PT confirma que eleição de Tássio Brito para presidente do diretório da Bahia valeu
Tasso Franco , da redação em Salvador |
22/07/2025 às 18:39
Microtomógrafo da UESC
Foto: UESC
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Professores do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC), em parceria com o Centro de Ciências e Tecnologia das Radiações (CTR), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), desenvolveram um microtomógrafo de raios X de baixo custo, capaz de gerar imagens tridimensionais com alta precisão. A tecnologia, inédita na região, tem como objetivo ampliar o acesso a análises não destrutivas em diversas áreas da ciência.
2. A tomografia computadorizada de raios X permite a obtenção de imagens da estrutura interna de objetos sem a necessidade de danificá-los. O processo ocorre em duas etapas principais: na fase de scan, são capturadas projeções radiográficas da amostra em múltiplas direções; em seguida, na etapa de reconstrução, essas imagens são processadas matematicamente, resultando em modelos tridimensionais detalhados.
3. Amplamente utilizada em diagnósticos médicos, a tomografia também desempenha um papel essencial na indústria e na pesquisa científica, permitindo a caracterização morfológica interna de amostras em escala micrométrica. No entanto, o alto custo dos equipamentos comerciais e a escassez de profissionais capacitados são obstáculos frequentes para sua adoção em ampla escala.
4. Buscando superar essas barreiras, a equipe do PPGMC desenvolveu o protótipo UESC-MicroXplorer, por meio da aquisição dos componentes essenciais — como a fonte e o detector de raios X — e da fabricação dos sistemas auxiliares, incluindo estrutura mecânica, sistema de alimentação e controle, e o porta-amostras. O projeto também teve papel fundamental na capacitação de alunos de graduação e pós-graduação, promovendo o domínio prático e teórico das tecnologias envolvidas.
5. O trabalho foi coordenado pelo professor Dany Sanchez Dominguez e envolveu docentes e discentes do PPGMC, pesquisadores do CTR e alunos do curso de Ciência da Computação da Uesc. A iniciativa contou ainda com o apoio técnico-científico de instituições parceiras, como o Laboratório de Ensaios Físicos da UERJ, o Instituto Hardware Brasil sediado na Unicamp, e o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Cepedi), de Ilhéus. O projeto foi financiado pelo CNPq e pelo Programa de Apoio à Pesquisa da Uesc.
6. A construção do UESC-MicroXplorer oferece aos grupos de pesquisa da universidade uma poderosa ferramenta de investigação científica, ao mesmo tempo em que contribui para a democratização do acesso a tecnologias de imagem avançadas. A equipe agora trabalha no aprimoramento do protótipo visando aumentar a qualidade das imagens geradas. Além disso, planeja disponibilizar o conhecimento adquirido e as especificações do equipamento como projeto aberto, incentivando a replicação da iniciativa por outras instituições de ensino e pesquisa no Brasil.
****
7. Nos dias 29 e 30 de julho de 2025, a OAB-BA realiza o I Congresso da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha: justiça racial, democracia, reparação e bem viver. O encontro gratuito acontece na Casa da Mulher Brasileira, no dia 29, e na Escola Superior de Advocacia (ESA), no dia 30, e integra a programação do Julho das Mulheres Negras da OAB/BA, em celebração ao 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela.
8. O evento é voltado para advogadas e advogados, estudantes de direito, lideranças comunitárias, representantes de movimentos sociais e profissionais atuantes na promoção dos direitos humanos, da justiça racial e equidade de gênero. As inscrições devem ser feitas até o dia 29 de julho pela plataforma Sympla pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/i-congresso-da-mulher-negra-da-oab-ba/3043423.
9. “O 1º Congresso da Mulher Negra reforça valores defendidos pela OAB-BA. É um momento histórico, construído com coragem, consciência e o compromisso com a valorização das vozes que, por muito tempo, foram silenciadas ou invisibilizadas, inclusive dentro do próprio sistema de Justiça.
10. É impossível falar de democracia, de direitos humanos e de justiça social sem reconhecer o protagonismo das mulheres negras na construção deste país e na composição de uma advocacia plural, potente e transformadora”, afirma a presidenta da OAB-BA Daniela Borges.
11. Durante dois dias, a programação contará com palestras, painéis temáticos, oficinas práticas, vivências culturais e a entrega do Prêmio Tereza de Benguela para mulheres negras com trajetória de destaque na luta por justiça racial, democracia, reparação e bem viver.
12. “O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é uma data que nos remete à luta travada por referências da nossa ancestralidade e que apontaram caminhos para as demais gerações no enfrentamento do racismo, machismo e outras violências que atingem as mulheres negras no sistema judiciário. Nesse contexto, o congresso, além da discussão sobre melhorias, tem a proposta de celebrar conquistas e reconhecer nossas atuais lideranças”, afirma a presidenta da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB-BA, Camila Carneiro.
13. A iniciativa é uma realização da Comissão de Promoção da Igualdade Racial com o apoio da Comissão da Advocacia Negra, da ESA e da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa, da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, da Comissão de Direitos Humanos, Comitê de Acompanhamento e Capacitação sobre o Julgamento com Perspectiva de Gênero e do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia.
14. O congresso tem como objetivo promover um espaço de articulação, escuta e fortalecimento das mulheres negras na advocacia, no sistema de justiça e na sociedade civil.
15. "A OAB-BA protagonizar o 1º Congresso da Mulher Negra é uma grande realização para a advocacia e geral e em respeito e homenagem às mulheres negras que vêm construindo a nossa sociedade e provocando o direito a ser mais justo e equitativo, reconhecendo essas juristas, seus saberes e contribuições diretas para uma sociedade mais justa", disse a vice-presidenta da Comissão da Advocacia Negra, Cídia Dayara Vieira.
16. Nesta quarta (23) e quinta-feira (24), o Circuito Mulheres Negras em Movimento, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil Secção Bahia (OAB/BA), realizará plantão de assessoria jurídica gratuita exclusiva para mulheres negras, na sede da entidade, na Praça da Piedade, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com atendimentos por ordem de chegada.
17. Serão oferecidos esclarecimentos jurídicos em áreas como Direito Civil, de Família e do Consumidor, orientações sobre como iniciar processos, responder intimações ou realizar pedidos judiciais, além de encaminhamentos para serviços especializados, rede de proteção à mulher e órgãos de combate ao racismo.
18. “A gente sabe que muitas mulheres não têm acesso a advogados ou consultorias jurídicas de forma fácil e democratizado. Muitas são mães solo e vivem rotinas sobrecarregadas. Por isso, estamos promovendo essa ação, que garante um atendimento acolhedor e qualificado, com foco nas demandas específicas das mulheres negras de Salvador,” afirmou a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo da cidade, Ana Paula Matos.
19. A ação é promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), em parceria com a OAB-BA, dentro da programação do Salvador Capital Afro, e integra o Circuito Mulheres Negras em Movimento, como parte do calendário da IV Edição do Julho das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas da OAB Bahia.
20. Os atendimentos serão realizados exclusivamente por advogadas negras. O plantão reforça o compromisso com o acesso à justiça, oferecendo uma escuta acolhedora e sensível às vivências e especificidades das mulheres negras da cidade.
21. O governador Jerônimo Rodrigues lança nesta quarta-feira (23), às 14h30, o Plano Safra Bahia 2025/2026, em evento no Parque de Exposições. Durante a cerimônia, serão entregues máquinas e equipamentos para prefeituras e empreendimentos da agricultura familiar, com foco no fortalecimento da produção rural. Também será lançado edital da SDR/Bahiater, que irá beneficiar 320 agroindústrias ativas, com investimento de R$ 35 milhões por ano, ao longo de três anos.
22. A Câmara Nacional de Recursos, órgão auxiliar da Executiva Nacional do PT, terminou ontem (21) a análise dos pedidos de reconsideração contra as decisões do PT Bahia sobre o processo de eleições diretas do partido, conhecido como PED. Todos os recursos referentes à Bahia foram rejeitados.
23. Segundo julgamento da Executiva Nacional, as decisões adotadas pelo PT Bahia foram mantidas e o resultado final confirmado: Tassio Brito é o presidente eleito em primeiro turno - com mais de 70% - e a chapa “MUDA MAIS PT” a mais votada, com mais de 50% dos votos válidos.
24. Os números completos com a votação final em todas as cidades, assim como ficou a divisão de vagas entre as chapas concorrentes ao Diretório Estadual da legenda serão divulgados no sítio eletrônico do partido ainda hoje, no endereço www.ptbahia.org.br