Enquanto os EUA congelam os vistos para os brasis, em Salvador o visto é livre, a festa do Bonfim é democrática
Tasso Franco , da redação em Salvador |
14/01/2026 às 17:53
Baianas, simbolo da lavagem
Foto: Tatiana Azeviche
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O prefeito de Salvador, Bruno Reis, participa nesta quinta-feira (15), a partir das 7h30, da programação da Lavagem do Bonfim, com concentração em frente à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, onde estará à disposição da imprensa. O prefeito participará da cerimônia religiosa na Basílica, a partir das 8h. Após a celebração, Bruno Reis se juntará aos fieis e iniciará o percurso de cerca de 8 quilômetros em direção à Colina Sagrada.
2. Quem fizer a caminhada de fé e devoção da Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (15) vai se deparar com uma
fita de 85 metros - do Senhor do Bonfim ao passar pela Avenida Jequitaia, na altura de Água de Meninos. O adereço está sendo instalado pela Prefeitura no viaduto de acesso à Via Expressa, e é uma das novidades visuais que vêm sendo preparadas para deixar o trajeto até a Colina Sagrada ainda mais bonito e cafona.
3. A fitinha ganha uma versão ampliada para compor o cenário da celebração e valorizar o simbolismo e identidade da festa popular e religiosa. O local da instalação, o Largo de Água de Meninos, foi escolhido pela sua importância para a cidade, com um comércio forte e onde também está situado o icônico Mercado do Peixe.
4. “Essa é a maior fita já feita. Como Salvador gosta de recordes, nós já temos o maior Carnaval de trio elétrico do planeta, e agora temos também a maior fita do Senhor do Bonfim, com 85 metros”, contou o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Gegê Magalhães.
5. Gegê explicou que essa é uma reprodução feita pela Prefeitura, por meio da Secult, que se une a outro recorde, que é a maior galeria de fé católica do mundo, a galeria de Santa Dulce, situada nos Dendezeiros. “Também colocaremos no trajeto um novo painel com uma frase muito importante do hino do Senhor do Bonfim, que é: ‘A Guarda Imortal da Bahia’. Já está desenhado e também será implantado ainda hoje”, revelou.
6. A fitinha do Senhor do Bonfim é uma das marcas da Lavagem do Bonfim, que esse ano completa 281 anos de tradição, com a chegada da imagem do padroeiro de Salvador à Bahia. Os primeiros registros do souvenir são de 1809, mais de dois séculos atrás, criado por um tesoureiro da Devoção de Nosso Senhor do Bonfim.
7. As fitinhas como atualmente são conhecidas têm os primeiros registros em meados de 1950. Hoje, elas são feitas de pano, nylon e possuem várias cores. No gradil da Basílica do Senhor do Bonfim, elas formam verdadeiras cortinas e são amarradas por soteropolitanos e turistas, que seguem a tradição de dar três nós, enquanto fazem três pedidos. Elas também são amarradas no punho ou no tornozelo com três nós, para cada nó, um pedido. É preciso manter segredo para a realização dos pedidos, que só ocorre quando a fita se parte por conta própria.
8. A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), notificou 180 estabelecimentos comerciais no circuito da Lavagem do Bonfim, nesta terça-feira (13). A ação preventiva tem como objetivo garantir a segurança dos foliões, o ordenamento do espaço público e a realização de uma festa organizada.
9. Durante a fiscalização, os agentes notificaram os estabelecimentos para que não comercializem bebidas em vasilhames de vidro, não exerçam atividade comercial irregular e não divulguem publicidade sem a devida autorização da Prefeitura. Além disso, os responsáveis foram orientados a não utilizar marquises e sacadas dos imóveis como camarotes, bem como a não promover ou utilizar atividades sonoras sem a licença da Sedur.
10. “As ações preventivas são essenciais para garantir o ordenamento urbano e o bom funcionamento da Festa do Bonfim. Esse trabalho antecipado permite que o evento aconteça de forma tranquila, segura e acessível para todos, respeitando a legislação e conforto dos cidadãos.”, afirma o secretário da Sedur, Sosthenes Macêdo.
11. No dia do evento, as equipes da Sedur irão intensificar as ações de fiscalização em todo o circuito da Lavagem do Bonfim, com atuação permanente dos agentes para coibir irregularidades e garantir o cumprimento das normas estabelecidas.
12. Para garantir segurança e conforto aos cidadãos que vão participar da tradicional Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (15), na Cidade Baixa, a Prefeitura montou um esquema especial de serviços municipais. As ações para a festa, que neste ano traz como tema “O Exercício do Ministério Público de Jesus, o Amado Senhor do Bonfim”, envolvem assistências em diversas áreas.
13. A população terá à disposição um módulo de saúde, ao lado da Igreja do Bonfim, que iniciará suas atividades às 5h, finalizando os serviços às 19h. Serão dez leitos de observação e um leito de reanimação totalmente equipado para atendimento de casos graves. A equipe será composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social e farmacêutico, contando ainda com ambulância completa de prontidão para os casos que necessitem de transferência para alguma unidade de saúde.
14. Além disso, a Guarda Civil Municipal (GCM) irá mobilizar cerca de 200 agentes para atuar na Lavagem, em um trabalho conjunto e coordenado entre diversas áreas. O órgão será responsável pela segurança e pelo apoio à fiscalização, garantindo a proteção da comunidade e a manutenção da ordem pública.
15. Os agentes atuarão ainda em suporte às ações de ordenamento da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), nas barreiras de trânsito da Transalvador e em atividades da Secretaria de Mobilidade (Semob) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Além disso, a corporação prestará apoio à Casa Civil na segurança de autoridades, realizando também o patrulhamento preventivo e ostensivo ao longo de todo o circuito.
16. Assistência Social – No dia da Lavagem do Bonfim, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) contará com quatro equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), reforçando a atividade já realizada diariamente de sensibilização com a população em situação de rua, no circuito da festa. O objetivo é ofertar os serviços socioassistenciais para que os assistidos saiam da condição de vulnerabilidade e risco social, com encaminhamentos para Unidade de Acolhimento Institucional ou Centros Pop.
17. A pasta ainda realizará ações de conscientização sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), por meio da campanha “Criança Não é Mão de Obra”, para mobilizar ambulantes e população sobre como evitar essa violação de direitos contra crianças e adolescentes.
18. Devido à localização no circuito da festa, a sede do CadÚnico, os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Itapagipe e Lobato, bem como o Centro Pop e Restaurante Popular dos Mares, não irão funcionar nesta quinta-feira. As demais unidades seguem em atividade normalmente.
19. Limpeza urbana – Em razão da tradicional Lavagem do Bonfim, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) preparou uma operação especial para atender ao evento. As ações terão início a partir das 16h, logo após o encerramento dos festejos.
20. Ao todo, serão mobilizados 584 agentes de limpeza e 65 equipamentos, que atuarão nos serviços de varrição, coleta de resíduos e lavagem de vias em todo o circuito dos festejos do Bonfim e áreas adjacentes, com foco especial nas regiões do Comércio e dos Mares.
21. Além da operação de limpeza, a Limpurb também programou a instalação de aproximadamente 385 banheiros químicos, distribuídos em 34 pontos ao longo do circuito, da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, garantindo mais conforto e organização para os participantes.
22. Proteção à mulher e juventude – A Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) estará presente no Cortejo do Bonfim com a campanha “Alerta Salvador – Juntos pela erradicação da violência contra a mulher", reforçando as medidas de prevenção da violência e a divulgação do Botão Lilás, que funciona no WhatsApp da Prefs, com disponibilidade para acionamento da Guarda Civil Municipal em caso de emergência.
23. Os Centros de Referência e Atenção à Mulher seguem com funcionamento normal, assim como a Casa da Mulher Brasileira, que mantém atendimento 24 horas com equipe especializada.
24. Ordenamento – Durante a Lavagem do Bonfim, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuará com equipes de fiscalização, garantindo o cumprimento das normas, a organização do comércio informal e a segurança de trabalhadores e foliões.
25. Os colaboradores estarão nas ruas orientando ambulantes, coibindo irregularidades e assegurando melhores condições de trabalho, sempre com diálogo e respeito às tradições da festa, para que o evento aconteça de forma organizada e segura para todos.
****
26. Enquanto isso, o governo dos Estados Unidos congelou a emissão de vistos para 75 países, conforme anunciou o Departamento de Estado do país nesta quarta-feira, 14. As restrições estão previstas para entrarem em vigor a partir de 21 de janeiro e não há previsão para a medida ter fim. Mas, afinal, quem será impactado?
27. Se o Brasil terá vistos suspensos ou não, ainda não se tem confirmação oficial. Mas, de acordo com informações obtidas pela emissora Fox News, os brasileiros também entrarão na lista – assim como pessoas do Afeganistão, Iraque e
Segundo o veículo, a medida afetará apenas vistos de imigração, solicitados por quem busca autorização para morar e
trabalhar nos Estados Unidos, não se aplicando a vistos de turistas, estudantes ou quem vai trabalhar por um curto período.
28. Neste ano os Estados Unidos sediará a Copa do Mundo junto ao Canadá e México. Se assim seguir, a movimentação não deve impactar os visitantes que irão ao país para acompanhar os jogos e quem for trabalhar. A previsão, inclusive, é que a final da Copa seja no MetLife Stadium, em Nova York, em 19 de julho.
29. Os EUA apontam que os países afetados são aqueles “cujos imigrantes frequentemente se tornam um encargo público para os EUA ao chegarem ao país" e que a medida tem como intuito “garantir que a generosidade do povo americano não seja mais explorada”.
30. “O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrantes de 75 países cujos migrantes recebem benefícios sociais do povo americano em níveis considerados inaceitáveis. O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não irão extrair riqueza do povo americano", informou a administração de Donald Trump.