Política

JERÔNIMO PROPÕE A ALBA CRIAR LOTECA; ROBINHO ALERTA A CONTO DO VIGÁRIO

Deputado da UB alerta que o estado está atolado em dividas
Tasso Franco , Salvador | 10/09/2025 às 12:22
Governador diz que a Loteca vai ajudar atividades culturais
Foto: Feijão Almeida
   O governador Jerônimo Rodrigues (PT) encaminhou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei para criar uma loteria estadua e revela na mensagem que os recursos obtidos por meio da iniciativa serão para financiar projetos na educação e na cultura.

   O BahiaInveste, sociedade anônima vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) será responsável por conduzir as atividades lotéricas, que podem incluir jogos e apostas tanto em meio físico quanto virtual. 

   O texto também prevê a possibilidade da empresa delegar a operação a parceiros privados por meio de concessão, permissão ou parcerias. No entanto, a fiscalização e a regulação dos serviços permanecerão sob responsabilidade do Estado. 

   Jerônimo solicitou a apreciação em regime de urgência, isto é, sem a necessidade das discussões nos colegiados.
O PL 25.935 deve ser votado em regime de urgência, dentro de 45 dias.

  "É mais uma fonte de renda para a gente poder fazer ações, principalmente as sociais. A BAHIAINVESTE, nossa empresa, vai gerenciar a proposta, mas vai ouvir as outras áreas, no sentido das propostas de uso do recurso”, disse Jerônimo em entrevista à imprensa.

   O deputado Botinho (UB) usou a tribuna da Casa Legislativa ontem e disse que há sinais de dificuldades financeiras no estado, o governo está endividado, tomando novos empréstimos para refinanciar dividas e governador Jerônimo parece sem rumo. Robinho alertou os prefeitos que estaria sendo cooptados pelo governador e disse que "vão cair no contro do vigário".