O silêncio da esquerda brasileira com o massacre no Irã é algo que mostra a hipocrisia à flor da pele
Tasso Franco , da redação em Salvador |
13/01/2026 às 19:01
Vacine-se
Foto: SMS
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa nesta terça-feira (13) que 12 unidades de referência, distribuídas nos Distritos Sanitários, aplicarão a vacina contra a Covid-19 em crianças de 6 meses a menores de 5 anos. (Confira a lista completa dos locais abaixo).
2. As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para a imunização, é necessário apresentar o documento da criança e, se disponível, o cartão de vacinação.
3. A estratégia tem como objetivo organizar o fluxo de atendimento e garantir o uso adequado das doses atualmente disponíveis no município, concentrando a oferta em unidades específicas para assegurar melhor otimização.
4. A SMS mantém diálogo permanente com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e acompanha, de forma articulada, o fluxo nacional de distribuição dos imunizantes, que ocorre a partir do governo federal, com repasse aos estados e, posteriormente, aos municípios. Nesse contexto, o município segue realizando solicitações institucionais e aguarda a definição de novos envios para reforço do estoque local.
5. Unidades para vacinação contra a Covid-19:
UBS Clementino Fraga – 5º Centro (Barra/Rio Vermelho)
USF Curralinho (Boca do Rio)
UBS Manoel Vitorino (Brotas)
UBS Edson Teixeira (Cabula/Beiru)
UBS Nelson Piauhy Dourado (Cajazeiras)
UBS Ramiro de Azevedo (Centro Histórico)
UBS Virgílio de Carvalho (Itapagipe)
UBS José Mariane (Itapuã)
UBS Maria Conceição Santiago Imbassay (Liberdade)
UBS Pires da Veiga (Pau da Lima)
UBS Péricles Laranjeiras (São Caetano)
UBS Periperi (Subúrbio)
9. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) determinou a retirada de outdoors atribuídos ao deputado federal Joseildo Ribeiro Ramos (PT), em Alagoinhas e cidades da região nordeste da Bahia. A Justiça entendeu que o material configura propaganda eleitoral irregular.
10. A decisão, proferida na segunda-feira (12), atende a uma representação ajuizada pelo Partido Novo, que apontou a instalação de diversos outdoors neste mês.
11. As peças exibiam o nome e a imagem do parlamentar, além de mensagens que destacavam supostas realizações, como reforma de equipamentos públicos, obras de pavimentação, cirurgias e a construção de hospital, acompanhadas da frase “Em 2026, o trabalho continua pra vida melhorar”.
12. A Rede Cidade Digital (RCD) realiza ao longo de 2026 uma ampla agenda nacional de eventos que percorrerá diferentes regiões do Brasil, com o objetivo de fomentar a inovação, a transformação digital e a implantação de soluções de cidades inteligentes nos municípios.
13. O calendário contempla fóruns e congressos presenciais de cidades digitais e inteligentes para os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, promovendo o intercâmbio de experiências entre gestores públicos, especialistas e empresas de tecnologia.
14. A programação tem início em fevereiro, com eventos em Ribeirão Pires (SP) e Sabará (MG), e segue ao longo do ano passando por municípios como Senador Canedo (Região Metropolitana de Goiás - GO), Paulista (Região Metropolitana de Recife - PE), Balneário Camboriú (SC), Pindamonhangaba (SP), Extrema (MG), Teresópolis (RJ), São José do Rio Preto (SP), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Limeira (SP), Foz do Iguaçu (PR), São Luís (MA), Mata de São João (BA), Sorocaba (SP), Natal (RN), Caxias do Sul (RS) e Região Metropolitana de Campinas (SP).
15. Os eventos da Rede Cidade Digital têm como foco apoiar prefeitos, secretários, servidores e equipes técnicas na adoção de tecnologias e estratégias inovadoras, abordando temas como governança, modernização administrativa, conectividade, segurança da informação, uso de dados, inclusão digital e soluções para uma gestão inteligente nas cidades.
16. “Nossa agenda nacional foi pensada para atender realidades distintas, respeitando as características regionais, mas sempre com o mesmo propósito: ajudar os municípios, principalmente os de pequeno e médio porte, a avançarem na transformação digital e na construção de cidades mais eficientes, conectadas e centradas no cidadão”, destaca o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho.
17. Os encontros promovem o compartilhamento de casos de sucesso, a interação entre administrações públicas e a aproximação com fornecedores de soluções tecnológicas, contribuindo para acelerar a implementação de projetos de inovação no setor público.
18. Com a realização dessa agenda em múltiplos estados, a Rede Cidade Digital consolida seu papel como uma das principais articuladoras do ecossistema de inovação voltado às administrações municipais, fortalecendo políticas públicas e impulsionando o desenvolvimento das cidades inteligentes no Brasil.
19. A Rede Cidade Digital também promove eventos online por meio do WebinarRCD, iniciativa criada para ampliar o acesso de gestores públicos ao debate sobre inovação e transformação digital no setor público. Reconhecido como um dos principais espaços virtuais para a troca de experiências sobre o tema, o WebinarRCD já envolveu mais de 2.800 prefeituras de todos os estados brasileiros desde a sua criação, em 2020, durante a pandemia da covid-19.
20. A TV RCD, no canal oficial da Rede Cidade Digital no YouTube, reúne o maior acervo sobre a transformação digital nos municípios brasileiros. Veiculado às terças-feiras, às 10 horas, o WebinarRCD compartilha, de norte a sul do país, como as Prefeituras investem na transformação digital dos serviços públicos.
21. O primeiro WebinarRCD do ano, que abre as atividades da Rede Cidade Digital em 2026, será com Prefeituras do Centro-Oeste Paulista, marcado para a próxima terça-feira (20), às 10 horas.
22. Entre os convidados estão o Coordenador de Programas da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo (SP) – Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios – PATEM, Sirlei Gonçalves, Prefeita de Assis, Telma Spera, o Doutor em Engenharia Elétrica e Computação, Mestre em Ciência da Computação e Professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Dr Rodolfo Miranda de Barros, que fala sobre a “A importância do Plano Diretor de TI e da Governança em TI para a Administração Municipal”, e o Secretário de Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Marília, Rodrigo Ramos dos Santos.