Política

ACM NETO E ANGELO CORONEL JUNTOS AGUARDAM JANELA PARTIDÁRIA, 6 MARÇO

As chapas tanto do PT quanto do UB só deverão ser anunciadas em março, dentro do prazo da janela partidária, entre 6 de março e 5 de abril
Tasso Franco ,  Salvador | 14/02/2026 às 11:20
ACM Neto e Angelo Coronel se reaproximam
Foto:
   A politica baiana continua em tempo de espera para formatação das chapas que vão disputar a eleição para governador do Estado e majoritária ao Senado. O tempo é de conversas. 

  A divulgação pela primeira vez de um encontro entre ACM Neto, candidato do UB a governdor, e o senador Angelo Coronel, representam sinais de que marcharão juntos. Coronel foi excluido da provável chapa governista puro sangue, ao que se diz, Jerônimo, Rui Costa e Jaques Wagner; e/ou Rui Costa, Jerônimo e Wagner, daí sua aproximação com ACM Neto.
  
  Angelo Coronel ainda não decidiu se vai se filar ao UB ou não. Assim como ACM ainda não formatou sua chapa; nem Jerônimo a sua, completa, faltam vice e suplentes dos candidatos ao Senado. Sinalizou-se que Lidice da Mata poderia ocupar uma dessas suplências, mas, a ideia não parece ter sido simpática a deputada do PSB.

  Há prazo para Coronel e outros que queiram mudar de partidos. O período da janela partidária aberta pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) começa em 6 de março e vai até 5 de abril, prazo que resguarda a liberdade individual dos parlamentares. Entretanto, só pode mudar de legenda quem possui mandato eletivo obtido em pleitos proporcionais.

  A fidelidade partidária, regulamentada por resolução do TSE, determina que o mandato em eleições proporcionais (vereadores, deputados estaduais, federais, distritais) pertence ao partido, e não ao candidato eleito. Ainda há a possibilidade de mudar de partido mesmo após o término da janela partidária, mediante a comprovação de justa causa para a desfiliação.

  Recentemente, em nota, ACM Neto disse que anunciaria sua chapa completa em março, o que, só deverá acontecer após o dia 6 de março. Prazo que Coronel também irá decidir sua nova filiação, segundo ele próprio diz, sem pressa. (TF)