Salvador

UCSAL SE MEXE e vai instalar curso de Pós-Gradução em Camaçari

Com informações do Decom
Decom , Camaçari | 19/02/2014 às 10:26
Prefeito Ademar com reitor Maurício e o bispo Petrini
Foto: Marcelo Ferrão
Camaçari deve ter em breve mais uma opção de qualificação profissional e acadêmica. As lideranças da UCSal (Universidade Católica do Salvador) visitaram, na tarde de ontem, duas escolas concedidas pela Prefeitura para a implantação de um polo da instituição em Camaçari. A entidade confirma que até agosto deste ano devem ser abertos os cursos de pós-graduação.

O prefeito Ademar Delgado recebeu em seu gabinete na tarde de hoje, o reitor da UCSal, padre Maurício Ferreira, o bispo de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, o pró-reitor de Pesquisa e Graduação da entidade, José de Menezes, e a vereadora Patrícia Oliveira (PT).

Juntos eles discutiram os trâmites que viabilizarão a concretização de um campus da universidade no município. No início, será um polo de ensino e, posteriormente, um campus com pós-graduação, cursos tecnológicos, Centro de Tecnologia, hospital-escola, ambulatório, curso de medicina e biotecnologia.

“Além de um polo industrial, nossa meta é que Camaçari se torne também um polo de conhecimento”, frisou o prefeito Ademar. O prefeito destacou que a cidade vem crescendo e que os profissionais precisam ter opções no Município para se qualificarem. O gestor enfatizou seu interesse em trazer instituições de ensino para Camaçari e afirmou que dará apoio para que a UCSal “seja uma realidade aqui”.

“Vamos começar com pós-graduação para professores e gestores e também para qualificar o funcionalismo público”, adiantou o reitor Maurício Ferreira. “Depois, pretendemos construir aqui um Centro de Tecnologia, para a formação de profissionais de T. I. (Tecnologia da Informação), porque a demanda desse conhecimento é muito grande”, destacou.

O secretário da Educação, Luiz Valter de Lima, frisou que esta parceria entre Município e universidade beneficia toda a sociedade. “Vamos fazer o possível para concretizar este projeto porque todos ganham com mais oferta de ensino”.

“Nós estamos com grande esperança. Vamos começar com um projeto modesto, mas que deve se expandir e se tornar um Centro de Pesquisa”, comentou o bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini. “E como disse o prefeito, tornando Camaçari não só um polo industrial, mas um polo do saber”.

Da reunião, os líderes religiosos partiram para as duas instituições para avaliar qual tem condições de sediar a entidade no município. O novo polo da UCSal em Camaçari poderá ser implantando na Escola Municipal Luis Pereira Costa, situada no bairro Dois de Julho, ou no Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária, que fica no Centro. Na próxima semana, a equipe deve se reunir na sede da UCSal, em Salvador.