UNIFACS abre custo de Odontologia e diz que é uma das profissões mais rentáveis do país. Será mesmo?
Tasso Franco , da redação em Salvador |
22/01/2026 às 18:41
A fumaça da tristeza
Foto: DIV
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Moradores do bairro do Stiep, em Salvador, acordaram assustados na manhã desta quinta-feira (22) ao perceberem um grande volume de fumaça saindo do antigo Centro de Convenções. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 6h, após relatos de que haveria um incêndio em lixo nas proximidades do prédio.
2. Ao chegarem ao local, as equipes constataram que o foco do incêndio estava na parte interna do imóvel e em um dos pavimentos superiores da estrutura. Os bombeiros atuaram para conter o fogo e evitar que ele se espalhasse por outras áreas do prédio. Até o momento, não há registro de feridos.
3. A suspeita inicial é de que o incêndio tenha sido provocado pela queima de materiais acumulados no interior do imóvel. O antigo Centro de Convenções apresenta diversas áreas sem manutenção, além de grande quantidade de lixo e entulho espalhados por diferentes setores da estrutura.
4. Não é admissível que o governo com um orçamento bilionário anual de 77 bilões de reais (fora os empréstimos) e que diz investrir bilhões na Bahia não tenha recursos para resolver esse "ninho de ratos" que restou do CCB.
*****
5. A edição 2025 da pesquisa QualiÔnibus mostra que o BRT Salvador alcançou 82% de aprovação, com usuários satisfeitos ou muito satisfeitos com o serviço. Conduzido pelo WRI Brasil, o estudo avalia a qualidade do transporte público em diversas capitais e grandes cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, entre outras.
6. O resultado reflete características estruturais do sistema implantado na capital baiana, como o embarque em nível, que facilita o acesso de idosos e pessoas com deficiência, a operação em faixas exclusivas, que garante maior regularidade das viagens, além de possuir ônibus elétricos em operação, contribuindo para a redução da poluição e melhoria da qualidade do ar.
7. Atualmente, o BRT Salvador transporta mais de 2 milhões de passageiros por mês, consolidando-se como um dos principais eixos da mobilidade urbana da cidade.
8. Para o secretário de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, o reconhecimento vem da experiência diária de quem utiliza o sistema. “O BRT tem características que reduzem o tempo de viagem, como o corredor exclusivo. Isso muda a rotina de quem depende do transporte todo dia. Seguimos avançando com um serviço de qualidade e que oferece mais conforto ao usuário”, afirma.
9. Além do desempenho do BRT Salvador, a pesquisa aponta que houve um crescimento de 8% na satisfação geral dos usuários com os sistemas de transporte do município, índice construído a partir da avaliação de diversos critérios, como integração entre modais, conforto das estações e terminais, condições dos abrigos, forma de pagamento e recarga, entre outros aspectos relacionados à experiência do passageiro.
10. Reconhecimento internacional - Os avanços na mobilidade urbana de Salvador também se refletem no cenário internacional. A cidade foi anunciada como vencedora do Prêmio Transporte Sustentável (Sustainable Transport Award – STA) 2026, concedido pelo Instituto de Política de Transporte e Desenvolvimento (ITDP).
11. A premiação reconhece os esforços para expandir e modernizar o sistema BRT, com a incorporação de ônibus elétricos, implantação de ruas e estações mais acessíveis e iniciativas voltadas à inclusão de gênero, destacando Salvador entre cidades de todo o mundo que desenvolvem projetos inovadores de transporte sustentável.
12. Renovação de frota - Salvador também se prepara para um novo salto na qualidade do serviço de transporte público. Nos próximos meses, a cidade contará com a maior renovação de frota de sua história, com a incorporação de aproximadamente 300 novos ônibus com ar-condicionado, garantidos pela Prefeitura por meio de financiamento junto ao BNDES.
13. Além disso, a capital baiana terá 200 veículos previstos na renovação anual obrigatória das concessionárias e 180 novos ônibus com ar-condicionado para a renovação total da frota do STEC.
14. Para Pablo Souza, a ampliação da frota fortalece a estratégia de consolidar um sistema cada vez mais eficiente e sustentável. “Este é um ano de marcos importantes no transporte de Salvador. Teremos ônibus novos chegando a partir de março e que atenderão inúmeras regiões, a exemplo do Subúrbio e Brotas. Sabemos dos desafios, mas toda equipe tem se empenhado nessa nova etapa”, completa.
15. Na manhã desta terça-feira (20), a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira recebeu a visita técnica da secretária de Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, em agenda que contou com a presença da prefeita do município, Eliana Gonzaga (PT). O objetivo da visita foi conhecer de perto os setores da unidade hospitalar, avaliar a estrutura existente e dialogar sobre possíveis melhorias para o fortalecimento dos serviços de saúde oferecidos à população.
16. Durante a visita, foi realizada a assinatura do convênio entre a Santa Casa de Cachoeira e a Fundação José Silveira. A parceria é considerada estratégica para o fortalecimento da rede de saúde local, com impacto direto na ampliação da capacidade de atendimento e na qualificação dos serviços prestados à comunidade.
17. O encontro contou com a presença da prefeita Eliana Gonzaga (PT); do deputado federal Antônio Brito (PSD), presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Santas Casas; da deputada estadual Fabiola Mansur (PSB); da vice-prefeita Cristina Soares (PSB); da secretária municipal de Saúde, Edelzuita Lira; da presidente da Federação das Santas Casas, Dora Nunes; do provedor da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, Gilson Agrano; e do superintendente da Fundação José Silveira, Carlos Dumet.
18. Também participaram da visita secretários municipais, vereadores, auditores de cidades vizinhas, funcionários da Santa Casa e representantes da sociedade civil, reforçando o caráter institucional e coletivo da iniciativa.
19; Uma das profissões mais rentáveis do país, a de Odontologia, estará ainda mais ao alcance de estudantes que sonham em ser dentistas. A Unifacs anuncia o lançamento do curso de Odontologia em sua nova estrutura de saúde, localizada no campus Tancredo Neves. Em posição privilegiada e com a chancela de Universidade, a iniciativa reforça o compromisso da instituição em oferecer ensino superior de excelência, acessível e conectado às demandas do mercado.
20. O curso de Odontologia chega com uma matriz curricular inovadora e integrada, que proporciona vivências práticas desde o início da graduação e práticas clínicas a partir do quarto semestre. “Essa abordagem disruptiva garante aos estudantes uma formação diferenciada e alinhada às necessidades contemporâneas da área da saúde. Além disso, o segmento odontológico é um dos mais promissores no estado, por contar com um mercado em expansão.”, ressaltou Fabiana França, pró-reitora da Unifacs.
21. A expansão para a região da Tancredo Neves representa um grande diferencial. Tradicionalmente marcada pelo comércio de produtos hospitalares e odontológicos e pelo intenso fluxo de técnicos e auxiliares da área, a localidade passa a contar com uma oportunidade inédita de acesso ao ensino superior.
22. Dessa forma, a Unifacs amplia o seu alcance e possibilita que públicos que antes não tinham facilidade de deslocamento até a Paralela, por questões econômicas ou geográficas, possam conquistar sua graduação.
23. Outro destaque é a garantia da realização dos estágios curriculares obrigatórios, viabilizados por meio de parcerias institucionais exclusivas, uma oferta ainda pouco presente em diversas instituições de ensino superior. Além disso, os estudantes terão acesso ao HUB de Empregabilidade da Unifacs, que conecta alunos ao mercado de trabalho por meio de estágios, experiências e oportunidades de emprego junto a parceiros estratégicos.
24. De acordo com os últimos dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), publicados em 2002, o mercado de odontologia movimenta R$ 38 bilhões por ano, sendo a segunda profissão mais rentável do país. Um segmento que ainda se encontra em expansão, especialmente no que tange à odontologia estética e implantes, que têm alta demanda e potencial de lucratividade.
25. O Censo da Odontologia, realizado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e a Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), no período de dezembro de 2023 a dezembro de 2024, apontou que 68 % dos brasileiros visitaram um dentista no último ano.
26. Os procedimentos estéticos, que incluem ortodontia e tratamento de estética dentária, como clareamento ou lente de contato dental, foram praticados por 86% dos entrevistados. Além disso, os dados indicaram um aumento no número de beneficiários de planos odontológicos, impulsionando consultas e tratamentos.