Política

DEPUTADO PENALVA IRONIZA PETISTA E DIZ QUE GOV JERÔNIMO ESTÁ ESGOTADO

Deputado Penalva diz que declaração de Robinson Almeida decreta fim do governo Jerônimo*
Tasso Franco ,  Salvador | 15/12/2025 às 19:22
Penalva também criticou a política de endividamento da gestão petista
Foto: alba
O deputado estadual Penalva (PDT) reagiu, nesta segunda-feira (15), a uma declaração do deputado Robinson Almeida (PT) sobre a atuação da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e afirmou que a fala do petista representa, na prática, um reconhecimento do esgotamento do governo Jerônimo Rodrigues (PT).

Durante crítica às obstruções feitas pela oposição nas últimas sessões da Casa, Robinson Almeida declarou que o grupo teria passado “três anos dormindo em berço esplêndido” e só teria acordado “aos 45 do segundo tempo”, após cobrança do ex-prefeito de Salvador e candidato ao governo em 2022, ACM Neto (União Brasil).

Para Penalva, a própria analogia usada pelo parlamentar petista evidencia o fim do ciclo do atual governo.

“Ainda falta um ano para o governo Jerônimo acabar e o deputado já diz que estamos nos 45 do segundo tempo. Ou seja, para o próprio Robinson Almeida, o governo acabou. Ele decreta o fim da gestão Jerônimo Rodrigues”, afirmou.

O deputado do PDT avaliou ainda que a declaração é um reconhecimento dos resultados negativos do governo estadual em áreas estratégicas.

“O governo acumula os piores índices da Bahia, especialmente na segurança pública, na educação, na geração de empregos e no aumento da fila da regulação da saúde, conforme apontado em relatório do Tribunal de Contas”, enumerou.

Penalva também criticou a política de endividamento da gestão petista. Segundo ele, o governo estadual atingiu um patamar recorde de empréstimos.

“Hoje, o volume de empréstimos já equivale a cerca de 50% do orçamento do Estado”, destacou.

Para o parlamentar, o discurso do líder governista revela desgaste político e administrativo e reforça a avaliação de que o atual modelo de gestão está esgotado.