TCE APROVA contas do governo Jerônimo Rodrigues 2024 com ressalvas
Tasso Franco , da redação em Salvador |
20/07/2025 às 18:41
Samu simulado 20 anos em Salvador
Foto: Bruno Concha
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Há exatos 20 anos, em 18 de julho de 2005, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) começou oficialmente a operar em Salvador, oferecendo atendimento pré-hospitalar em situações onde cada segundo pode definir o desfecho entre a vida e a morte. Desde então, o Samu se tornou um dos principais pilares do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital baiana, marcando presença nas ruas, casas, estradas e comunidades, onde quer que alguém precise de ajuda urgente.
2. Atualmente, o Samu Salvador realiza cerca de 300 atendimentos por dia, com tempo médio de resposta de 15 minutos. A estrutura conta com 13 bases fixas, quatro pontos de apoio e 92 unidades móveis, incluindo ambulâncias, motolâncias e ambulanchas. Com atuação metropolitana, o serviço atende, além da capital, os municípios de Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, Vera Cruz, Madre de Deus, Itaparica, São Francisco do Conde, Saubara e Santo Amaro.
3. Desde a implantação, o médico Ivan Paiva está à frente da gestão do serviço e, para ele, cada atendimento é uma missão. “O Samu é muito mais que um serviço de emergência, é cuidado, escuta e presença onde mais se precisa. São 20 anos de histórias vividas, onde cada profissional atua com coragem, técnica e empatia. Cada ocorrência é única, e cada vida salva reforça nosso compromisso. Duas décadas de existência e milhares de vidas salvas”, avalia.
4. O titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Rodrigo Alves, destacou o papel estratégico do serviço para Salvador. “O Samu é o SUS em movimento. A cada plantão, nossas equipes demonstram preparo, dedicação e espírito público. É um orgulho para Salvador contar com um serviço tão essencial, que honra a missão de salvar vidas todos os dias”, declara.
5. Atuações de destaque – Dentre as principais ocorrências que marcaram a história do Samu Salvador estão o naufrágio de um catamarã que fazia a travessia Salvador–Morro de São Paulo com 132 passageiros, em 2006. Na ocasião, os profissionais atuaram na triagem e estabilização das vítimas no terminal marítimo, numa das primeiras grandes ocorrências do serviço.
6. Outras situações que exigiram capacidade técnica, qualidade do atendimento e preparação emocional das equipes foram o desabamento de parte da arquibancada do estádio Fonte Nova, em 2007; o desabamento de um casarão no Centro Histórico, em 2010, com atendimento a uma vítima presa nos escombros por mais de 20h; e o naufrágio da lancha Cavalo Marinho, em 2017, que fazia a travessia Salvador-Mar Grande, atuando na operação de resgate de dos passageiros e encaminhamento às unidades de saúde.
7. Também entram na lista o tombamento de ônibus no Acesso Norte, em 2019, que deixou ao menos 27 feridos e o atendimento ágil do Samu foi decisivo para evitar mortes; o acidente aéreo em Maraú, em 2019), com a transferência de feridos para Salvador; e a pandemia de Covid-19, entre 2020 e 2022, com atuação na regulação, transporte e atendimento de pacientes 24 horas por dia, durante a maior crise sanitária deste século.
8. Referência – Além da atuação em campo, o Samu Salvador investe constantemente em modernização tecnológica e capacitação profissional. O serviço é referência no protocolo de infarto pré-hospitalar, e as ambulâncias são equipadas com ultrassom portátil, videolaringoscópio e hemogasometria, recursos geralmente disponíveis apenas em UTIs.
9. Nos últimos dez anos, mais de 20 mil profissionais da rede de urgência da Região Metropolitana foram capacitados pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), que também realiza oficinas e formações em primeiros socorros para a população, contribuindo para a prevenção e o salvamento de vidas.
***
10. A Prefeitura de Salvador e as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) vão lançar nesta segunda-feira (21), a partir das 8h30, a Festa de Santa Dulce dos Pobres 2025 em coletiva de imprensa no Santuário dedicado ao Anjo Bom da Bahia, na Av. Dendezeiros (Bonfim).
11. Durante a agenda, que terá a presença do prefeito Bruno Reis, será apresentada a programação cultural e religiosa prevista para a festa, além dos números da edição de 2024. Neste ano, a celebração terá como tema “Com Santa Dulce dos Pobres, somos peregrinos de Esperança”.
12. Neste domingo (20), o governador Jerônimo Rodrigues concluiu sua passagem pela região Norte da Bahia, com uma visita ao município de Uauá, onde realizou entregas e inaugurou obras nas áreas de saúde, infraestrutura, segurança pública e desenvolvimento rural. A população da capital do bode testemunhou A inauguração da ponte sobre o Rio Vaza Barris, no trecho da BA-120, que muda a realidade de milhares de famílias da região.
13. Para o empresário Givanildo Basilino dos Santos a ponte é de grande importância para o desenvolvimento agrícola e o tráfego na região. “É uma obra que a gente precisava há muito tempo. Vivia no sofrimento com esse rio. Não tinha passagem quando chovia e hoje, graças a Deus, temos a ponte. E também vai contribuir muito, tanto para o escoamento, quanto para o pessoal da agricultura familiar, os pequenos agricultores, que agora podem trazer as suas mercadorias para a feira”, pontuou.
14. Com 160 metros de extensão e investimento de mais de R$ 11,6 milhões, a obra da nova ponte foi executada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) e vai facilitar o escoamento da produção agrícola e de caprinocultura, principais atividades econômicas da região.
15. O equipamento beneficia cerca de 24 mil habitantes e garante mobilidade segura e permanente entre as comunidades da região. Além da ponte, o governador também inaugurou a pavimentação de um trecho com extensão de 1,86 quilômetro, no acesso ao povoado de Caldeirão da Serra, no distrito de Serra da Canabrava, por meio do programa Bahia em Movimento, com aporte de R$ 2,7 milhões.
16. O Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) e o Sindicato dos Odontologistas da Bahia se reuniram com a comissão de aprovados no último concurso da Prefeitura de Salvador.
⠀ 17. Juntas, as entidades redigiram um ofício destinado à Prefeitura, às Secretarias de Saúde (SMS) e de Gestão (SEMGE), solicitando a homologação imediata do concurso e a nomeação dos cirurgiões-dentistas aprovados, reforçando a importância de ampliar o acesso da população à Saúde Bucal.
⠀ 18. Uma reunião com os secretários municipais já foi solicitada. O CRO-BA segue atuando com firmeza pela valorização da categoria e pela ampliação do atendimento odontológico na capital.
19. No dia 23 de julho de 2025, às 16h, o projeto "Aprendendo e ensinando no café" promovido pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia apresenta a palestra "1850 -1950: Um Centenário de Espaços Culturais em Salvador", que será pronunciada pela professora doutora e arquiteta Cybele Celestino.
20. No período decorrido entre a segunda metade do século XIX e a segunda metade do século XX, muitos eventos culturais foram realizados em Salvador, que era um importante polo cultural do Brasil. Assim, a proposta é mostrar alguns tipos dos eventos que ocorreram em nossa cidade e os locais onde aconteceram, destacando curiosidades sobre os mesmos. O projeto é coordenado pelos professores Caiuby Alves e Lúcia Góes, e a entrada é gratuita.
21. A procuradora geral do Estado da Bahia, Bárbara Camardelli, teve participação de destaque na sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado (TCE/BA), realizada nesta quinta-feira (17), que culminou com a aprovação, por unanimidade, das contas do governador Jerônimo Rodrigues, referentes ao exercício de 2024.
22. Logo após a apresentação do voto do relator, Bárbara Camardelli fez uso da palavra para defender as ações e diretrizes da administração estadual, além de esclarecer pontos que motivaram ressalvas e recomendações por parte da Corte. Sua intervenção reforçou o compromisso do Governo com a legalidade, a responsabilidade fiscal e a transparência na gestão dos recursos públicos.
23. Na ocasião, o TCE/BA decidiu pela emissão de parecer prévio recomendando a aprovação das contas, com três ressalvas, recomendações (ambas aprovadas por maioria de votos), além de ênfases (por unanimidade). Também foi aprovado, de forma unânime, que o Poder Executivo elabore um Plano de Ação, no prazo de até 120 dias, contendo medidas para sanar as fragilidades apontadas no Relatório de Auditoria, com prazos definidos e identificação dos responsáveis por cada providência.
24. A sessão foi presidida pelo conselheiro Marcus Presidio e acompanhada por diversas autoridades da administração estadual. Em sua fala de abertura, o presidente destacou a relevância do trabalho dos auditores na análise das contas, classificando-o como uma das mais importantes atribuições do TCE/BA, “por representar um instrumento essencial de fiscalização da gestão pública e fortalecimento da cidadania”.
25. Além da procuradora geral, também estiveram presentes à sessão a Procuradora Geral Adjunta para Assuntos Jurídicos, Patrícia Saback, o secretário da Casa Civil, Afonso Florence; o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner; o auditor geral do Estado, Luís Augusto Peixoto Rocha; e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Trindade.
26. A sessão foi marcada por homenagens ao conselheiro Antônio Honorato de Castro Neto, que se aposentará no próximo dia 27.