Avenida Paralela segue abrigando novos investimentos em serviços e lazer da cidade
Trata-se da complementação de um grande projeto do descortinamento das avenidas dos vales quando ACM foi prefeito da capital e Luis Viana Filho governador nomeado da Bahia (1967/1971), no total de 8 avenidas, as prinmcipais Bonocô, Ogunjá e Castelo Branco, com pistas no sentido Rodoviária ao Aeroporto, o que ensejou toda uma movimentação na administração pública e politica com a implantação do Centro Administrativo com os três poderes instalados - executivo (Governadoria), legislativo (Assembleia) e judiciário (sede do TJ), centros comerciais e de serviço, novos bairros e assim por diante.
A Paralela é de um dinamismo que impressiona a cada dia surgindo novas instalações como shoppings, colégios, faculdades, templos religiosos, concessionárias de automóveis, etc, abrigando, ainda, o tramo 3 da linha do metrô e apta a receber, no futuro, estações para vaiculos elétricos e carros voadores.
Estima-se que, na atualidade, entre 80.000 a 100.000 veiculos cruzem a Paralela, diariamente, sendo a via mais usada para quem deseja acessar municípios da RMS na linha Norte, Lauro de Freitas e Camaçari, este último, o centro industrial mais importante do estado. Assim como o caminho para o Litoral Norte, Estrada do Coco e Linha Verde em direção a Aracaju.
Havia, na inicial, um projeto de Burle Marx, arquiteto e paisagista brasileiro, o qual sofreu alterações com a implantação do metrô sendo também retirado o Monumento a Luis Eduardo Magalhães transferido para o CAB, ao lado da Assembleia. Hoje, a Paralela tem um novo paisagismo e apesar da feitura das estações do metrô continua bonita e imponente.
É uma espécie de pista mãe dela partindo e chegando veiculos da Luis Eduardo, da Jorge Amado, da Pinto de Aguiar, do CAB, do Trobogy, da 29 de Março, do Bairro da Paz, de Mussurunga, alguns desses locais que surgiram a partir de sua implantação. Há, uma integração perfeita do transporte público por metrô/ônibus integrados com estações de transbordo e assim por diante.
Estão no entorno da Paralela, ainda, o Parque de Exposições local de grandes shows e da Fenagro, o Wet'n Wild e o estadio de Pituaçu.
*Detalhe: a Avenida chama-se oficialmente Luis Vianna (com dois n) pai de Luis Viana Filho. Conta-se que ACM quis colocar o nome de Luis Viana Filho, o qual era político influente entre os militares de 1964, porém, este declinou e pediu que colocasse o nome do seu pai, que foi também governador da Bahia no final do século XIX.