Eunápolis, Itaparica, Itacaré e, mais recentemente, em Cabaceiras do Paraguaçu. Representa a Bahia no Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e tem papel destacado na formulação de políticas públicas para o Sistema Único de Saúde (SUS). Entre suas principais contribuições estão a captação de recursos para hospitais filantrópicos e a ampliação de serviços de média e alta complexidade no estado.

Além das homenagens, a Assembleia Legislativa sediará na próxima semana um ato especial em reconhecimento ao trabalho do grupo Força Jovem Universal (FJU), criado em 1977 pela Igreja Universal do Reino de Deus. A iniciativa busca alcançar o público jovem por meio de ações sociais voltadas à conscientização e prevenção contra as drogas e o suicídio. O evento também será realizado na quinta-feira, no Plenarinho, a partir das 14h.

A instituição promove a prática de esportes, cursos, workshops e atividades culturais e de lazer voltadas à inclusão e à ressocialização. Entre as ações desenvolvidas estão oficinas de teatro, cinema, música e dança, além de eventos que impactam positivamente milhares de vidas. “Estas ações mudam e restauram histórias e famílias inteiras em mais de cem países, inclusive entre a juventude da Bahia”, destaca a organização.

Durante a semana, a ALBA também receberá a exposição "Realidade e Utopia", do artista plástico Valmir Cruz. A exposição reunirá, no hall de entrada da ALBA, um conjunto de obras que exploram temas como exuberantes paisagens, casarios do século passado, questões sociais e abstracionismo. A mostra apresenta 14 obras inéditas do artista, natural de Sátiro Dias.