Secretário Osnir Cardoso – titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) – visitou, nesta quinta-feira (31/07), o Centro de Recuperação de Dependência Química Fundação Dr. Jesus no município de Candeias
Da Redação , Salvador |
01/08/2025 às 17:42
Isidório e a equipe da SDR
Foto: DIV
Propor hortas agroecológicas e incentivar a produção de alimentos saudáveis, sensibilizando todos sobre o processo de origem da comida, além de promover a atividade de plantar e cultivar alimentos para o próprio consumo, foram alguns dos objetivos do encontro ocorrido em Candeias ontem (31). Na ocasião, Osnir Cardoso e todo o time da SDR, destacaram a surpresa positiva que foi conhecer a Fundação Dr Jesus, uma Casa de fé, de cidadania com capacidade de atuar no completo resgate das famílias acolhidas. Uma obra social grandiosa tocada pelo Deputado Federal Pastor Sargento Isidório (AVANTE) e sua família às margens da BR-324 no Distrito de Menino Jesus em Candeias.
“O governo estadual faz muito pelo Desenvolvimento Rural e pelos vitimados das drogas acolhidos na Dr Jesus. A meta agora é ensinar parte dos alunos em tratamento de dependência química a trabalhar com hortas e algumas frutas, criação de animais para que eles possam, não só ter mais uma ocupação durante o tratamento, mas também diminuir o custo da aquisição de alimentos da Casa, e eles mesmos possam produzir mais alimentos saudáveis e sem agrotóxico. Nossos técnicos vão ajudar nessa parceria / construção. A Bahia cada vez mais tem que conhecer essa obra, para que deixemos de lado o preconceito e passemos integrar quem errou no passado de modo que esses filhos da Bahia não errem mais”, afirma Osnir Cardoso.
O Centro que muito em breve será também o 1° Hospital de Tratamento de Dependência Química foi idealizado pelo Pastor Sargento Isidório há quase 34 anos, que enfatizou que a SDR é parceira e trabalha efetivamente, para que a Dr Jesus tenha autonomia alimentícia, melhorando a vida das pessoas mais carentes da Bahia com e sem vícios. “Estamos muito alegres com essa visita técnica da equipe da SDR, que tem a responsabilidade de fazer mais pelas pessoas que mais necessitam por todo Estado. Me sinto honrado”, diz o Pastor Sargento Isidório que também é o Líder Espiritual da Casa.
A Fundação Dr Jesus conta hoje com uma megaestrutura, são exatos 297 profissionais: pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, fisioterapeutas, equipe de enfermagem completa, nutricionista, cozinheiros, monitores e equipe administrativa. Além disso, há motoristas para atender demandas externas, espaço kids (com psicopedagogos para atender filhos e filhas dos/as alunos/as em tratamento), refeitório, três piscinas - uma, inclusive, exclusiva para crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) - e uma ampla área de lazer, batizada de Dona Lindu. A entidade sem fins lucrativos funciona em regime de acolhimento 24 horas e atende hoje mais de 1.900 internos que obedecem ao plano terapêutico multidisciplinar.