Ao longo de três dias a INDEX reunirá autoridades políticas, líderes do setor e centenas de indústrias do setor para tratar de inovação, tecnologias e tendênciaas
Tasso Franco , da redação em Salvador |
26/08/2025 às 19:06
Polo Petroquímico de Camaçari
Foto: Rafael Martins/FIEB
MIDUINHAS GLOBAIS:
1. Começa, nesta quarta-feira (27), a INDEX Bahia: o maior evento da indústria do estado, cuja programação reflete a força desse setor produtivo baiano. Até a sexta-feira (29), o Centro de Convenções de Salvador reunirá mais de 300 empresas expositoras, além de líderes, especialistas e autoridades de todo o país para debater os rumos da indústria e destacar as principais tecnologias e tendências.
2. Com uma programação intensa, afinal são 220 horas de fóruns, painéis e experiências interativas, além de rodadas de negócios com 150 empresas, fomentando a economia. Já as plenárias e agendas estão voltadas para inovação, sustentabilidade e competitividade, que acontecem sempre em um dos oito espaços do evento.
3. A Index reflete a relevância da indústria baiana, que movimenta R$ 76 bilhões anuais, representa 25% do PIB estadual e gera mais de 460 mil empregos diretos. A programação completa está disponível no site oficial: www.indexbahia.com.br.
4. No primeiro dia, a abertura oficial do evento ocorre às 10h no auditório principal, com a presença de autoridades políticas e líderes do setor industrial. Entre os confirmados estão o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues, o prefeito de Salvador Bruno Reis, o presidente da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, e o diretor-superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury.
5. Ainda na quarta, um dos destaques é o painel “Desenvolvimento Econômico Municipal”, reunindo prefeitos de diferentes cidades baianas, como Luiz Caetano (Camaçari) e Thiago do Vale (Ipirá). Também contempla a programação o “Grand Prix de Inovação”; uma maratona com estudantes do SENAI que buscam soluções para desafios reais de empresas.
6. Já na quinta-feira (28), os destaques são os debates de relevância nacional e internacional, com a presença de empresários como Alexandre Baldy, vice-presidente da BYD, no painel sobre “Mobilidade Elétrica”; de José Gordon, diretor do BNDES, e Uallace Moreira, secretário de Desenvolvimento Industrial do Governo Federal, no painel sobre “Os Avanços do Programa Nova Indústria Brasil”.
7. Outro painel esperado é a “Discussão sobre Reforma Tributária e Impactos na Indústria”, com o Secretário Especial da Reforma Tributária, Bernard Appy, e o “Seminário sobre Ferrovias e o Desenvolvimento da Bahia”, com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa. A programação também contempla o “II Encontro Baiano do Jovem Industrial”, com especialistas como Gil Giardelli, que trará insights sobre inovação, e Mônica Burgos, sócia-fundadora da Avatim, que abordará casos de sucesso na indústria local.
8. Cultura e interatividade em destaque: A INDEX 2025 vai além dos debates econômicos e industriais, há espaço para a cultura com uma programação especial de shows na Varanda do SESI. O público poderá curtir apresentações ao vivo, sempre a partir das 17h, começando na quarta-feira (27) com o grupo Herbert & Richard, a tradicional Banda Didá e o DJ Amar. Já o grupo Gente do Choro e a dupla Amadeu Alves e Juliana se apresentam na quinta (28). O encerramento, na sexta-feira (29), será em grande estilo com a banda Samba de Farofa e o cantor Alexandre Leão.
9. Na área gastronômica, o espaço Cozinha Show SENAC, com aulas ministradas pelos chefs da instituição, demonstrações gastronômicas ao vivo, em que o público assiste, degusta e interage com produtos da indústria baiana. A programação acontece sempre nos turnos vespertino e noturno, com profissionais preparando menus que valorizam a cultura e gastronomia brasileira.
10. O evento oferece também outras experiências interativas, como a “Passarela da Moda”, que reúne desfiles de marcas baianas, estilistas e estudantes, além de um “Salão de Beleza”, com destaque para as marcas baianas de cosméticos, higiene e cuidados pessoais, onde serão realizados atendimentos ao vivo, consultorias e testes de produtos, gerando experiências práticas para o público.
**
11. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (26) o aumento do policiamento na residência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão atendeu a um pedido do diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, que indicou para um risco concreto de fuga de Bolsonaro, atualmente em prisão domiciliar. A solicitação da PF baseia-se em um alerta do líder do PT, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ). O parlamentar citou um risco de fuga de Bolsonaro.
12. A Procuradoria-Geral da República (PGR), representada pelo procurador-geral Paulo Gonet, apoiou a medida, que prevê policiamento em tempo integral. Segundo a PF, há indícios de que Bolsonaro poderia tentar buscar refúgio na Embaixada dos Estados Unidos, localizada a cerca de dez minutos, de carro, de sua residência. A embaixada é considerada território americano, onde decisões judiciais brasileiras não têm efeito sem autorização do governo dos EUA.
13. Em celebração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (PCDIM), o Shopping Barra promoveu, na tarde desta terça-feira (26), uma ação inclusiva com a APAE de Salvador, no encerramento da temporada da Pista de Gelo. Participaram 24 jovens, a partir de 16 anos, da Unidade de São Joaquim, e suas famílias, que tiveram a oportunidade de vivenciar momentos de lazer, socialização e integração, reforçando o acesso ao esporte e ao entretenimento como direito de todos.
14. O presidente da APAE de Salvador, Derval Evangelista, ressalta a importância da atividade na promoção da melhoria da qualidade de vida, além de contribuir com a socialização dos atendidos. “Estamos muito felizes com essa parceria de longa data com o Shopping Barra, que proporciona essa experiência para nossos jovens. Momentos como esse reforçam a importância da inclusão, do entretenimento e da convivência social, permitindo que nossos atendidos se sintam parte ativa na sociedade. Essa parceria torna tudo isso ainda mais especial”, destaca.
15. O Seminário Estadual Bahia Alfabetizada reuniu, nesta terça-feira (26), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, representantes de 348 municípios baianos em um grande movimento em defesa da alfabetização. Dividido em dois turnos, o encontro teve como foco o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Programa Bahia Alfabetizada, sancionado em agosto deste ano pelo Governo do Estado, por meio da Lei nº 25.668/2025.
16. A programação contemplou a apresentação dos resultados do Indicador Criança Alfabetizada e o lançamento de um plano emergencial de 10 semanas, que será aplicado em todo o território baiano para intensificar o processo de ensino e aprendizagem antes da próxima avaliação nacional, marcada para novembro deste ano.
17. A iniciativa promoveu um espaço de diálogo entre prefeitos, secretários municipais de Educação, representantes de universidades, Ministério Público, Assembleia Legislativa e diferentes instituições parceiras, em um esforço conjunto para garantir que todas as crianças aprendam a ler e escrever na idade certa.
18. A secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, falou sobre os desafios da alfabetização no estado, enfatizando a importância da realização desse encontro e sobre o empenho do Estado em atingir a meta de 65% das crianças alfabetizadas.
19. “O governo estadual, em colaboração com a UPB, está oferecendo apoio aos municípios, buscando identificar e atender às suas necessidades, seja em infraestrutura física ou na formação de professores. A garantia dos 200 dias letivos é crucial, assim como a alfabetização na idade adequada, até os sete anos, para evitar impactos negativos no desenvolvimento das crianças”, disse.
20. O deputado Júnior Nascimento disse no plenário da ALBA que o governador Jerônimo Rodrigues atropela as Comissão Temáticas da Assembleia e só manda projetos para a Casa Legislativa em regime de urgência.