O DIU de cobre é um método não hormonal, altamente eficaz, que pode durar de 10 a 12 anos. Já o Implanon, aplicado sob a pele do braço
Tasso Franco , da redação em Salvador |
10/09/2025 às 21:42
DIU que dura 12 anos
Foto: Secom PMSSA
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A Atenção Primária à Saúde (APS) de Salvador conquistou o Selo UNFPA 2025, reconhecimento concedido pelo Fundo de População das Nações Unidas (ONU) a práticas inovadoras que fortalecem a saúde reprodutiva e os direitos das pessoas. A capital baiana se destacou pela ampliação da oferta de métodos contraceptivos reversíveis de longa duração, como o DIU de cobre e o implante subdérmico (Implanon), disponíveis na rede municipal.
2. A iniciativa garante mais autonomia e equidade no planejamento reprodutivo, especialmente para grupos que historicamente enfrentam barreiras de acesso. O DIU de cobre é um método não hormonal, altamente eficaz, que pode durar de 10 a 12 anos. Já o Implanon, aplicado sob a pele do braço, libera hormônio gradualmente, tem duração de até 3 anos e reduz significativamente as chances de gestações não planejadas.
3. O secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves, destacou a importância do reconhecimento internacional. “Salvador tem dado passos firmes na promoção da saúde reprodutiva, ampliando acesso e garantindo cuidado integral. Esse selo reforça que estamos alinhados com as melhores práticas globais e comprometidos em oferecer à nossa população um SUS mais humano, inclusivo e resolutivo”, afirmou.
4. O diretor da Atenção Primária à Saúde, Augusto Vidreira também ressaltou o papel estratégico da APS. “Esse selo mostra que Salvador está no caminho certo ao investir em práticas que colocam a mulher no centro do cuidado e ampliam a autonomia sobre suas escolhas. É um reconhecimento que valoriza o trabalho das nossas equipes e reforça o papel da Atenção Primária como porta de entrada e de inovação no SUS”, disse.
****
5. A mensagem do governador Jerônimo Rodrigues a ALBA solicitando autorização dos deputados para criar uma Secretaria Especial para cuidar da obra da Ponte Salvador a Itaparica é uma bola fora sem tamanho. A Seponte já virou nos corredores da Assembleia entre jornalistas e outros frequentadores da Casa, objeto de gozação. Creio que o governador deveria repensar essa ideia senão poderá pagar um pato enorme.
6. Imagino que no Estado com tantos órgãos SEINFRA, CONDER, SECTIS, SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO, ETC, haja alguém que possa copordenar um trabalho dessa natureza que, na prática, será mais de fiscalização do que de operação (TF).
7. Estão abertas as inscrições para o CXSaúde Brazil – Experiência do Cliente na Saúde, evento inédito em Feira de Santana que será realizado nos dias 17 e 18 de outubro de 2025, no Hotel NH. A expectativa é reunir mais de 350 participantes, entre profissionais de saúde, gestores hospitalares, representantes de operadoras de planos, clínicas, laboratórios, startups e empresas do setor.
8. Serão dois dias de imersão, aprendizado e networking, com a presença de mais de 19 palestrantes de referência nacional, vindos de cidades como São Paulo, Curitiba e Salvador. A programação contempla palestras inspiradoras, apresentação de cases reais, meetings de master posicionamento e debates sobre reputação, inovação, humanização, alta performance e lucro com propósito.
9. Segundo o curador do evento, Sérgio Almeida, estrategista de relacionamento e autor do best-seller “Ah! Eu não acredito”, a proposta é provocar uma reflexão sobre a transformação da saúde:
10. “A experiência do paciente não é mais um detalhe: é o que define a qualidade do cuidado. Feira de Santana foi escolhida por seu papel estratégico e por reunir profissionais e instituições que já fazem a diferença. Nosso objetivo é inspirar e conectar quem entende que saúde também é encantamento e humanização”, destaca Almeida.
11. O CXSaúde Brazil já conta com o apoio da SESAB, ABM e mais de 20 marcas parceiras, consolidando-se como uma iniciativa que promete reposicionar a forma como a saúde é entregue e percebida no Brasil. Além da presença de líderes do setor, o evento oferece alta exposição de marca, conexão direta com tomadores de decisão e relatórios de impacto e engajamento para parceiros institucionais.
12. As inscrições podem ser realizadas pela Secretaria do Evento, através do link: https://clik.now/CXSDOITYINSCRICAO, pelos telefones (71) 99988-7817 e (71) 99933-7817, ou pelo e-mail [email protected].
13. Nos dias 8 e 9 de outubro, serão realizados em Fortaleza dois importantes eventos para o setor filantrópico do Nordeste: o Congresso dos Hospitais e Entidades Filantrópicas Cearenses e o VII Benchmarking FESFBA.
14. No ano passado, a Federação das Misericórdias do Ceará (FEMICE) e a Federação das Santas Casas da Bahia (FESFBA) promoveram, na Bahia, um grande encontro sobre filantropia. Agora, será a vez do Ceará sediar o evento.
15. Segundo a presidente da FESFBA, Dora Nunes, “este ano vamos debater um tema atual e essencial: a centralidade do cuidado na gestão de saúde em tempos de inteligência artificial. Um encontro – destacou – para ampliar conhecimentos, inspirar, trocar ideias e, acima de tudo, fortalecer a união do setor filantrópico no Nordeste.”
16. Quanto ao VII Benchmarking FESFBA, que integra o calendário permanente de eventos da Federação da Bahia, seu principal objetivo é compartilhar experiências e cases de sucesso que fortalecem a gestão e a assistência das unidades filantrópicas.
17. Dora Nunes ressalta ainda que a presença dos associados em Fortaleza é fundamental: “cada experiência compartilhada faz toda a diferença na construção de um setor mais forte, inovador e preparado para os desafios da saúde pública, em especial.”
18. Partes de um abrigo de ônibus foram encontradas num ferro velho durante operação de combate ao comércio ilegal realizada nesta quarta-feira (14) pela Polícia Civil em parceria com órgãos municipais. A Operação Escudo Urbano, que tem foco em estabelecimentos de sucatas e ferros-velhos na cidade, contou com a participação de equipes da Secretaria de Mobilidade (Semob), Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Ordem Pública (Semop), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Diretoria de Iluminação Pública (Dsip) e Limpurb, além da Polícia Civil.
19. Durante a ação, diversos itens foram encontrados, como uma arma de fogo, materiais de cobre, peças de mobiliário urbano, entre outros de origem duvidosa. “Este tipo de ação conjunta é de grande importância para toda a cidade, envolvendo diversos órgãos. É uma resposta às ações de vandalismo, buscando identificar os receptadores e preservar os equipamentos urbanos de Salvador”, destacou o secretário de mobilidade de Salvador, Pablo Souza.
20. Apenas este ano, mais de 500 abrigos já precisaram ser recuperados em toda a cidade pela equipe da Semob, seja por danos causados pelo tempo ou mesmo por vandalismo. “É uma ação importante com a participação da Guarda Municipal e da estrutura da Secretaria de Segurança Pública para recuperar peças do mobiliário urbano que são vandalizadas, especialmente peças roubadas dos abrigos de ônibus, o que não apenas onera o poder público, como prejudica o usuário do transporte, que fica sem os abrigos”, explicou o secretário.
21. O Bahia jogou hoje contra o Fluminense como um time pequeno. Tem uma equipe melhor do que a do Flu, mas, Renato fez a diferença enquanto Rogério Ceni foi tímido demais.