Política

DEP PENALVA PROPÕE COMENDA 2 DE JULHO AO EX-PREFEITO RIO REAL, CARROÇA

Na justificativa, o parlamentar destaca a história de vida do ex-prefeito, marcada pela superação, trabalho e compromisso com o município de Rio Real, além de sua significativa contribuição ao desenvolvimento da agricultura
Da Redação , Salvador | 29/07/2025 às 20:09
Antonio Carroça e Penalva
Foto: DIV

O deputado estadual Penalva (PDT) propôs a concessão da Comenda 2 de Julho, uma das mais altas honrarias da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ao ex-prefeito de Rio Real, Antônio Alves dos Santos, mais conhecido como Carroça.

Na justificativa, o parlamentar destaca a história de vida do ex-prefeito, marcada pela superação, trabalho e compromisso com o município de Rio Real, além de sua significativa contribuição ao desenvolvimento da agricultura baiana, em especial ao setor da citricultura.

“Carroça é um exemplo de gestor público comprometido, que colocou Rio Real em um novo patamar de desenvolvimento e modernização. Sua história é de dedicação ao povo e à agricultura baiana, e essa homenagem é mais do que justa”, afirma o deputado.

Natural do povoado Caranguejo, zona rural de Rio Real, Carroça começou a trabalhar ainda na infância vendendo mingau e picolé, e mais tarde, puxando mercadorias em uma carroça — origem do apelido que carrega com orgulho. Após servir ao Exército, fundou a Disfrucar, empresa distribuidora de frutas que há mais de três décadas abastece o mercado nordestino com laranja e maracujá, tornando-se referência na citricultura nacional.

Sua trajetória política teve início em 2004, quando foi eleito prefeito de Rio Real. Foi reeleito em 2008, 2016 e 2020, tornando-se o único gestor a comandar o município por quatro mandatos, totalizando 16 anos à frente da prefeitura.

Durante sua gestão, Carroça se destacou por obras e iniciativas estruturantes, como a reestruturação fiscal e administrativa do município, a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da nova sede da Prefeitura e da Escola Djalma Farias, além da pavimentação do centro urbano e da construção do Portal da cidade.

Também foi responsável por importantes avanços na saúde, infraestrutura e modernização dos serviços públicos, além de contribuir diretamente para o fortalecimento da agricultura familiar e da economia local. Teve 15 contas aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), atestando sua responsabilidade e competência na gestão pública.
                                                                           ****