O deputado Paulo Jackson morreu em1000 num acidente de ônibus
Tasso Franco , da redação em Salvador |
18/01/2026 às 13:30
A saída do caixa de Alan Sanches do salão nobre da ALBA
Foto: BJÁ
A morte ronda a Assembleia Legislativa. Vários deputados faleceram jovens nas caminhadas politicas ou em trajetórias diversas ainda jovens. A morte de Alan Sanches, de infarto, após uma longa jornalda de 10 horas, sol a pino, na Lavagem do Bonfim, não é caso isolado.
Deois outros casos são lembrados com frequência na Casa Legislativa - os dos deputados João Isidório e Paulo Jackson - e, recentemente, o lider do governo Rosermberg Pinto escapou de morrer de dois acidentes na estradas em jornadas política no interior da Bahia.
Em 2021, O deputado estadual baiano João Isidório, filho do deputado federal Pastor Sargento Isidório, morreu afogado em 11 de novembro de 2021, aos 29 anos, na praia de Loreto, em Madre de Deus (BA), após cair de um barco; ele sofreu uma lesão na coluna e, apesar de socorrido, não resistiu, gerando grande comoção e luto oficial na Bahia.
Em 2000, O líder do PT na Assembléia Legislativa da Bahia, deputado Paulo Jackson, morreu na madrugada de sábado (20) em um acidente rodoviário. Ele viajava em um ônibus da empresa Águia Branca. O veículo caiu em uma ribanceira, próximo ao município de Morro do Chapéu (BA). Outros quatro passageiros que estavam no ônibus morreram.
Com frequência os deputados viajam bastante pelo interior da Bahia estado do tamanho da França com muitas estradas esburacadas e se submetem a jornadas de trabalho na busca de votos que ultrapassam, muitas vezes, mais de 10hs e 20hs num dia. São maratonas usando todo tipo de transporte - avião, ônibus, veciulos menores, barcos, etc - e ainda montam burros e cavalos n'alguma vaquejada cono a que vimos o deputado Penalva no final do ano passado, às vezes sem essa prática rural.
Alan, o próprio filho Duda reconheceu hoje em entrevista, era incansável no trabalho. Mas, jornadas de muito trabalho levam a problmas de saúde. A presidente da Assembleia, Ivana Bastos, esteve internada em hospital durante quase uma semana exatamente para se tratar disso: do excesso de trabalho politico que leva ao esgotamento fisico. Alan, pois, pagou com a própria vida. (TF)