Salvador

IGREJA DE SANTO ANTÔNIO DA MOURARIA REABRE E TEM MISSAS COM FREQUÊNCIA

Fica localizada no bairro da Mouraria, centro de Salvador
Tasso Franco ,  Salvador | 03/08/2024 às 10:47
Igreja de Santo Antônio da Mouraria
Foto: BJÁ
  A Igreja de Santo Antônio da Mouraria que passou um tempão fechada por falta de pároco reabriu e está com missas frequentes durante a semana, segundo informações obtidas pelo BJÁ junto aos fieis.

   A Igreja de Santo Antônio da Mouraria foi construída em 1724 em devoção a Santo Antônio. É um patrimônio histórico nacional, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), na data de 17 de junho de 1938,

   Vasco Fernandes César de Meneses manda construir um templo religioso para contemplar as necessidades da população e evitar conflitos com o Convento do Desterro. À época, a população utilizava a Igreja do Convento para casamentos e batizados, o que estava desagradando as noviças do Convento por perturbar os seus hábitos. 

   E é assim, neste contexto histórico, que em 29 de outubro de 1724 deu-se início as obras da capela, que foi construída no meio da área militar da época e ficou conhecida como a "Capela dos militares". As obras foram finalizadas em 12 de junho de 1726.

Para cuidar da capela foi criado, em 18 de janeiro de 1727, a Irmandade da Ordem Terceira. A Ordem Terceira foi extinta e em 15 de fevereiro de 1849 a Irmandade de Santo Antônio dos Militares passou a administrar a capela. Com as epidemias e a guerra do Paraguai, houve muitas baixas nos confrades da irmandade, que acabou sendo extinta em 1879. E em 1894 a administração passa para a Sociedade São Vicente de Paulo, que teve sua sede instalada na capela em novembro de 1895.[2][4]

Entre os anos de 1900 e 1905, a capela passou por ampliações e elevou-se a igreja.