Vice-governador Geraldo Júnior e ministra Luciana Santos inauguram Laboratório Maker em Juazeiro
Da Redação , Salvador |
12/07/2025 às 14:48
Vice-governador Geraldo Jr em Juazeiro
Foto: DIV
O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, inauguraram, nesta sexta-feira (11), o Laboratório Maker da Escola CODEFAS, em Juazeiro. O objetivo é fomentar a iniciação científica e o uso de tecnologias entre estudantes da educação básica.
"Esta entrega marca mais um passo do Governo do Estado na implantação de 180 laboratórios maker em unidades da rede estadual de ensino, fruto da parceria com o Governo Federal, beneficiando estudantes e professores em toda a Bahia. O investimento é de R$ 21 milhões, com recursos estaduais e federais", informou Geraldo Júnior, ao completar que os espaços também beneficiarão comunidades quilombolas, indígenas, ribeirinhas, pescadores artesanais e moradores de pequenos municípios, promovendo acesso à ciência como ferramenta de transformação social e desenvolvimento sustentável.
A iniciativa integra o programa Mais Ciência na Escola, fruto da parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Secretaria da Educação (SEC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o objetivo de fomentar a iniciação científica e o uso de tecnologias entre estudantes da educação básica.
O espaço é equipado com impressoras 3D, notebooks, tablets, computadores e kits de robótica, dentre outros equipamentos. A implantação dos laboratórios teve início em 20 de maio, com a inauguração da primeira unidade no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação (CEEINFOR) Mãe Stella, no bairro do Cabula, em Salvador, pelo governador Jerônimo Rodrigues e a ministra.
Durante a cerimônia, a ministra Luciana Santos destacou a importância da iniciativa para a formação científica da juventude brasileira. “Este é um programa voltado para preparar nossos jovens para a revolução tecnológica em curso, para a transição energética, para a indústria 4.0. Aqui os estudantes terão impressora 3D, robótica e microeletrônica. Lançamos este programa aqui na Bahia e retorno hoje para dar continuidade a esta ação que vai contribuir muito para elevar ainda mais a qualidade da nossa educação”, afirmou.
Os laboratórios fazem parte de um conjunto de ações que integram a Lei PopCiência Bahia, lançada em 19 de maio pelo Governo do Estado. A legislação institui uma política permanente de incentivo à ciência, tecnologia e inovação, com foco na formação científica de estudantes da rede pública. A proposta visa promover, de maneira integrada entre a SEC e a Secti, atividades transdisciplinares voltadas às juventudes baianas, reforçando o protagonismo estudantil na produção do conhecimento.
O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, também participou da solenidade de entrega, ao lado do deputado estadual Zó, de vereadores, lideranças políticas, secretários municipais, representantes de movimentos sociais e comunidade escolar.
Foto: Carlos Alberto