Política

AGERBA INTERDITA TERMINAL MAR GRANDE E LEUR DIZ Q VERA CRUZ PODE FALIR

Leur Lomanto Jr. diz que após anos de enganação da ponte Salvador–Itaparica, Governo impõe mais dificuldades ao fechar ponte de Mar Grande
Tasso Franco , da redação em Salvador | 20/08/2025 às 19:13
Vera Cruz fica ilhada
Foto: Portal da Ilha

O deputado federal Leur Lomanto Jr. (União) criticou o Governo do estado pela decisão de interditar a ponte de Mar Grande, no município de Vera Cruz. Em pronunciamento na Câmara Federal, hoje (20/08), o parlamentar demonstrou indignação com a medida determinada pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), tomada sem diálogo com a prefeitura e a comunidade local. Segundo ele, além de revelar falta de planejamento, a decisão agrava ainda mais os problemas enfrentados pela população da Ilha, que já convive há mais de uma década com a promessa não cumprida da construção da ponte Salvador–Itaparica.

“Além de enganar a população com a promessa da ponte Salvador–Itaparica, o Governo ainda prejudica os moradores de Vera Cruz e região ao fechar a ponte de Mar Grande de forma arbitrária e sem apresentar alternativas”, enfatizou. O deputado apresentou a queixa da prefeitura, dos moradores e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que emitiu uma nota contrária à decisão.  Segundo eles, esse fechamento pode causar enormes prejuízos ao comércio, ao transporte alternativo, aos estudantes, trabalhadores e a todos que utilizam diariamente o equipamento.

O parlamentar se solidarizou com a população de Vera Cruz, com o prefeito Igor Pinho e a CDL, que destacou a gravidade da situação. “O transporte marítimo que liga Mar Grande a Salvador é essencial para movimentar a economia e manter a dinâmica do município. Sem essa alternativa, o comércio entra em colapso”, alertou.

No discurso, Lomanto Jr. destacou que se associou ao sentimento do prefeito, reforçando que a medida foi tomada sem respeito, sem diálogo institucional e sem um gerenciamento de crise adequado.

“O mesmo Governo do PT que há mais de 15 anos promete a ponte Salvador–Itaparica, agora, de forma arbitrária, fecha a ponte de Mar Grande, impondo mais dificuldades ao povo da Ilha. É mais uma demonstração de desrespeito de um governo que pouco tem contribuído com a região”, frisou.

ILHA NOTICIAS

Segundo o Portal Ilha Noticias a justificativa da AGERBA para interditar a ponte deu-se diante das rachaduras que tem em sua estrutura e pode desabar com o balçanço da maré. A questão é que não se deu uma alternativa aos moradores de Vera Cruz que estão praticamente ilhados.