As equipes da Secretaria de Mobilidade (Semob) abordaram 300 veículos, dos quais 47 foram removidos ao pátio. Foram emitidas ainda 47 notificações por infrações diversas. Ao todo, foram registrados 10 episódios de vandalismo.
1. A Prefeitura de Salvador ofereceu, de forma gratuita, cartões de transporte para os vendedores ambulantes que estão trabalhando na festa, com direito a uso também por um acompanhante. Desde o início da folia, foram 34 mil passagens utilizadas pelos trabalhadores.
2. Já o serviço Buzu da Folia, formado pelas linhas gratuitas Lapa X Calabar e Lapa X Garibaldi, realizou 3.085 viagens e transportou 130.831 pessoas apenas neste sábado (14). A linha Lapa X Calabar teve um acréscimo de aproximadamente 20% no número de passageiros nos três primeiros dias da folia, em comparação com o mesmo período do ano passado. O número saltou de 231 mil para mais de 276 mil.
3. Também no sábado, o Elevador Lacerda transportou 22 mil usuários, e o Plano Inclinado Liberdade–Calçada, quase 3 mil. O sistema BRT Salvador manteve a operação em regime de 24 horas com as linhas B4 e B5, reforçando a mobilidade dos foliões e consolidando-se como uma das principais alternativas de deslocamento durante a festa.
5. As equipes da Secretaria de Mobilidade (Semob) abordaram 300 veículos, dos quais 47 foram removidos ao pátio. Foram emitidas ainda 47 notificações por infrações diversas. Ao todo, foram registrados 10 episódios de vandalismo.
6. Já a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realizou testes do bafômetro em cerca de 980 motoristas profissionais, como condutores de ônibus, táxis, mototáxis e aqueles que atuam para a Prefeitura de Salvador. Na blitz da Operação Respeite a Vida, 565 condutores passaram pelo teste, dos quais 35 precisaram ser autuados por desrespeito às regras da Lei Seca.
7. Na Zona Azul, mais de 10,5 mil condutores deixaram seus veículos nos espaços regulamentados. Pouco mais de 95 veículos passaram pelos 16 portais de controle de acesso às áreas de restrição de circulação. A velocidade média em alguns trechos apresentou melhoria quando comparada ao ano passado.
8. Secult - No terceiro dia do Carnaval de Salvador, a taxa média de ocupação hoteleira atingiu 99%, superando o índice registrado no mesmo dia do Carnaval anterior, que foi de 90%.
9. O Aeroporto de Salvador registrou 98 pousos, um crescimento de 11,4% em relação ao mesmo dia de 2025, quando foram contabilizados 88 voos. O número de passageiros desembarcados também apresentou avanço, passando de 12.986 no ano passado para 14.370 em 2026, um aumento de 10,6%. No total, 13.824 passageiros desembarcaram na Rodoviária de Salvador no terceiro dia da folia.
10. Sedur – Foram realizadas 57 ações de monitoramento sonoro em trios, camarotes, estabelecimentos comerciais e palcos. O trabalho resultou na desativação de 17 atividades sonoras irregulares, garantindo o cumprimento das normas.
11. A secretaria realizou 327 vistorias e emitiu 61 notificações, além da apreensão de 69 unidades de publicidade irregular e emissão de sete autos de infração pelo uso de blimps sem a devida licença da Prefeitura. Na Barra, a fiscalização apreendeu 67 unidades de material publicitário, incluindo três blimps, além de 44 copos e 22 bonés. Também foram apreendidas 896 bebidas irregulares por não serem da marca patrocinadora do Carnaval, sendo 656 em Ondina e 240 unidades na Barra.
12. Semop - Os centros de acolhimento para ambulantes registraram quase 3 mil atendimentos e usos dos espaços para banho. As ações demonstram a importância dessas estruturas no apoio, cuidado e garantia de dignidade ao longo do Carnaval.
13. Durante as ações, foram retirados das ruas 3.592 itens irregulares, entre eles 3.203 bebidas diversas, 83 isopores, 40 carrinhos, 223 itens diversos como barracas e mesas, além de 43 materiais considerados perigosos, como botijões, fogareiros e recipientes de vidro.
14. Também foram realizadas 1.518 abordagens e orientações, reforçando o compromisso da secretaria com o diálogo, a prevenção e a segurança durante a festa. Os cinco restaurantes populares seguem distribuindo cerca de 7 mil refeições por dia.
15. Guarda Civil – A GCM registrou queda no número de ocorrências e um aumento expressivo nas ações de proteção à criança. A corporação registrou apenas quatro ocorrências no sábado, o que representa uma diminuição de 20% em relação ao dia anterior. Em três casos, os detidos estavam com mandados de prisão em aberto e foram reconhecidos pelas câmeras inteligentes, enquanto o quarto registro referiu-se a um encaminhamento por resistência.
16. Os agentes realizaram 98 patrulhamentos preventivos, 40 abordagens e 94 atendimentos gerais, reforçando a presença ostensiva nos circuitos da festa. Um dos indicadores mais expressivos do balanço foi a identificação de 2.220 crianças, um aumento de 760% em comparação aos 258 registros realizados no dia anterior.
17. Semit – A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia registrou 19.391 usuários no Conecta Salvador, a rede de wi-fi gratuita oferecida pela Prefeitura. Eles realizaram 223.943 conexões. Foram 2,35 Terabytes (TB) de tráfego de dados, 16.836 interações no WhatsApp oficial da Prefeitura e 159 agendamentos no Salvador Digital.
18. Seman - No total a Secretaria de Manutenção da Cidade fez a limpeza de 454 caixas de sarjeta/passagem, 11 poços de visita, 455 metros de calhas e valas, além da substituição de 14 grelhas. Foram utilizados 26 sacos para recuperação asfáltica, removidos 19,6 metros cúbicos de expurgos, e desobstruídos 558 metros de rede de drenagem (jateamento). Foi realizada a instalação e reparo de 11 metros de tapumes e feita a sucção de 5 mil litros de água para retirada de alagamentos.
19. Mulher, infância e juventude – No terceiro dia da folia, a SPMJ registrou uma tentativa de feminicídio no Circuito Osmar (Campo Grande). O Salvador Acolhe recebeu 576 crianças e adolescentes e alcançou 96% de taxa de ocupação, um novo recorde histórico para 2026.
20. O crescimento acumulado desde 2024 é de aproximadamente 22,5%. A predominância é da faixa de 7 a 11 anos, com presença expressiva da primeira infância, e a população preta e parda representa 95% dos acolhidos. Quase 78% pertencem a famílias beneficiárias do Bolsa Família, evidenciando forte presença de vulnerabilidade socioeconômica.
21. Limpurb - Até às 10h do sábado, foram coletadas aproximadamente 67,24 toneladas de materiais recicláveis nas Centrais de Reciclagem e no Programa Plástico é Vida. Materiais como alumínio, plástico mole e garrafa pet estão entre os resíduos coletados.
22. Iluminação - No Circuito Dodô (Barra/Ondina), foram registradas 14 ocorrências. Houve quatro ampliações de rede, com instalação de sete projetores, ampliando a luminosidade em pontos estratégicos do circuito. Foram registradas nove ocorrências de manutenção. O circuito apresentou um episódio de apagão, causado por disjuntor desarmado na Avenida Oceânica, com duração de 21 minutos, sendo prontamente normalizado pela equipe.
23. No Circuito Osmar (Centro), foram contabilizadas oito ocorrências. Foram realizadas duas ampliações de rede, com objetivo de reforçar a iluminação do circuito. Houve seis ocorrências de manutenção. Não houve registro de apagão no período. No Circuito Batatinha (Pelourinho) não foram registradas ocorrências.